Crítica: Sully - Herói do Rio Hudson

|

Sully - Herói do Rio Hudson é o mais recente filme do veterano Clint Eastwood. O longa mostra os acontecimentos daquele 15 de janeiro de 2009. Por isso, apertem os cintos e aproveitem para decolar nessa incrível história que pousa nos cinemas brasileiros no dia 15 de dezembro - uma data curiosa...

"Mayday, mayday... Aqui é CACTUS 1549" foi o sinal dado por um dos aviões da US Airways, pilotado por Chesley "Sully" Sullenberger, minutos após ter decolado do LaGuardia, New York devido a colisão com pássaros que acabou danificando ambas turbinas. Para as 155 pessoas a bordo, entre tripulação e passageiros, o dia 15 de janeiro nunca mais foi o mesmo. 

Apesar de sabermos como o evento termina e que o Capitão Sully foi elevado ao posto de herói após conseguir um resultado sem precedentes na história da aviação. Nada disso foi o suficiente para que ele não passasse por um investigação minuciosa e fosse julgado - pelos 208 segundos - pelas autoridades das aéreas competentes que buscavam encontrar todas as respostas para esclarecer o que aconteceu de fato.

O lado heroico dá lugar ao lado humano que conhecemos por meio de fragmentos e flashbacks. A medida que conhecemos mais sobre seu passado entendemos melhor o presente e o que o levou a tomar certas atitudes. Com isso acabamos tendo uma clara divisão entre a visão de herói noticiada pela mídia e a visão mostrada pelo filme com base na realidade dos fatos.

Apesar de que o evento seja mostrado por diferentes óticas - isso não torna o filme cansativo ou tem a intenção apenas de criar tempo de filme, mas sim nos faz compreender melhor todos os pontos que culminaram no resultado de 155 pessoas resgatadas em segurança e o que este feito desencadeou.

A escolha do casting foi bastante acertada pois ainda que tenham sido feitas algumas caracterizações para se adequar melhor ao personagem, o resultado final quando comparado as pessoas reais é de impressionar a quem assiste. Além do que algumas cenas que foram recriadas devido a sua importância dentro do contexto foram feitas com um detalhamento preciso.

Este é um filme que agradam, não apenas por ser uma história real mas por que ela te faz entender e refletir sobre a vida, além de agradecer aqueles que trabalham com a aviação. Parabéns aos pilotos, comissários de bordo e controladores de voo.

Fiquem agora com o trailer do filme:


Até o próximo pouso!



33 comentários:

  1. Olá!

    Amo filmes baseados em fatos reais. Pelos pontos tocados na resenha "Sully - Herói do Rio Hudson" promete ser um filme que terá um grande número de expectadores. Desafiador para todos os envolvidos transmitir tudo que aconteceu no dia 15 de Janeiro naquele voo. Como é dito, com quarenta anos de experiência, Sully, nunca tinha passado por um incidente tão desafiador.

    Ansiosa para estreia! Gostei da resenha! =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia,

      Filmes baseados em fatos reais tem seu encanto por que conseguimos ver um outro lado, no caso o que aconteceu lá pela ótica do Sully.
      O que vimos pelo TV foi apenas uma face, o filme te mostrar as outras.
      Pelo o que vi do passado do Sully pude perceber que os anos de experiência como piloto foi o fator crucial...

      O filme estreou nos cinemas na última quinta-feira! Então já pode pousar no cinema mais próximo!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Em breve, vai ter mais.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Eu já tinha visto alguns comentários sobre esse livro e estou bem dividido em ver ou não o filme. Eu gosto muito quando os filmes são baseados em fatos reais pois geralmente passa algo mais bom. Como a última vez que peguei uma dica sua (A do Jogo) eu não me decepcionei pois agora estou viciado naquela droga kjjk, irei arriscar ver essa obra também. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sobre o livro: sei que tem um, porém não li. Esse filme me deu uma visão nova sobre o Piloto Sully - o que foi ótimo pois tirou a visão da mídia sobre ele que eu tinha.

      Bom, que bom que tu curtiu o Crayon Click e o vício é consequência. Está em qual mundo?

