Resenha: Flor de Laranjeira - Gabriela Rodriguez.

|
É difícil escrever sobre um livro pelo qual você se envolveu tanto. Hoje a resenha é sobre mais que uma obra, é sobre uma lição de vida, é sobre refletir e não ter medo de viver. Convido vocês a continuarem lendo e descobrirem mais sobre Flor de Laranjeira da autora Gabriela Rodriguez.

Autora: Gabriela Rodriguez
Editora: Biblioteca24horas
Ano: 2011
Avaliação: 6/5 - Favorito
Sinopse: Aos setenta anos de idade, uma mulher já cansada, volta à cidade que havia deixado dez anos atrás e em meio às ruínas de sua velha casa, relembra sua vida. Quando tinha onze anos seu coração foi partido de tal maneira que fez com que decidisse nunca mais se apaixonar. Porém vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando se muda para o Rio de Janeiro. Lá conforme os anos vão transcorrendo, em meio a uma adolescência um pouco conturbada, ela passa a viver relacionamentos vazios. No entanto, sem que tivesse percebido se envolvia cada vez mais com quem jamais pensou. Ela não sabia até quando resistiria a uma paixão que a arrastava cada vez mais fundo dentro de si. E quem era aquele homem que ela sonhava desde criança? Ele seria real ou apenas um sonho sem sentido? 

*Livro cedido em parceria pela autora;

Ao pegar o livro em minhas mãos jamais imaginaria a tamanha reflexão que ele me levaria, pensei logo no início que iria ser uma história boa, mas assim como tantas outras não mudaria o meu jeito de pensar sobre a vida, no entanto, logo após começar a leitura me vi tremendamente envolvida e ávida por cada palavra e cada página da vida de uma menina/mulher, que ao voltar a sua antiga casa aos 70 anos de idade começa a relembrar toda sua vida desde os seus 11 anos.

Ana Lúcia é a filha mais nova de um casal que vive em Esperança, uma pequena cidade no Rio de Janeiro, lá ela é livre e se sente maravilhosamente bem, tem um laço incrivelmente forte com seu pai e ao contrário do esperado não gosta de bonecas e vestidos, e sim de carros e jogar bola. Seu jeito de ser é desinibido, não tem medo de nada e timidez é algo que definitivamente passou longe, nunca se encaixou e se identificou bem com as meninas, suas amizades envolvem os meninos com os quais sempre conviveu, dentre os quais um é basicamente da família e seu melhor amigo, Rafael.

É a história dela que será o foco principal da história, porém iremos descobrir mais e acompanhar a vida de vários personagens ao longo de sua narração. Nosso primeiro contato é aos 11 anos dela, uma criança que apronta na escola, ama desenhar, ama a cachoeira e foge a noite de seu quarto para ir para lá com Rafa, mesmo sem dar muita atenção ao colégio suas notas são sempre altas, uma vez que tem facilidade em aprender. Garanto a vocês que com ela não há momento para tédio com Ana, ela está sempre inovando e fazendo algo que não deixa espaço para isso. Desde essa época, apesar de ela não gostar muito de se arrumar, ela chama bastante atenção. Sua mão era modelo, e a beleza foi passada para sua filha o que juntamente ao fato de ela não ser “fresca” e estar participando (e sendo melhor) em  atividades “masculinas” a faz ter sucesso entre os garotos, deixando muitas meninas com inveja e desejando estar em seu lugar.

"Eu desejava que isso jamais acontecesse comigo. "Para que se apaixonar, se no fim terminamos com o coração aos pedaços" era o que eu pensava."

Confesso que algumas vezes ela me irritou por não notar algumas coisas tão obvias e por ser teimosa a ponto de até perder a chance de ser feliz, ser amada e amar. A vida dela não vai ser nenhum conto de fadas, conforme ela vai crescendo e vamos acompanhando podemos notar diversas decisões necessárias a ser tomadas que até nos relembram de nos mesmos naquela idade e passa por situações que infelizmente são comuns e um grande problema em nosso mundo. Vamos descobrindo com o crescimento da personagem o primeiro amor, o primeiro beijo, diversos sentimentos, julgamentos e escolhas certas e erradas, vamos aprendendo a deixar o medo de lado e libertar a criança que existe dentro de nós, somos ensinados a viver pela Ana Lúcia. Não irei me aprofundar muito na história para não revelar detalhes que devem surpreender e aparecer apenas durante a leitura, apenas digo que não é uma história boba ou clichê, é muito mais e eu recomendo.

Fazia muito tempo que um livro não me despertava tamanhas emoções como esse, durante a leitura eu ri, chorei, briguei, senti raiva, suspirei e tive vontade de abraça-la e não deixar que nada a atingisse. Sofri quando ela não ficou com que eu torcia e briguei muito com a autora ao longo da leitura quando não estava do jeito que eu queria, mas percebi que a história tinha que ser daquele jeito, ainda que eu preferisse que fosse de outra forma. Afinal a vida não é um conto de fadas e coisas ruins acontecem, mas o importante é sabermos continuar e não desistir do mais importante: ser feliz, seguir em frente e não ter medo de amar porque nunca se sabe até quando terá a oportunidade.

"- (...) Pare de fugir do que você realmente sente e corra atrás do que você quer... Antes que seja tarde demais." 

Não preciso nem falar que já entrou para os meus favoritos, certo? Sem falar que o livro tem detalhes incríveis que enfeitam cada capítulo. Amei cada minuto da leitura e cada momento que eu não pude estar lendo foi passado com vontade de voltar a ler. Amei e recomendo, então comprem, leiam, cresçam com a personagem e levem para a vida a mensagem do livro!

Espero que tenham gostado e espero vocês nos comentários para me dizer a opinião! Quem já leu ou quem quer ler não deixe de me contar, gosto de conversar com cada um de vocês! Até o próximo post ou nos comentários ;)


Beijos da Brooke

2 comentários:

  1. Que resenha legal, adorei!
    Fiquei bem curiosa, já anotei o título e pretendo lê-lo em breve!

    Beijos e boas leituras!

    deixaelaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que resenha amável , adorei ,o livro realmente me parece ser muito bom e envolvente conseguiu, finalmente, despertar em mim o que eu vinha procurando em uma leitura há tempos. vou com certeza procurá-lo, ótima resenha...

    ^^

    ResponderExcluir