Crítica: A Chegada

|
A Chegada - Arrival no título original - é o mais recente filme do diretor Denis Villeneuve com distribuição da Sony Pictures. O longa chega as salas de cinema no dia 24 de novembro. Consegui, após muito custo, estabelecer contato e vocês conferem o resultado a seguir. 

Baseado no conto Story of Your Life - o filme poderia ter recebido este nome - do autor Ted Chiang. Apesar do filme falar sobre - mais uma - invasão alienígena, o ponto de vista aqui apresentado é novo e deixa o espectador - ao final do filme - se perguntando o que acabou de acontecer (essa foi a minha reação).


Logos nos primeiros minutos somos apresentados a Doutora Louise Banks - uma das melhores linguistas/tradutora do país - após uma breve passagem de tempo, chegamos ao fatídico dia que mudou o mundo como conhecemos - "O dia que Eles chegaram". Um total de doze naves alienígenas, pousam em diferentes locais ao redor do planeta Terra. 


A chegada de uma dessas "Conchas" - como os militares chamam - a Montana, um dos estados do EUA faz com que o exército recrute a Dra. Banks para traduzir a comunicação dos alienígenas e entender quais são as reais intenções. Para esta missão do Coronel G. T. Weber - interpretado por Forest Whitaker - ele também recruta o matemático teórico Ian Donnely  - interpretado por Jeremy Renner. 


Além de enfrentar o problema em se entrar em comunicação com uma raça interplanetária para se obter as respostas necessárias. Há também o problema e a necessidade de compartilhamento de informações entre os países que tem uma dessa naves em seu "quintal"; Até que um novo evento faça tudo ficar ainda mais complicado. A medida que o filme avança, somos levados por um caminho sem precedentes e muitas perguntas acabam surgindo. Mas será que estamos prontos para termos todas as respostas que procuramos?

A evolução do filme é bastante lenta; a química entre os dois personagens centrais flui como uma briga de cão e gato onde um dos lados quer mostrar que suas habilidades são suficientes para entender e resolver o problema; o personagem do Whitaker apenas serve como introdutório: recrutamento, para mostrar o que acontece quando se entra a primeira vez dentro da "Concha".

O filme se assemelha ao Interestrelar por ser mais conceitual. Porém irá agradar, também àqueles que curtem uma boa ficção científica. Acho que é só o que estou autorizado a falar sobre.

Nota: 3,5 / 5,0




Até o próximo contato!



48 comentários:

  1. Curti a crítica! Vou dar uma chance pra ele logo depois de assistir o " Harry Potter para adultos", kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço. Deve ser a primeira vez que eu vejo alguém mudar o nome de um filme... rs

      Excluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito do filme, que a propósito eu ainda não tinha ouvido falar nada a respeito. Confesso que não faz muito o meu estilo e pelo que pude perceber em seus comentários, acho que eu não gostaria muito. Apesar disso, sei que pode atrair muitos fãs do gênero em questão.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei descobrindo este filme, meio por acaso. O mais engraçado foi descobri que tem um livro - na verdade é um conto - onde foi baseado o filme. Bom, se você quiser testar se é seu estilo tem dois filmes do mesmo diretor: Sicario e Os Suspeitos.

      Excluir
  3. Olá!
    É a primeira que ouço falar desse filme e confesso que fiquei meio confusa em entender todo esse universo. Não faz muito meio estilo, todas as vezes que assisti filmes do gênero, sempre tem um final interpretativo que não me agrada. Mas ainda assim, gostei da sua crítica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Legal! Bom, ele é um filme um tanto confuso de primeira; a partir da segunda você começa a perceber alguns detalhes.

      Fico feliz que tenha gostada, essa é apenas a segunda crítica oficial.

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas acho que não o leria, primeiro porque não gosto muito de filmes com alienirgina e tal e segundo, porque ele não me atraiu, não chamou a minha atenção. A sua resenha ficou ótima e bem esclarecedora e sincera, mas vou deixar a dica passar dessa vez haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bom e você?

      Eu também não conhecia o livro até ver nos créditos que o filme era baseado nele. Na verdade, ele é um conto.

      Esse é um filme com alienígena diferente que trata da comunicação.

      Agradeço pelo elogio quanto a minha resenha!

      Tudo bem, fica para a próxima...

      Beijos!

      Excluir
  5. O filme está sendo intensamente elogiado e eu tenho certeza que não é a toa. Não sabia que tinha sido baseado em um livro e como ainda não assisti o filme, acho que vou procurar o livro para ler primeiro.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,

      Não é um livro em si - ele é um dos contos agrupados a outros que forma um livro. Sendo sincero, acho mais interessante em ver o filme para não estragar as surpresas, mas aí é com você.

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu gostei da crítica principalmente por ser de um filme que não conhecia e por baseado em um conto. Fiquei pensando se um conto consegue dar margem para um livro inteiro, mas parece que conseguiu.

