Resenha: A Fórmula da Vida - Adriana Igrejas

|
                Bom dia, meus amores. Feriado é sinônimo de mais tempo de ler, certo? Por isso hoje eu preparei para vocês várias resenhas sobre livros bons e que ainda dá tempo de serem pedidos como presente de páscoa ;) A primeira resenha de hoje é sobre o livro “A fórmula da Vida”, já adianto que esse livro me surpreendeu bastante tanto pela originalidade quanto pela escrita da autora



Autora: Adriana Igrejas
Editora: Letra Capital
Ano: 2011
Avaliação: 4/5.
Sinopse: Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval faz justiça com suas próprias mãos, mas paga um preço alto por isso. A jovem Catarina atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas.
Quando Catarina se vê novamente acusada de um crime, foge e assume a identidade de um colega. Refugiando-se em uma fazenda, usando o nome do colega e em seu emprego, ela conhece a família Fragoso e outras pessoas simples que vão fazendo com que aos poucos ela seja uma pessoa melhor. Descobre o amor que julgou não existir e se vê envolvida de tal forma, que o momento de sua partida para enfrentar seu destino se torna muito mais difícil do que julgara. 
Ao voltar para sua cidade, ela vai ao encontro de uma cilada fatal e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade.

 *E-book recebido em parceria com a autora. (a capa ao lado é de uma versão anterior)


                     A vida nem sempre é bela, existem fatos feios, atitudes maldosas e pessoas capazes de atos repugnantes com outros por pequenas coisas ou até em busca de riquezas. Em A Fórmula da Vida você irá notar até que ponto isso é verdade. Sem falar que também trata de um problema que está sendo cada vez mais abordado, a destruição e a poluição do meio-ambiente.

“Mas há diversas formas de amor e cada um pode ter uma fórmula diferente para amar ou viver. Ela será a fórmula certa se e somente se, faz de você uma pessoa feliz.”

                Ao inicio do livro somos apresentados a questionamentos válidos e que apesar de muitas pensarem e terem essas dúvidas, ninguém na verdade consegue definir algo como verdade. Tais questionamentos são sobre a vida que nada mais é algo incontrolável e inexplicável, certo? E ao mesmo tempo a vida é diretamente dependente de fatores ao seu redor que a cada dia estão sendo destruídos pelo ser que deveria ser racional, mas se mostra irracional em alguns momentos, o ser humano.

                Pensando nisso e procurando uma maneira de evitar que a poluição acabasse com um dos bens primordiais, a água, somos apresentados a Jorge Durval, um cientista que está a realizar uma experiência em seu laboratório e que parece ter encontrado uma formula capaz de despoluir esses locais. Bom, pelo menos é isso que o leitor subentende uma vez que o resultado de tal experiência não é vista.

                É pensando se realmente funciona ou não que o leitor descobre que um crime horrendo aconteceu. Jorge Durval foi morto em casa, na frente de sua filha, Catarina, que foi violentada e cujos danos psicológicos são inimagináveis. Sem nenhum parente vivo e de acordo com a vontade de seu pai ela é destinada a ficar sobre tutela de seu padrinho, mas em questão de cuidados, amor e preocupação, seria o mesmo dela não ter ninguém. Com problemas para se relacionar, o que não é nada surpreendente devido a todo o ocorrido, e determinada a nunca mais ser vítima indefesa ela se matricula em diversas aulas de lutas se transformando de princesinha do papai para o que irão chamar de patricinha pitbull.

“Os outros não representavam perigo para ela. Ela é que era perigosa.”

                Todos sabemos que muitas vezes nossas leis são falhas, protegem por julgar que certas pessoas não são capazes de responder pelos seus atos apenas por não serem maiores de idade não importa tamanha crueldade realizada. Sem ninguém por perto para ajudar e diante da possibilidade de aqueles que fizeram tão mal a ela ficarem livres, Catarina, com uma coragem que não possuí e surpreendentemente encara aqueles que fizeram tão mal a ela e faz justiça com as próprias mãos.

                Mesmo assim ainda é tachada de forma errada, como uma pessoa louca, agressiva e até preconceituosa. O que ninguém tenta ao invés de julgar sem saber é entender todos os motivos que a levaram a ser daquela forma, a se proteger de tudo para que nada fosse capaz de machucá-la novamente.

Então era isso: a sociedade se preocupava tanto em ter liberdade e em não ser preconceituosa ou censora, que marginalizava os que tinham opinião diferente. Então, resumidamente, a liberdade se tinha: de gostar do que a maioria gostava, de fazer o que a maioria fazia e de quebra, namorar quem não se estava a fim de namorar, para não ser chamada de racista e preconceituosa.

                Se a sua vida já não fosse sofrida, ela ainda terá que lidar com falsas acusações podendo contar apenas com um lugar remoto e que mesmo assim ela não encontrará paz. Precisando entender o que aconteceu com seu pai, ela terá que sair a procura de respostas para finalmente poder encontrar paz e tentar ser feliz. A grande questão é, será que depois de tudo isso é possível?

                Uma obra instigante, cheia de mistérios, com provas de superação e mostrando os defeitos de uma sociedade. Adriana Igrejas consegue nos fazer refletir e repensar diversos atos e julgamentos, nos envolvendo em sua narrativa a ponto de não vermos passar o tempo conforme a leitura avança. E para completar ainda tem romance, “A Fórmula da Vida” é uma leitura completa e gostosa, uma boa pedida para quem gosta de ler histórias com lições para a vida.

                Bom, eu espero que vocês tenham gostado, em breve venho falar sobre a outra obra da autora, enquanto isso digam o que acharam e para quem já leu me diga o que achou. Nem sempre temos tempo de responder aos comentários, mas lemos todos. 

Beijos da Brooke.

15 comentários:

  1. livro + romance + suspense = vicio meu ! <3
    serio, eu adoro suspense! nunca duvide disso haha

    ResponderExcluir
  2. livro + romance + suspense = vicio meu ! <3
    serio, eu adoro suspense! nunca duvide disso haha

    ResponderExcluir
  3. Nossa .... uma historia densa e reflexiva como me pareceu ser, realmente precisa ser lida , a terceira citação me conquistou profundamente já que eu pessoalmente concordo com ela plenamente .

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros como esse, principalmente por envolver mistérios, um elemento que eu aprecio muito em um livro! Achei a capa simples, porém o conteúdo parece ser grandioso. Além disso, os personagens parecem serem aqueles bem marcantes, fazendo com que o leitor se apegue a cada um deles. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis. Apenas agora que eu notei que existe outra versão de capa, olhe e me diga o que achou, certo? Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos da Brooke

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou bem curiosa sobre ele, Brooke. Gosto de livros de suspense, mistério, reflexivo e se tem romance também, muito melhor. Fiquei bem interessada em conhecer a história de Catarina e desvendar esse mistério do assassinato do pai e do porquê de incriminá-la.

    ResponderExcluir
  6. Onde eu consigo esse livro? Apoio muito os autores nacionais, e a sua resenha me deixou muito curiosa para lê-lo, a ideia do livro é bem original, nunca li nada que me lembrasse esse mesmo tema. Mas infelizmente, essa ferida psicológica que ficou na personagem depois do que ocorreu com ela, acontece na vida real com diversas pessoas, bom seria se isso tudo só existisse na ficção. Parabéns a autora e sucesso.

    julianaduvi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é o que muitos tem que passar, realmente bom seria se acontecesse só na vida real :( Vou deixar aqui os links aqui para compra, tem a versão física que pode ser adquirida na saraiva (http://www.saraiva.com.br/a-formula-da-vida-3735172.html) e na versão digital na amazon (http://www.amazon.com.br/f%C3%B3rmula-vida-escolha-Catarina-ebook/dp/B00DTWCF2M/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1428339300&sr=8-2&keywords=a+formula+da+vida) Beijos

      Excluir
    2. Oi, Juliana! Legal ter se interessado pelo livro. O link da Saraiva não está mais funcionando. O livro agora só pode ser encontrado na lojinha virtual da Editora para comprar o exemplar físico, na Amazon e temporariamente está sendo postado no Wattpad. Você também pode comprar direto comigo e recebê-lo autografado pedindo pelo e-mail: adrianaigrejas@oi.com.br. Tenho poucos exemplares. Beijinhos literários!

      Excluir
  7. Sua resenha me instigou a ler o livro, pois gosto de obras com mistérios e também pelo fato de Catarina ter encontrado uma forma de proteção e justiça em relação ao abuso sofrido. Infelizmente existem muitas Catarinas nos dias atuais, se defendem talvez de maneira impulsiva, mas que é gerada pelos traumas psicológicos e ainda sim pagam de forma exagerada.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da parte em que a personagem faz justiça com as próprias mãos, mas o resto da história realmente não me despertou interesse. É raro acontecer isso, de eu simplesmente olhar pro livro e não achar nada demais. Não senti uma necessidade de saber mais sobre a personagem, tampouco do rumo da história. Só isso :)

    ResponderExcluir
  9. O livro trata de assunto que eu me interesso. E pelos trechos do livro que você postou, eu me identifiquei bastante com a personagem. Consigo imaginar um roteiro de filme pra esse livro, com bastante ação. As vezes apenas julgamos os atos das pessoas conforme o que a gente acha, mas esquecemos de olhar o que levou a pessoa a fazer tal coisa.

    Beijinhos, Kamila

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha! Adorei! Amei seu jeito de escrever: claro, objetivo, com um texto elegante e conciso. A resenha instiga mais que revela, afinal, é bem difícil falar sobre tudo o que o livro traz, pois são muitas reviravoltas e acontecimentos. Obrigada. Muitos beijinhos literários!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e me fez desejar ler ele o mais rapido possivel, parabens pela resenha ficou perfeita

    ResponderExcluir
  12. Super interessante. Suspense e romance em um livro só pode dar em coisa boa. E o melhor é que é um livro nacional, o que torna mais fácil nos identificarmos com os personagens e o cenário.

    http://www.bookstante.tk

    ResponderExcluir