      Até mais!
      P.S.: Espero que curta o filme.

      Abração!

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Não conhecia este filme, mas já ouvi falar de um livro, se não me engano! :) Bem, não parece fazer muito o meu género, sinceramente... ahah

    De resto, acho ótimo que as escolhas de casting tenham sido bem feitas e que o filmes mostre varias óticas sem ser cansativo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Há um livro do próprio piloto, que o filme tem como base; Bom, quem sabe ao dar uma chance se surpreenda?

      É de impressionar principalmente quando mostram as pessoas reais;

      A você também!

      Excluir
  4. Olá,

    clint é genial e foda! Eu não vejo a hora de poder assistir esse filme, inclusive já está na listinha dos para eu assistir nas férias. Adoro filmes que além de ter bons atores, personagens e uma boa trama, ele traz a reflexão. Adorei sua review, preciso muito ver logo!

    beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Clint é um excelente ator e um magnífico diretor. Bom, fica de olho para não perder o horário e o filme levantar voo dos cinemas... Achei que a escolha foi muito boa...

      Fico feliz que tenha gostado. Precisa realmente!

      Beijos! :D

      Excluir
  5. Olá!
    Não sou muito ligada à filmes, não tenho costume de assistir nem crio uma lista, mas achei muito interessante a premissa desse filme, gostei de saber que foi baseado em algo real e que ele faz o telespectador refletir sobre a vida. É um filme que eu assistir, sem dúvidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sério? Caramba, eu não consigo viver sem filmes. Acho que vai ter uma nova visão sobre alguns pontos...

      Beijos!

      Excluir
  6. Ameei seu post e saber sua opinião sobre o filme. Eu adoro o Tom Hanks e já quero MUITO assistir Sully! Tenho muita curiosidade sobre esse episódio e acho que irei gostar! Amo filmes (e livros) baseados em fatos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Devo admitir que ele é um ator que consegue entrar realmente no personagem...

      Eu não tinha tanta curiosidade, mas foi bom ver um lado que não vimos na mídia.

      Beijos!

      Excluir
  7. Vi uma reportagem sobre o filme na TV recentemente e fiquei bem interessada no filme. Gosto de enredos reais, e gosto ainda mais dos atores envolvidos. Com certeza um filme que vou assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum! Isso não vi, mas vi uns vídeos extras sobre o Sully - filme - que achei bem interessantes pode ser que eles venha como extra- não é certeza, não tenho fontes para confirmar - mas seria interessante.

      Vai lá!

      Excluir
  8. Olá, eu não conhecia muito sobre o filme, confesso que fiquei sabendo dele com a notícia de que iam alterar a data de estreia no Brasil devido à tragédia ocorrida com os Jogadores do time da Chapecoense. Achei bacana esse respeito e consideração dos produtores e do estúdio para com os familiares das vítimas.

    Quero conferir.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A alteração da data de estreia foi bem acertada, não só por que demonstrou respeito com as vítimas, familiares e amigos, mas também por que aconteceria algo parecido com um certo portal de notícias - no caso, o pessoal ia ouvir que era um desrespeito etc e isso ia quebrar a bilheteria deles e a credibilidade.

      Vale a pena pois se você procurar notícias da história verá o que a mídia passou, no filme se verá o lado do Sully.

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Henrique, tudo bem?
    Se há um filme em que Tom Hanks aparece, eu já sei que não irá me decepcionar, e não é à toa ele ser um dos meus atores favoritos. Eu adorei ler sua crítica sobre o filme, é muito legal saber que nele podemos ver várias perspectivas diferentes do que aconteceu naquele fatídico dia, além de mostrar tanto o lado heroico que a mídia demonstra quanto o lado dos fatos. Com certeza irei assistir e espero gostar!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Tudo bem sim e com você?

      Não só aparece como ele é o Sully, então tempo de tela é dele... Eu acho que ele tem bons papéis, alguns são bem desafiadores - como esse.

      O fato de podermos ver o lado que não foi mostrado pela mídia é excelente, por que vemos como ele é realmente.

