Resenha - Percy Jackson e Os Olimpianos

|
           Olá pessoal, como estão? Eu ouvi falar que tinham comentado para a Brooke falar sobre Percy Jackson. Bom, atendendo ao pedido da Brooke, leia-se vislumbrei a oportunidade e implorei para que eu escrevesse sobre a série, então estou aqui para falar dessa série de livros que eu particularmente gosto: Percy Jackson e os Olimpianos (sou só um pouco fanático por mitologia grega, sou só um pouco...).



Autor: Rick Riordan 
Editora: Miramax Books e Hyperion / Intrínseca 
Ano: 2005-2010 (EUA) / 2008-2010 (Brasil)

Sinopse: E se os Deuses Gregos estivessem vivos no século XXI e continuassem a terem filhos com mortais? Alguns semi-deuses conseguem se tornarem heróis, mas para isso devem sobreviver a adolescência ou melhor aos 12 anos, outros acabam nem sabendo da sua identidade sendo mortos por monstros.

A série é narrada em primeira pessoa por Perseu "Percy" Jackson de 12 anos, segundo ele próprio uma criança problemática devido a acidentes que ocorrem em passeios escolares o que faz ele ser expulso imediatamente do colégio, em seis anos já foram seis colégios. Mas, esse é o menor de seus problemas, ele tem TDAH e Dislexia o que prejudicam seu aprendizado.

            O primeiro livro da série é O Ladrão de Raios, onde Percy é um aluno da Academia Yancy, uma escola particular para jovens problemáticos no norte do estado de Nova York e está preste a ser expulso... De novo. Mais seus problemas não irão acabar, na verdade eles irão ficar piores à medida que a saga avança e a verdade sobre quem ele realmente é e por que tais acidentes acontecem começarem à aparecer. Seu verdadeiro mundo começa a ser revelado no passeio realizado ao Metropolitan Museum of Art em Manhattan - Exposição de itens Gregos e Romanos guiada pelo seu professor de Latim e Mitologia Sr. Brunner. Seu único e melhor amigo dentro da Academia Yancy é Grover Underwood que sempre tenta o manter longe de possíveis confusões e perigos. Como ele sempre atrai problemas por onde passa, na academia Yancy não seria diferente, ele atrai a fúria da Sra. Doods, sua professora de Introdução à Álgebra. Atacado por uma fúria de Hades, Percy descobre o seu verdadeiro mundo e que as lendas gregas não são lendas apenas, sendo escoltado por seu melhor amigo até o Acampamento Meio-Sangue em Long Island, o único local seguro para os semideuses, onde treinam para futuras missões e batalhas. Lá ele conhece a verdadeira forma do Sr. Brunner, além de conhecer Annabeth Chase, filha da Deusa Atena. 

         Os outros livros da série são: O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto, e O Último Olimpiano. Ao longo da série vemos novos semideuses, novos monstros serem incluídos, novos personagens, além de um antigo mal preste a ressurgir e retomar o poder através de uma nova guerra, ao longo da série acompanharmos o amadurecimento do Percy, com ele aprendendo mais sobre seus poderes e como controlá-los.

      Há livros complementares a série, são eles: Os Arquivos do Semideus, Guia definitivo, e Semideuses e Monstros.


          A saga de Percy Jackson continua na série Os Heróis do Olimpo, mas isso é para um outro post. 

Por isso, se você procura um bom livro que prenda a sua atenção e/ou gosta de mitologia grega, a série é uma ótima dica de leitura e é bem capaz de depois que você ler passe a olhar a mitologia grega com outros olhos e quem sabe até se apaixonar por ela, caso já não seja apaixonado/goste.

Sobre o autor: Richard Russell "Rick" Riordan Jr. ou Tio Rick antes de ser escritor foi um professor de inglês e história de escolas públicas de São Francisco, autor de outras séries e livros de sucesso como As Crônicas dos Kane, Os Heróis do Olimpo etc.

Curiosidades
  • A criação da série veio de um pedido do seu próprio filho Haley, que queria contos gregos para dormir, que foram esgotados noite após noite, então seu filho sugeriu que fossem feitas novas histórias com os mesmos personagens dos contos e que fossem acrescentados novos personagens.
  • Percy Jackson existe de verdade na vida real, o nome dele é Haley Riordan diagnosticado com TDAH e Dislexia.
  • Os primeiros semideuses que tiveram contato com a obra, além de Haley, foram  seus alunos que leram e fizeram críticas ao manuscrito a pedido do próprio Riordan.


2 comentários:

  1. Eu amei ler PJO, agora estou lendo As Crônicas dos Kane ^^
    Amo o Egito

    http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve no blog irá ter post falando sobre As Crônicas dos Kane, o convidado que escreveu gosta muito e se colocou a disposição para fazer!
      Beijos da Brooke

      Excluir