Resenha: O Nome do Sonho - M. Deméter

|

                Oi, meus amores. Eu espero que 2016 traga muita coisa boa para a vida de vocês e é claro que muitos livros ótimos, séries, filmes, animes... k E para começar o ano mais do que bem a resenha de hoje é sobre um livro que eu amei tanto que eu li em apenas 1 dia e que quando acabou eu fiquei querendo mais só pra não ter que largar a escrita, os personagens, enfim, tudo. A primeira resenha de 2016 é O Nome do Sonho da autora M. Deméter e publicado pela Garcia Edizioni.



"A vida pode ser como nos sonhos, basta acreditar."

O que você faria se descobrisse que toda a sua realidade não passa de uma fantasia e tudo se baseasse na existência de uma única pessoa?

Pode parecer ilusão, mas essa é a realidade de O Nome do Sonho. Anne já se acostumou com ela, mas Vivian não a aceita com tanta facilidade.

Em um mundo onde todos os sonhos são possíveis, talvez o amor possa transformar os conceitos de realidade e ficção, mas nunca sem sacrifícios.

Ano de Lançamento: 2015
Avaliação: 6/5 – Favorito

Vivian nunca teve uma vida fácil, abandonada quando ainda era um bebe pelos pais e sem muita sorte em ser adotada ela nunca teve muito contato com carinho ou sorte em ser amada. Para fugir dessa triste e cruel realidade ela aprendeu desde cedo a mentir e viver cercada de mascaras sem que ninguém se importasse em atravessa-las. Depois de ser deixada por Julian e com a morte de seu único amigo Antony, um senhor muito simpático e talentoso escritor da editora em que trabalhava as coisas ficaram ainda piores para ela que se via cada vez mais sozinha a não ser em seus sonhos que insistiam em fugir dela em cada manhã.

Vivian desistira de tentar se lembrar das coisas que vivia nos sonhos, já bastava se decepcionar com os sonhos acordados, não queria ter que desistir também dos que vivia dormindo. Era mais fácil assim; eles lá e ela ali. Como se não existissem na mesma pessoa ou no mesmo mundo. 
                Mesmo com todas as barreiras que ela colocava ao seu redor, uma pessoa ela não pode impedir de entrar: Anne, a neta de Antony,  uma criança que deixava sempre um rastro de alegrias por onde passava. Por isso que ao vê-la quase chorando por não poder ficar com os livros que seu avô deixou dedicados a ela, Vivian em um ato impulsivo se oferece para guarda-los ate que Anne possa ficar com eles. O que ela não esperava era encontrar no meio de todas as obras uma dedicada exclusivamente a ela, e quando ela encontra uma dedicada a Helena (filha de Anthony) com algumas fotos dela gravida Vivian resolve entregar para a dona, afinal assim como foi importante para ela o presente deixado por ele também poderia ser igual para a outra. O mínimo que poderia fazer por aquele que sempre acreditou nela e em seu sonho de ser escritora mesmo que agora ela mesma já tenha desistido desse sonho...

Desespero pelo fato de que sonhos não eram o suficiente. Sonhos não duravam para sempre. Sonhos eram apenas isso: sonhos. 
                Quando Anne descobre o que o avô deixou para sua mãe e todo o significado que há por trás, uma irmã, ela coloca na cabeça que quer ajuda-la e irá encontrar sua irmã sem sua mãe saber, mas sozinha isso é uma missão praticamente impossível e é pensando nisso que ela pede ajuda para a única pessoa que poderia: Vivian, mas ela não imaginava que essa história e visitas a orfanatos afetaria a amigo mais do que ela poderia demonstrar.

Ficara muito envolvida com a história e realmente tinha vontade a ajuda-la, mas tinha medo de se ferir ainda mais remexendo num passado tão parecido com o seu. 
                Depois de tanto tempo e sem muitas pistas é praticamente impossível achar a criança desaparecida, ou melhor, seria se não fosse pelo fato de que Anne pode contar com a ajuda de alguém muito especial e que sabe mais da história do que qualquer um... Seu avô que mesmo já tendo morrido permanece vivo em seus sonhos e a ajudará nessa busca que de alguma forma é uma de suas missões que ele não conseguiu realizar.

Contudo às vezes é preciso desistir de procurar para finalmente encontrar o que buscamos.               
                Mesmo sem saber Vivian ao dormir também vai para esse outro mundo, um mundo onde Sonhadores conseguem transformar sonhos em realidades e um mundo onde ela finalmente aprenderia a amar e receberia o amor que sempre desejou, mas que achava impossível. Vivian não sabe e nem acredita no Sonhar, em seus pensamentos Felipe obviamente não é real e só serve para tornar ainda mais difícil sua vida real, mas isso não fazia diferença até o momento que ela finalmente começou a se lembrar dos sonhos após acordar e por trás disso toda uma história existente.

