Jogos Vorazes - Suzanne Collins

|
Oi tributos, hoje a resenha é para vocês ;) Se você já sabe qual é o livro que vou falar, é porque você é oficialmente um membro dessa distopia, se ainda não sabe o porque continue lendo e não perca tempo em entrar para esse mundo e para esse “time” (apesar de não ser algo muito agradável ser um tributo)!

Editora: Rocco
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008
Avaliação: 5/5
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


O que você faria se todo ano tivesse a chance de você ser a garota ou garoto escolhido para ir para uma arena e lá tivesse que lutar e matar os outros para poder permanecer vivo? É mais ou menos isso que acontece em Jogos Vorazes. Todo ano, um garoto e uma garota de cada um dos 12 distritos são escolhidos para ir para uma arena onde a regra é bem simples: Ou você mata, ou você morre. Tecnicamente, eles não precisam ser escolhidos, uma vez que há a chance de alguém se voluntariar, porém quem gostaria de ir sabendo que pode acabar morrendo? Pois é, vou começar explicando um pouco mais sobre como funciona e depois falo sobre a historia em si.
Como está escrito na sinopse, Panem é uma nação formada por doze distritos cada distrito com sua especialidade, porém esses distritos são duramente controlados pela Capital conhecida como organizadora dos jogos vorazes que visam apenas mostrar o poder que tem! Todo ano, todos os garotos e garotas  entre 12 e 18 anos são inscritos obrigatoriamente para participar da “colheita” seguindo a seguinte ordem: 12 – 1 inscrição obrigatória, 13- 2 inscrições obrigatórias e assim por diante, sendo que nos distritos mais pobres a pessoa tem como acrescentar seu nome mais vezes em troca de tésseras (garantindo grãos e óleos) e isso pode ser feito de acordo com o número de pessoas da sua família. O único porém é que essas inscrições no sorteio são cumulativas, o que aumenta o risco de você acabar participando dos jogos vorazes.
Resumindo é isso, o livro explica de forma mais detalhada e bem melhor, por isso se você gostou porém ainda se sente um pouco perdido, compre e leia porque vale a pena e logo você estará sabendo sobre tudo isso como um verdadeiro tributo! A história é contada pela Katniss, uma garota do Distrito 12 (o mais pobre) que vive com a sua irmã Prim que acaba de completar 12 anos e sua mãe, e é ela quem caça e ajuda a manter sua família junto com seu amigo Gabe que também tem a sua família para ajudar.
Para não deixar tão longo, sabendo sobre os jogos vorazes e pelo fato de a narradora ser a Katniss junto com as varias vezes que seu nome foi inscrito para conseguir garantir alimentos, é lógico que se pense que no sorteio o nome dela é que será chamado não é mesmo? Bom, se você pensou assim, está ERRADO.

Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everdeen
             Suzanne começa surpreendo nesse momento, como assim não é ela a escolhida e sim sua irmã que teve o nome inscrito pela primeira vez e apenas uma única vez? Calma, é ai que a história fica interessante, lembram quando eu disse que alguém pode se voluntariar? Adivinhem? Sim, a Katniss se oferece para ir no lugar e salvar assim sua irmã, uma vez que ela é quem tem mais pratica e teoricamente mais chance de sobreviver lá dentro, como? Ela é uma ótima arqueira! O garoto escolhido é o Peeta, que também é super importante e crucial na série, porém para saber como vocês tem que ler... Só aviso que como em todo livro onde tem dois rapazes e uma garota surgem Team (quem já leu, vocês são de qual dos dois team? Deixem nos comentários.). Além de que esse livro mostra a força da mulher, a determinação e é incrível. 

            Esse é o primeiro livro da Trilogia Hunger Games (Jogos Vorazes) e foi a partir dele que várias outras distopias explodiram no mercado e atraíram mais autores desse gênero, eu comprei logo que lançou e devorei o livro em um dia k porque ele te prende e te deixa ansiosa e querendo saber mais sobre o que acontece,  sobre o destino de alguns personagens da história que te conquistam, e sobre o romance envolvido entre tudo isso. Porém, devo alertar que a Suzanne não irá deixar de fazer algo com ninguém apenas por ser quem ele é, por isso, existem muitas surpresas e alegrias ao mesmo tempo que sofrimento e choro. A diagramação do livro não é extremamente elaborada, tem uns detalhes ao inicio de cada capítulo e nas paginas iniciais e final do livro de tordos (quer saber da onde surgiu e qual a importância dele na historia? Então corra para ler.) e é um livro perfeito! Não é a toa que já conquistou milhares de pessoas em diversos países, sendo transformado para filmes inclusive cuja última parte está prevista para o ano que vem.

          Recomendo o filme, mas o livro consegue ser ainda melhor com mais detalhes e emoção, mas vale a pena ver sim depois de ler u.u

“E que a sorte esteja sempre com você.”


E vocês já leram? Curtiram? Gostaram da sinopse? Querem resenhas dos próximos livros da série? Tem alguma sugestão? Comente e nos faça feliz.

Ps: Já viram e curtiram a nossa página no facebook? Ainda não? Corre lá então, todas as novidades e curiosidades serão postadas lá e no twitter!

Beijos da Brooke <3
@cancontrolme

Um comentário:

  1. Já li toda a trilogia, e amei mesmo, os filmes também são recomendados mas como você mesma já disse : O livro é mais rico em detalhes e emoções! Gostei muito de sua resenha ;)


    http://limadavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir