Os 13 porquês – Jay Asher

|
Editora:  Editora Ática
Autor: Jay Asher
Ano: 2009
Avaliação: 4/5
Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



Para começar a falar desse livro tenho que avisar vocês que se esperam um romance ao ler esse livro, esse não é o livro para você. Se quer um livro fofo ou cheia de coisas bonitas, esse livro também não é para você. Eu, particularmente, acredito que esse livro é um dos que todo mundo deveria ler e deveria ser recomendado principalmente nas escolas como leitura, pois trata de um tema que envolve não só esse público, mas em geral é onde conseqüências que acontecem no livro tem suas causas.
O que você faria se alguém as sua escola se matasse e algumas semanas depois você encontrasse 13 fitas na sua porta e ao escutá-las estivesse escrito que você é um dos motivos que a levou ao suicídio ? Séria de deixar qualquer um mal, não é mesmo? O livro os 13 porquês trata bem esse tema, como escrito na sinopse, o personagem que narra a historia é o Clay Jensen que ao chegar da escola encontra 13 fitas que contem as 13 pessoas/motivos que levaram Hannah Baker a decisão de suicidar. Logo na primeira fita a Hannah revela que durante essas fitas serão reveladas historias e segredos de cada um que faz parte dessa história e que muitos não querem que sejam revelados e é por isso que todos precisam escutar todas as fitas e passá-las para a próxima da lista, o que acontece se não fizerem? Bom, você descobre se ler! ;)
 O livro retrata um tema bem intenso, mas mostra também que brincadeiras, mentiras e atitudes podem levar alguém a tamanha decisão. Ressaltando quais são os sinais que se podem perceber em uma pessoa cuja decisão esteja tomada e que se percebida pode mudar completamente uma história. Eu super recomendo o livro, acho que é um tema bastante importante e a leitura flui facilmente ao mesmo tempo que te envolve nela.
Eu dei 4 estrelas porque o final para fim ficou um  pouco confuso, mas nada que influencia nessa trama principal que é o real motivo do livro. 

E vocês já leram? Curtiram? Gostaram da sinopse? Tem alguma sugestão? Comente e nos faça feliz.

Beijos da Brooke <3


8 comentários:

  1. Eu amei seu Review. eu li esse livro e hoje ele está na lista dos meus preferidos, ele realmente nos toca de um jeito que nos faz pensar nas nossas ações.
    Gostei do seu ponto de vista, e é bom saber que alguém também leu.
    e uma pergunta:
    você já leu Percy Jackson e os Olimpianos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que gostou Lô, sim é um livro que nos ensina e nos faz crescer e até amadurecer um pouco. A série Percy Jackson é uma das minhas metas, já comecei a ler porém não li todos ainda, é um livro que gostaria de ver aqui? Mande sua sugestão para gente por aqui, pelo email ou pelo twitter.
      Beiijos da Brooke

      Excluir
  2. Quando eu li esse livro, não esperava ser tão intenso e com um assunto tão polêmico. Eu gostei muito do livro e do tema. Mesmo depois ficando meio abalada.
    Adorei a resenha ^^

    Bjs,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro que realmente te surpreende e que te faz continuar refletindo mesmo após o fim. Fico feliz que tenha gostado! *-*
      Beijos da Brooke

      Excluir
  3. Eii. Olha eu de novo >.<
    Enfim, eu simplesmente amei esse livro de paixão e concordo que deveria ser recomendado nas escolas (igual a Lista Negra, conhece?). De qualquer forma, adorei sua resenha, viu??

    Bjs, Juh.

    P.S: naosepreocupecomisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li mas com certeza já esta na minha lista de desejos, achei interessantíssimo o enredo do livro espero poder lê-lo o mais rápido que puder :) amei seu blog beijo!

    http://limadavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não consegui achar este livro nas lojas virtuais, mas já faz um tempo que eu desejo ler ele, sua resenha apenas me deixou com muito mais vontade de ler ele ( hahaha oque é muito bom), concordo que este livro poderia fazer parte da literatura na escola, pois trata-se de um assunto com grande polêmica, amei sua resenha... um beijão Brooke :)

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e gostei demais, muito instigante, muitas surpresas durante a leitura, e ao término refleti demais sobre os personagens e a história, indico com certeza!!

    ResponderExcluir