    O que me desanimou um pouco foi o fato ds narrativa ser um pouco lenta. Se não for trabalhado bem pode ficar chato. Porém, vou dar uma Chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio. Peguei o livro para ver e cada conta é extenso porém a história te prende, esse conto que deu origem ao filme, ainda não o li.

      Após ver uma segunda vez, para mim a narrativa melhorou.

      Beijos!

      Excluir
  7. Eu não sou muito chegada em filmes que se tratam de alienígenas, mas pelo fato de eu achar repetitivo demais as histórias. Porém, achei interessante se baseado em um livro, que aliás, eu não conhecia. Fiquei interessada.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda,

      Entendo seu ponto de vista, mas nesse caso os alienígenas não são o foco do filme... Então acho que você nunca viu um filme com alienígenas desta forma peculiar. Na verdade, não é uma livro em si,mas sim em um conto que foi reunido a outros,impressos como um livro.

      Abraço!

      Excluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia esse filme, mas também não ligo muito para filmes haha.
    Adorei conhecer suas impressões, mas o fato de o desenrolar do filme ser lento não me agradou, filmes nesse estilo costumam me dar um sono sem tamanho.
    Achei as imagens e o trailer interessantes, mas não me sinto convencida a assistir, infelizmente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acabei conhecendo esse filme através de seu trailer. Como assim não liga muito para filmes? E para séries? (Risos)

      Bom, recentemente revi este filme e achei que ao ver uma segunda vez a narrativa - para mim - melhorou.

      Tudo bem, fica para uma próxima...

      Beijos!

      Excluir
  9. Estou querendo ver o filme, mas confesso ter ficado com o pé atrás depois que soube que o enredo é meio lento.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,

      Após uma segunda ida ao cinema para ver este filme, achei que o filme tem uma evolução normal.

      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Henrique!
    Eu vi o trailer desse filme e recentemente várias pessoas comentando sobre ele - e a grande maioria era falando muito bem. Inclusive, pelo jeito, ele está com uma grande chance de concorrer no Oscar em algumas categorias.
    Ficção científica não é o meu gênero favorito, porém gosto de alguns longas que tratam desse assunto. E fiquei mais animada para quando você disse que quem gostou de "Interestrelar" vai gostar desse - adoro esse filme!
    Talvez dê uma chance para ele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Eu tenho que concordar que ele deve estar na disputa do Oscar - seria um erro não colocar ele lá.

      Eu achei ele parecido com Interestelar quanto a forma de abordagem do assunto principal do filme.

      Vale a pena!

      Beijo!

      Excluir
  11. Olá!
    Quando vi o trailer fiquei interessa, msm antes de ocorrer a estréia aqui no Brasil. Sou fã de ficção científica, mas não é o tipo de filme que eu veria no cinema. Gostei de resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O trailer realmente chama a atenção. Interessante, já que não vai ao cinema; veja em casa (risos). Obrigado!

      Beijos!

      Excluir
  12. Eu acho a proposta desse filme bem irreal. Ok, é uma ficção científica - coisa que eu já não curto muito - mas esse negocio dela entender o que os ETs falam já é demais, não? Pelo menos pelo trailer parece que ela se comunica com eles na real, enfim...
    Adoro a Amy, e acho que esse filme não é a cara dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não, o aprendizado da língua é assim mesmo, você vai por associação. Quando você é criança ainda não sabe muitas palavras, ao longo do tempo que você fica exposta ao mesmo estimulo acaba aprendendo o que significa.

      Na verdade, achava que ela não seria uma boa escolha para o papel, mas após ver o filme e o poder dela de interpretação achei que a escolha dela foi uma das melhores.

      Excluir
  13. Olá,
    É a segunda crítica que vejo do filme e confesso que estou em dúvida quanto a assistir ou não.
    Pelo fato de ser mais conceitual e sem muita ação, acredito que irei achar chato e cansativo, porém quero muito ver a Dra. Banks agindo e tentando se comunicar com os alienígenas! Essa briga de cão e gato me deixou bem curiosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Segunda é? Droga, tenho que ser mais rápido... (risos). Bom, se você quiser entender como é o estilo do filme sugiro pegar outros filmes do diretor como Sicario e Os Suspeitos.
      A briga de cão e gato é interessante.

      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!
    Não sabia da estreia desse filme! Gostei muito porque curto muito filmes com essa temática, então fiquei bem curiosa para poder conferir também. Só não achei esse papel a cara da Amy Adams, deve ser porque não gosto muito da atriz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!

      Eu fiquei sabendo por conta do trailer. É um filme que me fisgou por lá. A forma de abordagem desta ficção científica é interessante e nunca tinha visto por este lado. Vale a pena ir!

      Bom, entendo a raiva, mas ela - na minha opinião - está bem para a carga do papel.

      Beijos!

      Excluir
  15. Olá

    Pensei que vc ia dar uma nora maior nesse filme. Estou louca para assistir, já que eu gosto muito de tramas envolvendo alienígenas e tal. Sou apaixonada por ficção cientifica e gostei bastante da escolha dos atores. Amei suas considerações.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A questão da nota foi a primeira impressão do filme, ou seja, saí da pré-estreia e fui escrever - não deu tempo de avaliar devido ao prazo. Após uma segunda ida, para mim, o filme sobe para 4,5/5,0.

      Ficção científica tem um poder de encantar as pessoas devido ao seu poder de mexer com o subconsciente... A minha única ressalva como eu disse foi para o Forest Whitaker, não por ele ser um ator ruim pelo contrário, mas pelo poder de atuação dele, não houve um destaque condizente.

      Agradeço o elogio.

      Beijos!

      Excluir
  16. Olá,
    tinha ouvido falar, não na verdade lido, em outro blog. Esse desenvolvimento lento, seria algo que me faria desistir no filme na metade. Não sei se me animo com esses personagens e a sua buscar para estabelecer comunicação entre os seres, prefiro algo com mais ação e momentos tensos, e um enredo que se desenrole ainda mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Droga eles chegaram antes, esses asiáticos não vejo os movimentos. Entendi, você gosta de ação do início ao fim. Bom, sendo assim não seria um filme para você - sendo honesto. Mas quem sabe vendo outros filmes do mesmo diretor, não possa testar se é bom para você?

      Excluir
  17. Oie
    Não conhecia o filme, mas tenho que te contar que ele não faz muito o meu estilo... não gosto muito de ET sabe? kkkkkkk

    Mas pelo que vc disse, ele parece ser bem interessante e eu tenho certeza que quem curte o gênero irá adorar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Por que não? Nós mesmo somos. Ops...

      É um filme que te apresenta a ficção científica e ETs de uma forma única.

      Beijos!

      Excluir
  18. Olá!

    Eu ouvi falar tanto desse filme no Facebook, que até considerei a possibilidade de ir vê-lo no cinema, muito embora o seu enredo não tenha me capturado tanto a atenção. Fico feliz de não ter ido, seus comentários não me passaram muita segurança, embora tenham sido positivos de alguma forma.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      No Facebook? Bom meio de comunicação... É questão de gosto, quando falamos do filme em uma crítica, acho que a honestidade é melhor.

      Beijos!

      Excluir
  19. Olá!
    Tinha ouvido falar desse filme, mas nunca cogitei assistir; depois dessa crítica darei uma chance principalmente com a comparação com interestelar, por ter amado muito esse filme acho que vou amar o filme chegada, mesmo a nota que você deu não foi muito alta, fiquei curiosa em ter minhas impressões sobre; adorei a indicação.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Agradeço Larissa, eu achei que este filme se assemelha muito a Interestelar por conta da sua forma de abordagem. É interessante ter visto e revisto este filme ainda no cinema, agora só falta eu ler o conto, nem te conto quando vou ler por que isso é um ciclo sem fim.

      Excluir
  20. Oi
    Adorei sua critica ao filme, mas infelizmente não é um gênero que me atrai muito.
    Sem falar que há alguns elementos que você citou que certamente não me faria ter vontade de assistir.
    Mas adorei sua sinceridade e percebi que, apesar de tudo, o filme agradou.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou. Realmente esse filme não é um Blockbuster.
      Eu prefiro ser sincero do que falar algo que agrade e o pessoal voltar aqui e reclamar, assim perdendo a confiança.

      Beijos!

      Excluir
  21. Oi, Henrique!

    Não conhecia o filme, esse gênero não é o meu favorito, sabe? Mas fiquei interessada nas suas impressões! Não vou descartá-lo, darei uma chance. Obrigada pela dica, espero não me decepcionar pois é um novo ''mundo'' para mim, haha.

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Belle,

      Entendo. Bom, neste caso aconselho que veja Os Suspeitos e Dicaprio que são do mesmo diretor de A Chegada. Disponha!

      Você também, muito sucesso!
      Beijos!

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Achei o enredo do filme bem clichê. Geralmente filmes nesse segmento não são tão inovadores, porém, sou bem trouxa e adoro esse tipo de filme, por isso já fiquei com vontade de assisti-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo,

      Tudo bem e você?

      Bom, ao ver você mudará de opinião... O diretor sempre surpreende... Já que gosta corre para ver no cinema!

      Abraço!

      Excluir
  23. Olá!
    Mesmo com sua crítica ainda estou um um pé atrás sobre assisti-lo, mas para tirar a dúvida irei assisti-lo.
    Adorei sua crítica. Foi muito bem desenvolvida.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taisa!

      Bom, se você quiser - sugiro que pegue filmes do diretor antes de A Chegada para se acostumar com o estilo.

      Agradeço!

      Beijos!

      Excluir
  24. Oi ,tudo bem?
    Uau já fiquei mega curiosa para conhecer o filme, normalmente eu não sou muito chegada em ficção científica, mas achei muito interessante esse enredo e bem curioso, sem contar que adoro a atriz! com certeza irei assistir.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bem sim e com você?

      Esse é um excelente filme - não vejo a hora de lançar o Blu-Ray; Vale a pena curtir esse filme no cinema e ver ele pelo menos duas vezes - na segunda-feira começa a entender melhor o estilo do filme, etc.

      Beijos!

      Excluir