      Acho que deva curtir mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Não sabia nada sobre a história e nem o filme, mas é sempre legal poder conferir histórias baseadas em fatos reais no cinema, principalmente quando o elenco é de grande potência. Fiquei curiosa com o enredo e o fato de fazer com que haja reflexão para quem assiste. Parabéns pela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo sim e com você? Bom, em resumo Sully em 2009 pouso o avião com avarias no Rio Hudson e foi um herói. Agora veremos o lado dele e seu julgamento por te feito isso.

      Obrigado! Curta o filme!

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Eu tinha ouvido falar desse filme, mas nem tinha visto o trailer dele ainda, pq não tinha me interessado. Um erro meu, porque fiquei muito curiosa com a história. Adoro filmes dramáticos, principalmente quando envolve acidentes como de avião, trem, etc. Vou colocar ele na lista, pq quero muito ver.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara!

      Entendi. Que bom que foi despertada a sua curiosidade. Eita, gosto louco o seu... Eu curti pór que mostra o outro lado da história. Vale a pena conferir, aproveite enquanto está no cinema, por que não sei quando sairá.

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, não tinha visto nada do filme ainda, mas foi bom ver sua visão do enredo, e como além do caso tão conhecido, conheceremos mas profundamente o ser humano envolvido na história deste homem. Gosto de filmes que trazem esses temas, que nos fazem refletir sobre momentos de nossas vidas, dando mais valor a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Realmente conhecemos de verdade quem é o Capitão Sully pois o que tínhamos era a visão da mídia. Ao terminar de ver esse filme, pude refletir sobre a vida e principalmente com relação a quando viajo de avião.

      Excluir
  13. Oi. Tudo bem?
    Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar desse filme. Fiquei muito interessado nele. Só com o seu texto já tinha ficado animando, aí vi o trailer e fiquei mais ainda. É uma história bem forte, né? Fiquei me imaginando na situação, pois eu gosto muito de viajar de avião. Com certeza, vou tentar ir assistir ao filme no cinema. Adorei a dica. Aproveito para desejar boas festas para você e um bom final de ano.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Tudo bem e você?

      Esse filme teve uma divulgação menor por conta de alguns fatores tanto que o lançamento foi adiado e aconteceu apenas no dia 15 deste mês. É uma história forte sim, já contada pela mídia; o que irá ver agora é a versão do Sully por ele mesmo.
      Vale a pena ir ver no cinema.

      Agradeço! Boas festas e um excelente Ano Novo para você também!

      Abraço!

      Excluir
  14. Oie,
    Não sabia da existência desse filme até agora, gostei de saber que a historia é baseada em fatos reais, gosto de filmes assim, e já estou querendo ver Sully para saber como a historia vai se desenrolar.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Devido ao acidente com o Avião da Chapecoense, o pessoal não soltou muita coisa tanto que o filme só estreou no último dia 15 por conta disso. Vale a pena ver o que ele passou após ter conseguido pousar com segurança o avião na água.

      Beijos!

      Excluir
  15. Não sabia desse filme até agora, mas sua resenha me conquistou. Realmente, sabemos um pouco do que aconteceu pela mídia. Mas não conhecemos o ser humano por baixo do herói.
    Fiquei bastante interessada pelo filme, já que ele apresenta essa visão tão diferente do que estamos acostumados.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Fico feliz que a minha resenha a tenha conquistado. O que sabemos pela mídia é quase nada sobre o Sully.

      É um filme bastante interessante, vale a pena voar para o cinema mais próximo!

      Beijos!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme ainda e adorei a sua crítica, parece ser um filme que conquista e que tem um conteúdo bom e reflexivo. Gostei bastante e vou ver se consigo assistir uma hora dessas.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bem sim e com você? É um filme que teve pouca divulgação no Brasil, em especial por conta da tragédia com o avião que leva o time da Chapecoense. Deve já estar fora de cartaz; mas em breve deve estar em sistema On Demand...

      Beijos!

      Excluir
  17. Eu também acho que devemos agradecer muito aos pilotos. A história de Sully realmente nos deixa refletindo. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, é das mais interessantes. A adaptação do livro foi muito boa. Devo dizer que os filmes com Tom Hanks sempre me fascinaram, e este não foi excepção. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir