Resenha: Metamorfose da Vida - Marcia de Assis

|
Para quem ama uma boa história com uma temática diferente, empolgante, educativa e envolvente, não pode perder essa resenha! Há algum tempo eu comentei com vocês sobre a parceria com a autora Marcia de Assis, confira o post AQUI, e hoje eu vim trazer a resenha para vocês sobre Metamorfose da Vida e vai por mim o título vai bem além do que se imagina.

Autora: Marcia de Assis
Editora: Baraúna.
Ano: 2014
Avaliação: 4.5/5
Sinopse: Em 1996, Vida Sinclair, uma jovem escocesa criada na isolada comunidade de Old Valley, se vê sozinha no mundo quando seus pais adotivos são assassinados. Ela descobre através de Brianna, uma tia misteriosa, que foi adotada porque a mãe biológica, sua irmã Bonnibelle, foi dada como morta num trágico acidente de automóvel, e que seu pai biológico é um antropólogo de quem não se tem mais notícias desde que partiu para o Brasil, em meados de 1979, a fim de pesquisar a aldeia indígena Karipós, embrenhada na floresta amazônica. No entanto, ele e seu colega de pesquisa Lazarus Lefréve se deparam com a aldeia inamawá, dos índios invisíveis. Depois de sofrer queda de uma árvore, Gordon nunca mais é visto. Vida cresce, tem a sorte de conhecer o Professor Lefréve, torna-se antropóloga e, aos vinte e cinco anos de idade, empreende uma expedição para encontrar o pai. Mesmo atingindo seu objetivo, ela se sensibiliza com a situação da tribo ameaçada pela ação predatória de uma madeireira ilegal. Juntamente, com Blake, um colega de turma por quem sempre nutriu os antagônicos sentimentos de atração e intolerância; José Antônio, seu vizinho português que cria um plano para acabar com a extração ilegal de madeira; e Amana Inamawá, sua meia-irmã índia, Vida descobre que apesar das distâncias, as ações de todos nós afetam até mesmo quem vive em outro continente, pelo fato de tudo estar ligado numa rede invisível tecida pelos Criadores. Os quatro jovens aventureiros têm a chance única de conversar com o primeiro Criador. Segundo a lenda inamawá, há mais de um deus ou criador, incorporados às árvores das florestas, por isso são consideradas sagradas e devem ser preservadas. Estórias fabulosas, desencontros, encontros, romance, violência e conflitos sociais movimentam a vida de Vida Sinclair e dos demais personagens.

                Confesso que ao começar a ler eu não esperava tanto da leitura, não que eu achasse que seria uma leitura ruim, pelo contrário, sabia que seria uma boa leitura. O que eu não imaginava era que a história me envolveria tanto e me ensinasse tanta coisa durante a leitura, como a cultura e outros aspectos de países de fora e como o Brasil é visto e muitos vezes como não damos valor a ele.

                O livro é voltado na maior parte do tempo para Vida, uma menina que vive em uma comunidade que se mantem  afastada das tecnologias atuais, seus pais apesar de serem atenciosos e amorosos com ela nunca conseguiram fazer com ela se sentisse pertencente aquela família, apesar de sempre afirmarem que ela faz parte sim. Vida tem a  sensação de haver algo errado, um segredo em sua vida e sonhos constantes com uma mulher parecida com ela só que mais velha só torna isso ainda maior.
                Diante do assassinato dos seus pais, Vida ver seu mundo todo mudar, tudo que achava saber não é a verdade. Ainda abalada com a perda de seus pais ela recebe uma visita surpresa de uma mulher que afirma ser sua tia, mesmo sem entender bem e sem saber o porque de estar a acompanhando, vai até a casa de Brianna onde a verdade sobre sua origem e os detalhes sobre sua vida serão revelados.
                Perguntas que há muito a garota tinha são reveladas, assim como o paradeiro de seu pai, que foi visto pela ultima vez em uma expedição ao Brasil para conhecer os costumes e hábitos de uma comunidade indígena. Determina, Vida, decide que irá seguir a profissão de seu pai e sairá em busca dele nessa comunidade, para isso ela estabelece que irá ser a melhor aluna da turma de antropologia e não deixará  nada nem ninguém atrapalhar!

                Ela sai da casa de sua tia e aluga um apartamento para si, vai para a faculdade  e se dedica todos os dias a ter destaque para que a oportunidade de ir ao Brasil possa parecer, o mais legal é que assim como em nossas vidas, por uma “coincidência” seu professor é a pessoa que viajou ao Brasil com seu pai e a pessoa que pode dar a ela respostas. Muitos segredos serão revelados e muitas histórias serão contadas, outras pessoas estarão envolvidas diretamente e indiretamente da história como Blake e José Antônio e revelações serão feitas a ele no Brasil.

                Para quem ficou curioso, corra para adquirir seu exemplar que eu tenha certeza que não irá se arrepender. Além disso fiquem ligados que eu tenho uma impressão que sorteio vem por ai ;)

                Metamorfose da Vida foi um livro que me prendeu, me surpreendou, me ensinou, me divertiu e me fez refletir. Em poucas páginas a autora me levou a diversos lugares, me fez conhecer um país incrível, que apesar de eu não conhecer tive a impressão que sim com a leitura, e me fez me apaixonar e ansiar urgentemente pela continuação e acompanhar a próxima aventura! Só posso dizer que foi um prazer estar realizando a leitura de um livro tão maravilhoso, com uma capa e uma diagramação tão linda e mais um trabalho incrível da editora Baraúna. Essa obra não me decepcionou em nenhum momento e os personagens são encantadores, me apaixonei por eles e pelo romance da história, pela cultura e pelos pensamentos expostos na obra. Eu recomendo para todos, é incrível e uma aventura emocionante ;)

                Vou colocar os links novamente aqui embaixo para vocês conferirem e adquirirem o de vocês!
- Fanpage;

Espero que tenham gostado, quero saber se já tinham ouvido falar da história e o que acharam dela e da resenha! Venham conversar comigo, adoro ter o contato de vocês. Fiquem ligados que em breve tem surpresa e muita coisa para vocês!


Beijos da Brooke

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Resenha Maravilhosa, a altura do livro, que eu adorei ler.
    Marcia de Assis, não é só uma grande promessa para o futuro, mas desde já um estudo do passado, por meio deste grande livro. Beijos.

    Obrigado pela resenha maravilhosa, que me levou aos caminhos enriquecedores desse livro

    ResponderExcluir