Grupo D30 RPG

|
    Seguidores Brooke Bells, hoje é dia de post temático. Como o final de semana é quando nós praticamos o nosso hobby, decidi apresentar a vocês o grupo D30 RPG (O qual junto com a Brooke fazemos parte). Este post será um compilado, pois não há como falar sobre o grupo D30 RPG sem falar sobre o RPG.
   
    Este post é dedicado a todos que curtem RPG (Mestres e/ou Jogadores). Se por acaso, você não é uma pessoa que curte o RPG (às vezes viu uma ideia errada sobre o RPG, ou não gosta por qualquer outro motivo), acho que esse post irá instigar-lo (ou instigar-la) a querer começar a jogar e talvez quem sabe, até mesmo ir ao Encontro D30

O que é RPG?

    
    RPG é o acrônimo de Role-Play Game (Jogo de interpretação de papéis ou de personagens). O RPG é cooperativo, portanto não há vencedores e nem perdedores, é o grupo de aventureiros (jogadores) enfrentando os desafios da aventura (elaborada pelo mestre).     

    Aventuras one-shot  é o termo utilizado para designar uma aventura rápida, geralmente mestrada em eventos. Elas podem vim a fazer parte de uma campanha, podendo ser o ponto inicial dela (caso o grupo de jogadores junto com o mestre decidam dar continuidade). 

    Bom, para jogar RPG é bastante simples. Caso você seja o jogador, irá precisar primeiramente de um Kit de Dados (D4, D6, D8, D10, D10%, D12 e D20), além lápis/lapiseira e borracha (Não recomendo uso de caneta) para fazer anotações na ficha do personagem que você escolheu.
    
    No caso dos Mestres, eles irão ficar responsáveis pela elaboração da aventura (Isso é a história, os NPCs (são os personagens que fazem parte da história controlados pelo mestre, exemplo: o Taverneiro, entre outros) e os combates (monstros vs. personagens)), ficha dos personagens. Alguns mestres levam consigo lápis/borracha além de dados extras (para serem utilizados pelos jogadores), mas se você será um jogador de RPG com uma certa frequência recomendo que você compre o seu próprio Kit de dados (vendido em lojas especializadas em RPG e livrariasalém de levar lápis/borracha.

Atualmente, há diversos sistemas de RPG (Alguns são mais conhecidos e jogados que os outros, porém há para todos os gostos): D&D, Tormenta RPG, Mutantes & Malfeitores, Savage World, GURPS, entre outros.

O RPG é uma ótima ferramenta de aprendizado e de interação social, tanto que muitas escolas fazem o uso dele, jogar RPG estimula o respeito, a concentração, a cooperação e o raciocínio lógico.

---------------------------------------------------

    

Sobre o Grupo D30 RPG

 
    O D30 RPG foi fundado em 2008 por amigos entusiastas por RPG em Brasília - Distrito Federal. A missão do grupo é divulgar o RPG como forma de diversão lúdica, socializadora, educativa, positiva e de baixo custo, especialmente para adolescentes, faixa etária para a qual o lazer é bastante limitado no Distrito Federal.

    Mas de onde surgiu o nome D30 RPG. Bom, o nome surgiu de uma brincadeira do Valberto Filho (Mais conhecido por "Betão"): “D30’s são como os jogadores de RPG de Brasília. Todo mundo sabe que existem, mas ninguém nunca viu um.

    O grupo D30 RPG não faz distinção alguma e recebe todos os interessados por RPG de forma igualitária e justa. Se você por acaso é novato/novata (mestre/mestra e/ou jogador/jogadoraseja muito bem-vindo, mas se você é veterano/veterana (mestre/mestra e/ou jogador/jogadoraseja muito bem-vindo também ao Encontro D30.

    Atenção! Se você é de Brasília - Distrito Federal, o grupo D30 RPG realiza bimestralmente o Encontro D30. Cada evento é temático, o tema é escolhido por votação (qualquer pessoa que queira pode votar e sugerir temas, não é legal?). 


Mas como eu posso participar do Encontro D30?

    Bom, para participar do Encontro D30 é bastante simples. Mas você se encaixa no perfil de jogador ou mestre?

