Resenha: Três Contra Todos - Deco Rodrigues

|
Sabe a Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade? “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.”. Então a resenha de hoje é sobre uma história que começa do mesmo jeito, mas que não tem um final trágico ;) Vem comigo conhecer a minha opinião sobre Três Contra Todos  de Deco Rodrigues!

Autor: Deco Rodrigues
Editora: Satolep Express
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Sinopse: Em seu livro de estreia, Deco Rodrigues conjuga em diferentes tempos os três elementos que baseiam uma relação amorosa: amor, sexo e amizade. Eduarda, Rafaela e Lucas, através de suas narrativas, protagonizam o epicentro dos encontros, desencontros e descobertas de “Três Contra Todos”. O cotidiano dos personagens acaba por cruzar bem mais do que caminhos, mas sim uma avalanche de emoções e surpresas. O texto nos causa inquietude por tratar de um tema tão atual, que ao mesmo tempo ainda flutua em uma bruma de preconceitos. De leitura fácil, com pitadas picantes, o livro não deixará dúvidas de que amor, sexo e amizade são a essência da felicidade. Mas não necessariamente nesta ordem!

Falar sobre uma história tão diferente e tão incrível, nunca é fácil. Se você quer ver o amor  em suas diversas formas e aprender um pouco sobre deixar o que é passado como regra para nós e que nem sempre entendemos e por isso é visto como errado quando na verdade é apenas mais uma forma de manifestação de amor.

Rafaela é uma jovem que desde cedo aprendeu a se virar sozinha desde cedo por ter uma família ausente só podendo contar com seu irmão como apoio, mas que ela acabou perdendo também quando resolveu assumir sua opção sexual para ele!

“Rafaela, 24 anos, escorpiana, estudante no último ano de Jornalismo.”

 Lucas é um homem que não teve muitas namoradas e se casou cedo, o que acabou não dando certo. Ao perceber que as coisas não iam bem ele saí de casa e pede a separação, mas ao descobrir a gravidez de sua esposa ele volta para casa, porém sem não estar romanticamente mais envolvido com ela. No entanto, mais uma vez o destino se envolveu e ele acabou virando viúvo cedo e com um filho para criar.
“Lucas, 27 anos, leonino, designer.”

Eduarda é uma moça cuja família nunca foi próxima e cujo único apoio que pode contar foi a sua avó até o momento em que ela não estava mais entre elas, no entanto mesmo sendo de uma classe social elevada ela nunca teve problema em trabalhar e conseguir que a sua carreira fosse para frente e se tornasse um sucesso.
“Eduarda, 32 anos, ariana, advogada.”

Três pessoas com histórias e profissões completamente diferentes que irão se interligar de forma improvável e ao mesmo tempo que fará com que um futuro novo se abra para eles.  Lucas, por causa de seu trabalho era presente constante na gráfica em que Rafaela trabalhava, mas o motivo não era apenas esse, ele também estava bastante interessado nela que não sentia a menor vontade de ser sociável com ele. Eduarda por seu trabalho acabava sempre indo a essa mesma gráfica por sua eficiência e rapidez e além disso gostava de poder ficar olhando para um certo rapaz enquanto esperava, sem perceber que Rafa nutria um certo interesse nela. 

Entenderam o porquê de eu dizer que lembra aquela história da Quadrilha? Aos poucos os três vão se aproximando, depois de muita contra argumentação de Rafaela e bastante influência de Eduarda, e uma amizade forte surge entre eles. Tão forte que para que todos saiam e consigam seus desejos atendidos, os três entram em uma relação de comum acordo onde cada um se envolve de forma mais profunda com o outro.

 “Minhas escolhas me levaram até os grandes amores da minha vida.”

O amor em sua forma mais pura vai nascendo nos três o que os leva a bastantes obstáculos e inclusive a tentativa de retirada de guarda do filho de Lucas. Será que eles conseguiram fazer com que todos entendam e veja que não é nada de errado, que são apenas pessoas que se amam? Ou os padrões irão prevalecer e fazer com que fiquem contra eles?

“É uma história de amor incondicional, permissões e desprendimento de tudo aquilo que a sociedade nos dita como regras.”

Apesar de se tratar de um tema polemico, a escrita do autor é leve e gostosa a ponto de envolver o leitor e conquistar pela história. Faz-nos entender de uma forma simples algo que é tão complexo para a sociedade, mas que no fundo é tão simples.  Todos deveriam ler para entender e adotar um novo ponto de vista diante de algumas situações e principalmente tentar entender e se informar antes de julgar!

E sem falar que o gosto musical presente no livro é incrível e eu amei! Afinal, para aqueles que ainda não sabem (está em nosso vídeo de 50 fatos) eu sou apaixonada por essa banda e quando vi foi só amor <3 Comentários a parte, a obra é incrível e o Deco fez um trabalho impecável e maravilhoso, você precisa conhecer!

“ – Gostei. Adorei a música, sou viciada em Beatles, é de longe a melhor banda que já existiu.”

Eu realmente espero que vocês tenham gostado e não deixem de me contar tudo aqui nos comentários, certo? Não mantenha uma mente fechada para esse livro, ele pode te surpreender e muito! Espero vocês e até a próxima.


Um super beijo da Brooke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário