Resenha: O Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo

|
                    Bom dia, meus amores. Incrível como a semana está passando rápido, pelo menos para mim, e para vocês? Independente da resposta hoje eu trago para vocês uma trama que ira te fazer desconfiar até do seu amigo mais próximo, afinal, entre armações e mentiras quem estará falando a verdade? Convido vocês a embarcarem nessa trama surpreendente que é O Sumiço de Beatriz da autora Carolina Matsuo.

Autora: Carolina Matsuo
Editora: -
Ano: 2014
Avaliação: 4/5.
Sinopse: Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.

                Somos introduzidos a história em uma cena extremamente tensa e repleta de ação. Beatriz, uma maquiadora e figurinista renomada, está tentando achar um jeito de sair de sua casa (em grande parte extremamente bagunçada) de forma mais silenciosa possível para que os homens que se encontram a sua procura não percebam onde ela se encontra. Esse plano no entanto, é completamente destruída ao pisar em um degrau fraco e cair escada abaixo em seu porão, anunciando seu paradeiro. Desesperada e sem saber como sair dali ela encontra uma única alternativa e mesmo machucada continua até se encontrar em segurança em seu barco, onde segue em direção a procura de seu amigo.

                É nesse momento que conhecemos Tomaz, dono de uma cafeteria popular e amigo de infância de Beatriz, recebe uma mensagem de sua amiga que há tanto não ver e fica animado com essa perspectiva. Ele mal imaginava o quanto as coisas haviam mudado e o tamanho da confusão em que ela estava enfiada. Ao finalmente conseguirem se encontrar, com um pouco de atraso devido a alguns contratempos, Beatriz começa a contar o que está acontecendo e sobre a perda que sofreu. No entanto, antes de conseguir contar tudo o que está acontecendo, eles são interrompidos por “agentes” que entram no café causando pânico e deixando algumas pessoas feridas, Beatriz em sua perspicácia ao ver de quem se tratava desaparece deixando para atrás apenas uma mensagem para ele.

                Preocupado com a amiga e diante da visão de que algo não está certo, Tomaz pede que Gabriel tome conta do café e parte em busca de respostas sobre o que está fazendo com que todas essas coisas fora do normal ocorram.  Ele não consegue descobrir muito, apenas algo sobre uma roupa e uns experimentos com assinaturas tanto de sua amiga Bia, quanto de um professor chamado Yacoov.

A partir daí uma série de buscas e confusões irão surgir e aos poucos iremos ser envolvidos dentro dessa trama. Na maior parte do tempo, temos conhecimentos dos acontecimentos pelo ponto de vista de Tomaz, mas também vemos outros pontos de vistas tanto dos homens que invadiram e perseguem Beatriz, quanto de outros personagens que se envolvem na confusão e que são de extrema importância para a construção da história.

Ao longo da leitura eu fiquei imaginando o que poderia ter acontecido, cada um que começa a agir de forma mínima suspeita já me levava a desconfiança e a achar que estava escondendo algo. Ninguém é confiável ou digno, você aprenderá que só pode contar com você e que tem que ter muito cuidado, e isso tudo enquanto procura um jeito de achar sua melhor amiga para ajudá-la. A cada vez que Tomaz acha que está perto de uma pista importante e tem a solução para achar sua melhor amiga algo acontece para atrapalhar e lhe mostrar que na verdade ele não faz a menor ideia de onde ela possa estar.

Será que você conseguiria achar Beatriz? E os mistérios, será que irá entender? Convido você a embarcar nessa aventura e tentar, assim como eu, descobrir mais rápido que os personagens as respostas ;) Você aceita o desafio? Tenho que alertar, no entanto, que é extremamente perigoso, uma vez que o você irá achar envolve pessoas de grande poder...

A trama não faz parte do meu tipo geralmente de leitura, no entanto, essa obra me surpreendeu de uma forma muito boa. Em alguns momentos fiquei perdida com o tanto de informação e sem saber o que pensar ou o que fazer com elas para ser algo útil nas descobertas, a autora conseguiu um fato raro comigo, me deixar sem adivinhar quem é quem na história. E eu amei cada minuto disso, por isso convido aqueles que se interessem pela a história a adquirirem o seu e experimentarem diversas emoções. Definitivamente uma mistura de mistério e suspense que deu extremamente certo.

Eu espero que tenham gostado, que deem a chance porque é um livro muito bem recomendado, tem personagens apaixonantes e uma história instigante. O tipo de obra para prender o leitor do inicio ao fim. E como sempre eu quero saber o que acharam, espero os comentários, ok? Interajam comigo ;)

Beijos da Brooke 

2 comentários:

  1. Olá Bruna! É de grande satisfação ler sua resenha e ter conseguido prendê-la com a leitura, de ter gostado da trama e de ter te surpreendido! Ainda mais, como você mesma disse, que não fazia muito o gênero que costuma ler.
    Agradeço novamente pela parceria e espero que você continue lendo gêneros assim como O Sumiço de Beatriz.

    Para os leitores que queiram saber mais sobre a obra, como booktrailer, quotes, ler os primeiros capítulos gratuitamente, além de participarem de sorteios, convido a conhecer a fanpage O Sumiço de Beatriz e acompanhar as postagens.

    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz

    Obrigada!
    Bjo, bjo

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é mais do que certa acho que eu vou desconfiar de todo mundo nesse livro , srsrsrsrsr

    ótima resenha e ótimo livro abordado...

    *___*

    ResponderExcluir