  • Se você é jogador, você no dia do evento só tem que chegar, escolher a mesa, sentar e jogar (Não há pré-inscrição/reserva de vaga).
  • Se você é mestre e quer inscrever sua aventura, haverá o link para o formulário no post sobre o tema (O formulário é bastante simples e rápido); No dia do evento é só chegar, escolher a mesa, sentar e aguardar as vítimas, digo os jogadores (risos). 
Há quase eu ia me esquecendo... que cabeça a minha. Qualquer dúvida e/ou problema no dia do Encontro D30 é só procurar um membro D30 que ele irá te auxiliar.

--------------------------------------------------


Para maiores informações, você pode achar nos seguintes links:

Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.

Vejo vocês no Encontro D30,
Bom RPG a todos.

24 comentários:

  1. Oi Henrique!!!
    Nunca joguei RPG assim, mas deve ser bem legal...
    Adoro os MMORPG pra jogar no computador e online, mas nunca joguei com um grupo igual ao D30 RPG.
    Adorei o post!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseph.
      Se você tiver oportunidade de jogar o RPG de mesa (Como alguns falam) aproveita pois é muito legal.
      Eu gostava mais de MMORPG antigamente, na verdade o Grupo D30 é um grupo que organiza eventos e não é um grupo formado para jogar uma campanha (não sei se ficou claro a diferença).
      Que bom que gostou. Não sei onde você mora mas deve ter algum grupo ou evento de RPG se tiver e puder ir, creio que irá gostar.

      Excluir
  2. Sou louco para jogar RPG, parece passar a mesma sensação de uma leitura : viajar em um mundo fantástico! Quero ter essa experiência, pois sei que vou amar. O post está ótimo, parabéns ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan Igor, acho que quando você jogar irá gostar muito. Na verdade, não é a mesma sensação pois se não apenas "viaja", você luta por sua vida (quero dizer a vida do seu personagem) risos. Agradeço o elogio, fico feliz que você tenha gostado.

      Excluir
  3. Antigamente eu amava RPG! Sabe aquela época de lan house, onde todas as pessoas se reuniam para jogar online? Então, nessa época eu adora. Mas com o passar do tempo, eu acabei deixando de lado. Apesar disso, vi que esse grupo é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Luis Carlos, esse RPG que você comentou é o MMORPG e difere totalmente do RPG que está presente nos Encontro D30, que é o RPG de mesa como alguns dizem... Acho que você irá gostar de jogar RPG, se tiver a oportunidade recomendo. O grupo D30 agradece!

      Excluir
  4. Não jogo RPG, porém acho bem legal. Não conhecia esse jogo e achei super interessante, o jogo e também o grupo, parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria experimentar o RPG, pois irá gostar. Agradecemos pelo: "parece ser bem legal".

      Excluir
  5. Quando li RPG achei que era outra coisa kkk achei que era jogo de computador,achei interessante o jogo,apesar de acho que não sirvo para jogar isso kkkk,e provavelmente meu estado não tem isso :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, esses tais jogos de PC que você fala se for algum que haja uma quantidade razoável de pessoas jogando ao mesmo tempo, é um RPG porém recebe o nome de MMORPG; entretanto é completamente diferente do RPG que falei no post. Qualquer um pode jogar o RPG, saber regras não é necessário (isso é função do mestre). Bom, não sei onde você mora mas há diversos grupos no Facebook que podem lhe auxiliar a achar essa resposta; pode ser que um grupo que organize eventos de RPG não tenha (não posso afirmar), mas com certeza há jogadores.

      Excluir
  6. Olá, Henrique. Nunca joguei RPG, mas sempre fiquei curioso como as pessoas encaravam aqueles desafios e aventuras. Acho que, mesmo com uma oportunidade, hoje em dia não jogaria mais o tipo de game. Porém, achei super legal o Encontro D30 RPG para os amantes do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ycaro. O RPG não é um game por assim se dizer... Acho que se você tiver a oportunidade deveria aproveitar-la, Amanhã, dia 20 de setembro, teremos mais uma edição do Encontro D30.