Talvez Antony tivesse razão quando dizia que a vida podia ser como nos sonhos, bastava acreditar. Mas ela não acreditava. 
                Narrada intercalando o ponto de vista dos quatro personagens principais, a autora irá aos poucos nos fazendo mergulhar nessa história e descobrindo todos os segredos e mistérios que ali se encontram. Será que as duas irão conseguir encontrar a irmã perdida de Anne? Será que Antony irá aguentar permanecer mesmo que como um sonho por muito tempo? E Vivian poderá ser convencida de que o Sonhar é real? Bom, todas essas respostas você encontra nessa obra emocionante e apaixonante... Basta você se permitir e acreditar que ao contrario do que se pensam às vezes os sonhos são mais reais do que se imagina!

(...) O problema de mentir tanto para si mesma era que às vezes a verdade estava estampada na cara e ela não era  capaz de acreditar.

                Eu realmente amei cada parte e não consegui parar de ler e nem não me envolver com os personagens. Já sinto falta deles e mal posso esperar por mais obras da autora! O nome do Sonho é o tipo de preciosidade que você encontra em nossa literatura nacional, leiam porque realmente vale a pena ;)

Um Beijo

            

51 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Este livro já foi lido ela colunista do meu blog e feito uma resenha, parece ser um livro realmente muito bom e ver varias pessoas falando bem dele me deixou com mais vontade ainda de ler. Parabéns pelo blog!

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pamella =) A Bia é uma fofa, espero que ela te convença a ler logo e que goste também haha Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem ?

    Ainda não conhecia o livro e fiquei encantado pela sua resenha, já ouvi falar deste livro em outro blog mas não havia parado para dar atenção a ele. Espero ter a chance de ler ele durante o ano. Ótima resenha !

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Túlio. Fico feliz que tenha te interessado =)

      Beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ah, fiquei curiosa para conhecer esse mundo onde os Sonhadores podem transformar sonhos em realidade, e também bem curiosa para saber se a irmã perdida de Anne é encontrada. E achei muito legal isso do avô permanecer vivo nos sonhos. A capa do livro já tinha despertado a minha curiosidade, mas agora ele entrou oficialmente para a listinha de desejados. Parece mesmo uma preciosidade da nossa literatura nacional.

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada pelo carinho e interesse, Ju =) Espero que consiga ler em breve ^^

      Beijos!

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro e já fiquei encantada por ele..com certeza irei incluir na minha listinha de leitura que só cresce =P
    Agora fiquei suuuuuuper curiosa pra saber se elas encontraram a irmã perdida..mesmo sem conhecer a estória já tô aqui maculando um palpite ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não conhecia o livro e já pela sua resenha eu me interessei para ler, você falou tão bem dele que me deixou empolgada kkkk amo quando os pontos de vista dos personagens são intercalados A trama parece ser super bem desenvolvida. Amei a tua resenha

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia a obra, e depois de sua resenha e saber um pouco mais da trama: preciso imediatamente ler. Primeiro, que capa linda. E a história também parece incrível!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa, espero que possa ler em breve =D =D Beijos!

      Excluir
  9. É bom ler um livro que te faz ficar pensando nele, te faz se apegar aos personagens. Achei o livro bem interessante, me parece ser uma leitura gostosa e prazerosa. Estou fazendo uma listinha de livros assim para ler esse ano e vou adicioná-lo por lá. :) Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anelise, fico feliz que tenha te interessado, quando quiser é só me procurar no face =) Beijinhos!

      Excluir
  10. Olá,
    Não conhecia o livro, mas é história é um tanto intuitiva. Mas me parece que por meio da sua resenha eu descobri tudo, então me aprece um livro para se sentido e não para se esperar uma aventura e tudo mais. Estou correndo de livros assim no momento, quero aventuras, mistérios e fantasia. De qualquer jeito vou deixar esse livro para depois :*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro. A história parece ser emocionante, muito interessante!
    Gostei da resenha.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Essa capa é um arraso, não conhecia o livro, então adorei sua resenha e fiquei super curiosa para conhecer os personagens e me encantar com a trama da autora.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Raíssa. Tomara que possa ler logo logo =D Beijos!

      Excluir
  13. Olá! Mt boa sua resenha! Seria mt bom mesmo se pudéssemos viver em um mundo de sonhos... mas enfim... nem td é como desejamos... ou desejamos de forma errada... rs Fiquei curiosa para ler esse livro tb. Só pela capa já deu água na boca... rs
    Bjks!
    Hanna Carolina.
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho <3 Espero que possa ler em breve.
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!
    Estou muito curiosa para ler esse livro, nunca li uma historia assim, antes. Parece ser muito original.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  15. Oi Achei essa capa linda, ainda não conhecia o livro.
    Mas gostei da premissa da obra e a sua resenha me deixou bem curiosa
    e com vontade de fazer a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ahh, eu teria um treco... viver se baseando em uma única pessoa, ninguém merece!!! hahaha Que post rico em quotes, amei <3 Mas não gostei que intercala 4 pontos de vista. Já sou confusa com coisa simples... kkkk Adorei a resenha
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, pode ser um pouco confuso no começo que o leitor ainda não entendeu o que são as divisões, mas fica claro bem rapidinho, garanto!

      Espero que tenha a oportunidade de ler em breve =) beijos!

      Excluir
  17. Oie!
    Que história muito interessante! Gostei de saber que tem quatro ponto de vista, onde conseguimos saber mais detalhes sobre essa trama. Deve ser um livro recheado de mistério, e com muitas reviravoltas. Já li um livro sobre sonhos, e gostei muito da trama, acredito que esse livro vou gostar muito!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, Carla! Vou adorar saber o que achou quando tiver a oportunidade de ler ^^ Qualquer coisa é só me procurar no face. Beijos!

      Excluir
  18. oooiii, tudo bem? Liiiiiindoooooo você quase me fez chorar (eu sou chorona e choro por tudo) eu fico imaginando o choque em que a protagonista ficou quando soube que seu melhor amigo era na verdade seu avô, tenho certeza absoluta que eu não aguentaria ler essa parte, ficaria em prantos. Você pode achar um exagero da minha parte, mas eu era muito apegada ao meu avô e ele faleceu e desde esse dia, tudo que diz respeito a avô e netos me deixa triste a ponto de chorar. Eu amei sua resenha, e quero dizer que você teve sorte em encontrar esse livro, eu vou pedi-lo de aniversário para minha mãe (risada) beijos :D
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey, Sthe, muito obrigada pelo carinho <3 Espero que sua mãe lhe presenteie! Qualquer coisa é só me procurar!! Beijos!

      Excluir
  19. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa, apesar de não curtir muito histórias onde os personagens vão para outros mundos. Sou mais histórias realistas, sabe? Adoro quando o livro é contado em pontos de vistas diferentes ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Cada vez que leio uma resenha desse livro fico mais curiosa para lê-lo. A capa dele também é muito legal e desperta o interesse.
    Sobre o enredo... Eu achei muito criativo essa coisa dos sonhos, mas ao mesmo tempo meio confuso. Por isso quero ler logo esse livro para me esclarecer rs.
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Depois que ler tudo vai ficar claro, garanto! hahaha Espero que consiga seu exemplar logo <3 Beijos!

      Excluir
  21. Olá!
    Esse parece ser exatamente o tipo de livro que amo ler.
    Adorei a capa, título e história. Estou sentindo necessidade de ler esse livro para ontem rs.
    Eu acho que sonhar é real e espero que Vivian se convença disso. Já adicionei aos desejados.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    A premissa me pareceu super interessante! E a capa está muito linda! Gostei do seu entusiasmo para falar da obra. Deu vontade de ler! Espero um dia ter a oportunidade!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, espero que possa ler em breve =) Beijos!

      Excluir
  23. Oi!
    Adorei a proposta desse livro, ainda mais sabendo que tem todo esse ~clima~ de o que é sonho, realidade, resgate da irmã....
    É um livro bem diferente dos que li em 2015, então por isso pode ter certeza que já está nos desejados.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Nossa, sua resenha está linda! Fiquei bastante curiosa para saber como a história vai terminar, se ela vai encontrar a irmã. Eu fiquei realmente com vontade de ler esse livro, parece ser emocionante e delicioso para ler! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, obrigada! Tomara que tenha a oportunidade de ler logo =) Beijos!

      Excluir
  25. Que legal esse livro, gostei muito da premissa dele, pela sua resenha acho que é impossível não gostar! Ainda não conhecia nem o livro mas já quero ler!! A literatura nacional vem dando otimos frutos! Vou add na minha lista! Parabens pela resenha, ficou otima, fiquei interessada no livro após ler!

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro. Primeiro me encantei com a capa e segundo que a história me parece incrível.
    Adorei a sua resenha e com certeza vai ser uma leitura que vou fazer esse ano.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Devo confessar que pulei sua resenha. Quero muito ler esse livro e estou tentando evitar qualquer opinião externa sobre ele para que assim eu possa ter a experiência completa.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Ola.
    Tudo bom?
    Que vida triste Vivian teve em não ter o amor que ela tanto queria, não imagino viver assim, mas acho que Anne vai ajudar muito nesse ponto e fiquei curiosa para saber onde está essa irmã, mas tenho minhas suspeitas.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Primeiro, preciso dizer que amei essa capa. Muito perfeita!!!!!
    A premissa também me chamou a atenção, então só por isso o livro já entraria na lista de desejados. Ler sua resenha, os pontos que você cita e as perguntas que você deixou no final me fez ficar super curiosa e querer ler ele ainda mais.
    É mais um livro nacional na minha lista \o/
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir