Resenha: Profundo - Robin York

|

A obra de hoje é mais do que uma leitura para distrair, é uma lição e um aprendizado, é um saber e conhecer até que ponto sua liberdade vai sem que afete a do outro... O livro de hoje é Profundo, da autora Robin York publicado pela Editora Arqueiro, que trata sobre um tema extremamente importante: a Vingança Pornô.


                Já há algum tempo eu escrevi um texto falando justamente sobre esse assunto para a coluna Literalizando com a Brooke que sai mensalmente no site Enerdizando (confiram clicando AQUI) e hoje eu trago para vocês a resenha dessa obra que tem em seu enredo o toque certo de drama, emoção e romance juntamente a uma importante e valiosa lição sobre algo que pode ser até considerado um crime contra alguém. 


Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam.

Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou.
Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.

Avaliação: 5/5
Ano de lançamento: 2016



                Em Profundo, iremos nos deparar com a história de Caroline Piasecki, uma jovem estudante que vê sua vida mudar de repente quando seu ex-namorado publica fotos de momentos íntimos dos dois na internet. Ela, que ate então possuía uma boa reputação começa a ser taxada por todos como uma vagabunda, uma piranha e outros nomes nada agradáveis... Mas o pior de tudo isso é que tais imagens,publicadas e espalhadas rapidamente na internet, estão a começar a afetá-la não só psicologicamente, como também ameaçam o seu futuro acadêmico.

Eu nunca deveria ter deixado Nate tirar as fotos. Sabia disso. Sabia no momento em que ele as tirou, sabia depois e sabia quando terminamos e eu tive um impulso fugaz e urgente de implorar que ele me deixasse apagar tudo. Um impulso que eu havia ignorado por não querer ofendê-lo.

               Quanto mais ela tenta fazer com que as imagens sejam retiradas e sumam de seu caminho para que ela possa voltar a andar e a conviver com pessoas sem imaginar se elas já viram as fotos dela nua e em situações comprometedoras com seu ex, mais ela se vê perdida no meio de uma multidão de julgamentos e ameaças contra ela.

                Depois de algumas semanas e já mais acostumada, se é que isso é possível, com tudo que está a ocorrer em sua vida, inclusive as diversas desistências que teve que fazer em função dos escândalos das fotos (onde muitos acreditam que ela tenha feito para chamar a atenção para si), Caroline vê sua vida mudar novamente ao se deparar com uma briga de seu ex-namorado com West Leavitt um antigo colega de corredor e nada próximo a ela... mas que se encontrava naquele momento a defende-la de comentários maldosos, o que não fazia nenhum sentido para ela.
 “O que eu não preciso é de alguém batendo nas pessoas em meu nome. Não posso correr o risco de isso se repetir."

                West Leavitt era tudo o que Caro menos precisava em sua vida e ao mesmo tempo a única pessoa com quem ela podia se sentir bem e ser verdadeira. Ele, um típico bad boy, vendedor de drogas e a única pessoa que seu pai não gostaria de ver junto a ela, e ao mesmo tempo completamente diferente da imagem que todos faziam dele é capaz de fazer ela se sentir novamente como não se sente desde que suas fotos foram publicadas, algo que ela não sabia que sentia tanta falta até passar a ter em sua vida!

“Acho que eu poderia ter ficado no meu carro para sempre. Poderia ter continuado fazendo curvas apenas para a direita. Talvez nunca tivesse aprendido a não ter mais medo e aqueles homens continuariam me seguindo, para sempre. Em vez disso, West saiu, e eu entrei. Depois daquilo, eu raramente queria estar em qualquer outro lugar.”

 Mas essa amizade terá um custo, ainda mais quando existe uma química enorme entre eles há muito tempo... No meio de segredos e julgamentos serão eles capazes de construir algo? Ou Caroline deixará que os últimos acontecimentos a impeçam de viver? Será que West era o que faltava em sua vida e conseguirá fazê-la enxergar que não é sua culpa o que aconteceu? Embarque nessa história e descubra até que ponto a vingança pornô influencia e muda por completo a vida de alguém.

“ –Sabe você não fez nada de errado – diz West. – Você tirou umas fotos sexy com seu namorado. Um monte de garotas faz isso. Se minha namorada me desse fotos assim, eu jamais as colocaria na porra da internet, não importa quão puto eu estivesse.”

Muito bem construída, Profundo, nos traz uma história reveladora e tocante capaz de fazer com que se veja de uma nova forma o lado das vitimas. Com uma escrita ao mesmo tempo forte e sensível, a autora Robin York, nos leva a conhecer mais sobre a vingança pornô e suas consequências, tratando sobre um tema grave e polêmico com a seriedade necessária e a sutileza para fazer os leitores entenderem antes de julgarem precipitadamente. Essa é uma obra que ressalta um importante tema que deveria ser tratado com mais frequência, uma ótima utilização da literatura para ensinar e para se aprender com ela.

Um beijo
                 
                

Um comentário:

  1. O que achei interessante nesse livro é que ele parece mostrar bem como é para a vitima essa situação e demonstra todos os sentimentos, a luta e a forma como as pessoas a veem depois disso e o que ela passa. O tema de vingança pornô e coisas assim é um assunto que hoje em dia tá em alta por ter tanta exposição do tipo e meios para isso. E achei interessante ver um livro retratando esse assunto. Foi algo que não tinha visto antes e achei bem diferente.
    Deve dar uma pena da personagem e uma raiva enorme pelo que fizeram com ela. Serve para abrir nossos olhos aos julgamentos que fazemos sem antes saber da história toda também.
    Tem muita coisa legal nessa história. Deve ser muito bom de ler.

    ResponderExcluir