      Excluir
  7. Qdo era mais novinha, tinha um grupo de amigos que sempre jogavam RPG, eu morria de curiosidade, mas ficava com vergonha de participar e tal...aiai, nada a ver ne?!
    Por isso nunca joguei, mas morro de vontade. O RPG ser uma ótima ferramenta de aprendizado e de interação socia realmente é verdade e vi mta gente dando depoimentos assim.
    Vou procurar saber mais sobre RPG, quem sabe eu participo dessa vez e fico menos timida ne?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo esse seu receio, pois eu já passei por isso.
      Realmente é pois faz você interagir com as demais pessoas além de você ter que fazer contas rápidas etc;
      Não sei onde você mora, mas com certeza deve ter um grupo de RPG por aí; Aconselho a participar, e quando começar a participar não irá parar mais, além de superar essa timidez.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oiii,
    Cara eu joguei muito D&D na minha adolescência. Era muito bom e concordo que isso deveria ser mais usado em escolas e projetos sociais. Estimula a interação, o companheirismo, o raciocínio lógico, a amizade no geral. Acho que seria legal até para projetos sociais em algumas comunidades do Brasil o uso do RPG. É muito raro aqui na minha cidade vermos grupos de RPG, sinto falta. Pena o encontro ser tão longe, fico feliz de ainda ter jogadores que disseminam este lindo jogo! Parabéns em apresentar pra alguns iniciados aqui e tomara que procurem um grupo, ou criem um e Let's Roll ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, bom saber que jogava D&D; Ainda joga?
      Seria, o problema é que o RPG para alguns devido a mídia tem uma visão errada do RPG.
      Não sei onde mora, mas deve ter um grupo por aí...

      Excluir
    2. Moro em São Gonçalo - RJ. O meu antigo grupo, com a idade mais avançada agora, foi casando, trabalhando e estudando ao mesmo tempo, assim como eu. infelizmente o tempo pra jogar ficou bem pouco mesmo, o fim de semana que daria pra jogar, agora estão todos ocupados com outras coisas, difícil achar um outro grupo por perto com disponibilidade de tempo semelhante. :(

      Excluir
    3. Realmente meio longe de Brasília - DF. Entendo, o fator tempo é sempre complicador para fazermos certas, coisas mas eu espero que achem novas pessoas que curtam e tenham tempo semelhante.

      Excluir
  9. Eita Henrique, e eu achando que entendia alguma coisa sobre RPG??? Entendia e continua entendendo absolutamente nada kkkkk. Eu sempre achei que tivesse haver com games violentos (posso estar confundindo nomes, mas é só o que vem em minha mente quando fala RPG). Jogos para mim só se for de raciocínio logico, então acho que alguém precisara apresentar este jogo para mim e me explicar a pratica como funciona.

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran. Eu entendo seu posicionamento, ele pode ter sido causado pela forma errônea que a mídia vêm falando do RPG. O RPG é um jogo onde os jogadores assumem, temporariamente (é bom ressaltar isso), um papel (ou um personagem) onde partem para uma aventura elaborada pelo mestre (ou narrador).

      Há raciocínio lógico no RPG, então ele é para você (risos). Se você procurar uma pessoa que realmente curte e entende de RPG verá que ele de nada tem haver com a maneira que a mídia tenta expor; acho que quando conhecer e começar a jogar RPG irá gostar muito.

      Beijos.

      Excluir
    2. Explicando, fica totalmente diferente mesmo. Tenho um primo que é viciado em games, é raro encontrar com ele, mas quando acontecer vou perguntar se joga, e se sim para me apresentar. Obrigada Henrique.

      Bjsss

      Excluir
    3. Olá Fran. Ok, legal! Qualquer coisa posso indicar depois para você bom locais para saber mais sobre RPG.

      Não há de que Fran.

      Beijos.

      Excluir
  10. RPG é um jogo bem bolado, elaborado e complexo p minha mera cabeça humana. não teria paciência para jogar de imeadiato. visivelmente, achei o jogo chato. sei lá, talvez se alguém me ensinasse a jogar eu poderia gostar, não sei. mas, por enquanto, não senti vontade. mas achei bem legal por dar para conhecer novas pessoas. isso é bem interessante.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aguida, na verdade há sistemas mais fáceis, ou com menos regras, porém quando você joga RPG você não precisa se preocupar com elas, pois irá ficar a cargo do Mestre (ou narrador, como queira chamar).

      O RPG é uma ótima ferramenta de aprendizado e de interação social; Não sei onde mora e nem se tem algum evento de RPG por aí, mas se tiver acho que irá gostar.

      Beijos.

      Excluir