Resenha: O Último Adeus - Cynthia Hand

|
       
  
            A resenha de hoje é de um livro que para mim foi uma das melhores leituras de 2016, me atrevo até a dizer que foi a melhor do ano... Enquanto venho registrar o que eu achei da obra e o porque dela ser tão encantadora, tenho que dizer a vocês que foi uma grata surpresa cada página e que não imaginaria que ao chegar ao fim eu ficaria tão perdida e sem saber o que fazer como fiquei – mesmo que a Ana Gabriela do Bela Psicose já tivesse me avisado. Sem mais delongas o livro de hoje é O Último Adeus da autora Cynthia Hand e publicado pela DarkSide. E esse livro é puramente DarkLove!


   O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 
   O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

  O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.


Avaliação: 5/5 – Favorito do ano

                Morte, constantemente pensamos sobre ela ou ela vem nos mostrar que está presente a todo o momento. Pode ser quando um ente querido já é mais velho, pode ser aquela jovem que é acometida por uma doença do nada e acaba falecendo, pode ser um acidente trágico ou pode ser alguém que de tão vazio que se encontrava acha que a melhor solução é se entregar a ela... Independente do motivo, temos uma única certeza: uma hora todos serão acompanhados por ela.

                No entanto, para aqueles que se vão parece ser fácil, afinal não são eles que não estão mais presentes deixando para trás toda a saudade e corações partidos pela sua partida... E é exatamente sobre a vida de quem fica quando alguém se vai que é O Último Adeus!

Claro, não faz sentido ficar brava. É improdutivo. Eles ainda não entendem. Que estão esperando por aquele telefonema que mudará tudo. Que cada um vai acabar se sentindo como eu. Porque alguém que eles amam vai morrer. É uma das certezas mais cruéis da vida.

                Ty era um jovem popular e que parecia não ter motivo algum para querer se matar, claro que o fato de seus pais terem se separado – ou melhor, o pai ter se apaixonado por outra mulher e abandonado a família – e eles não terem muito dinheiro após o divórcio tornavam as coisas um pouco mais complicadas, ele possuía o essencial: uma mãe e uma irmã que o amavam. No entanto, nem mesmo isso o impediu de ir até a garagem junta a uma arma e se matar deixando para trás as duas...

                Alexia é uma jovem bonita e um pouco muito nerd e apaixonada por calculo, prestes a terminar o terceiro ano e iniciar sua universidade, o MIT – se tudo a ajudasse -; no entanto, ela não imaginaria que seu irmão mais novo seria capaz de um ato tão cruel como se matar as deixando aqui para lidar com a dor... O que antes não era perfeito em sua vida só vem ficar pior depois do suicídio de seu irmão, a culpa a corroí o tempo todo por não ter evitado que acontecesse e a dor e falta que ele deixou na vida dela, mas principalmente na de sua mãe é algo insuportável.

                É exatamente a partir desse ponto, quando ela esta no consultório do Dr. Dave, seu terapeuta, que o livro se inicia. Quando após inúmeras sessões ela insiste em permanecer fechada e sem falar nada, ele resolve abordar outra tática e entrega a ela um caderno com uma missão: escrever o primeiro e o ultimo momento bom que se lembra de ter com Ty – um rosto que insiste em fugir e desaparecer lentamente de sua memória e que ela teme jamais conseguir lembrar sem ser associado à imagem de seu corpo morto.

Mas a página em branco boceja para mim. A caneta não parece natural na minha mão. É muito mais pesada do que o lápis. Permanente. Não existem borrachas na vida.
Eu riscaria tudo e começaria de novo.

                No inicio ela se ressente com Dave e acha a maior besteira do mundo esse lance de escrever, afinal ela nunca foi fã de diários e dúvida muito que isso vá preencher o buraco que insiste em se abrir e a deixar sem ar em seu peito. Mesmo assim ela inicia sua escrita e nos permite conhecer um pouco mais sobre sua vida, sua família, seus problemas, suas culpas e sobre seu irmão e os últimos acontecimentos relacionados a ele.

                É a partir dos relatos do passado e dos acontecimentos do presente, que então passamos a nos ver envolvidos na vida de Lex e em como ela viu tudo mudar. Vamos vendo aos poucos como ela se afastou de seus amigos, terminou seu namoro e passou a viver isolada como se não pudesse ou não fosse mais capaz de ser feliz outra vez; não quando seu irmão se matou e ela não o impediu; não quando ela não pode lhe dar seu último adeus...

Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.
  
              Eu poderia ficar comentando sobre esse livro até amanhã, não se espantem se verem um vídeo sobre ele também no canal... É apenas que esse livro é tão profundo e encantador e incrível, que é impossível que não se queira falar de cada detalhe, relembrar cada parte, apenas para não ter que lidar com o fim da leitura. No entanto, a emoção e o encantamento que se tem ao ir desvendando essa história é algo que eu quero que vocês tenham e é por isso que eu jamais tiraria a oportunidade de vocês.

                Depois de ler A lista Negra, eu achei que jamais iria encontrar um livro tão incrível quanto e me deparei com os 10 porquês que foi tão incrível quanto (e também a primeira resenha aqui no blog), mas depois dessa leitura posso dizer sem dúvidas que nenhum dos dois me conquistou tanto quanto O Último Adeus e que cada pessoa que ainda não o leu, ainda, precisa o ler imediatamente.

                Uma linda mensagem de reencontro, de dor e perda, de superação, de lembranças e de nunca deixa de demonstrar seus sentimentos uma vez que nunca sabemos o que poderá acontecer no segundo seguinte. Pegue, leia e embarque nessa história, aprenda com a Lex e amadureça junto com ela; se prepare para as lágrimas pois elas são inevitáveis, mas saiba que risadas também a aguardam e principalmente se prepare para uma verdadeira história de amor...

                Um beijo
               
                

25 comentários:

  1. Olá,

    Tenho lido só resenhas positivas desse livro, então fico aqui louca para conhecer essa história. Achei o tema abordado muito profundo, afinal depois que perdemos quem amamos, como prosseguimos com a vida? Imagino que reflexões profundas devem ser realizadas ao ler essa obra e com certeza pretendo adquirir o meu, sem falar do maravilhoso trabalho gráfico da DarkSide, que é digno de nota.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu quero muito poder fazer essa leitura, inclusive já inclui como prioridade na minha meta de leitura para janeiro. Tenho muita curiosidade sobre o desenvolvimento da temática, ainda mais por conta dos elementos citados por você. Sobre a edição, deve ser maravilhosa.. como os outros livros da editora.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Foi realmente um livro pesado para mim, mas foi uma das minhas melhores leituras também. É realmente um livro sobre perda, sobre quem fica. Eu fiquei bem abalada e adorei a sensibilidade que a autora usou. Adorei suas impressões, bem parecidas com as minhas.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acho esse tema bem forte e triste e geralmente, livros com essa abordagem, trazem uma lição importante. Os muitos elogios que já li sobre o livro, me fazem desejar ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Adorei conhecer seu blog e gostei muito da resenha!
    Toda vez que leio uma resenha sobre esse livro, tenho mais a certeza de que preciso lê-lo. Percebi que você gostou muito, a ponto de torná-lo um dos melhores do ano por isso vou tentar ler em 2017.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Os 13 porques é um dos meus livros favoritos e nunca imaginei encontrar outro melhor que ele nessa temática, então, ao você mencionar que O Último Adeus é ainda melhor fiquei sem chão aqui e já estou juntando as moedinhas pra comprar, pois, ele deve ser BOM MESMO!
    A premissa está muito boa e você me conquistou com essa resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Adorei conhecer suas impressões sobre esse livro e fiquei ainda mais curiosa para conhecer a trama. É engraçado como, conforme vamos lendo outros livros, os que julgávamos como favoritos da vida deixam de ser. Morro de curiosidade para saber como essa trama se desenrola e se vou curtir como você curtiu.
    Adorei os quotes e senti uma pontinha de dor no coração ao ler eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    tenho lido ótimos comentarios sobre este livro, mas acho que a temática dele é forte, não sei se é algo que se encaixa em meu momento de vida, no entanto, anotei a dica para um momento futuro. A sua resenha me deixou curiosa.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu fiquei muito ansiosa pelo livro assim que lançou, primeiramente por essa edição tao linda, depois por ler a sinopse e por fim por tantos elogios que estao rolando, esta com certeza na minha lista de desejados e espero poder ler muito em breve e adorar, sua resenha esta otima

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem por aí?

    Que edição linda! Tinha que ser da DarkSide, não é mesmo? Olha, eu também li "A Lista Negra" e considero ele um dos livros mais sensacionais que eu já li. A premissa desse livro chamou muito a minha atenção e sua resenha me convenceu a lê-lo; vou colocá-lo na minha lista para 2017. Eu adoro livros assim.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esse livro parece ser ótimo e só tenho ouvido elogios. Adorei a mensagem que o livro traz e vou colocá-lo na minha lista dos que quero ler!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    O último adeus foi uma das minhas últimas compras da Black Friday e desde então estou super ansiosa para aproveitar as férias lendo ele. Gosto muito quando histórias (não só dos livros) abordam o suicídio, pois é algo que acontece bastante e pouca gente se manifesta para falar a respeito. Gostei de saber a maneira que o livro é narrado, por meio do diário, e já estou ansiosa para descobrir se Alexia conseguirá superar essa dor tão forte. Será uma das minhas próximas leituras!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom? Acho que esse livro deve ser sensacional! Só leio resenhas positivas sobre ele. Além de abordar um tema sério como o suicídio, mostra o lado oposto e seus estágios,como a negação por exemplo. É muito bonito falar que tudo vai ficar bem, difícil é mostrar a realidade de quem fica, de como as pessoas de fato reagem. Quero muito ler esse livro, já ta na cartinha que enviei pro papai noel faz tempo! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainn... Se você diz que cada pessoa que ainda não leu deve ler esse livro eu confio. Acho que eu devo pular várias leituras para ler esse livro. Na verdade eu sei que essa é uma leitura um pouco mais profunda e estou com medo disso. Sei que o livro tem uma temática que mexe muito. Mas vou dar uma Chance. Beinis

    ResponderExcluir
  15. Eu te disse que ele era bom! Haha Quando eu comecei a ler, fiquei com receio de acabar travando com a leitura, mas a verdade foi que eu quis parar de ler pea durar mais. No final eu tava morta de tanto chorar. É um livro incrível!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Puxa, adorei saber que você achou esse um dos melhores livros de 2016 que leu ou até o melhor mesmo. É o livro da Darkside que mais me atrai depois de Labirinto e estou feliz por ter comprado na Black Friday. Adoro livros que misturam relatos do passado com acontecimentos do presente, e vou preparar meu coração para essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. A ideia de acompanhar Lex nessa sua saga, e entender como ela se torna o que é, é realmente incrível. Esse é todo o diferencial da leitura.
    Comprei o livro, mas ainda não parei para ler, mas farei isso muito breve ao ver todo o amor que você por essa leitura. A forma como você relatou na resenha como o enredo traz sentimentos tão bem retratados, de uma forte e avassaladora faria qualquer um ir correndo até a livraria. Parabéns'

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser realmente incrível! Sempre tive curiosidade em conhecer a história e ter todos esses sentimentos perto. A carga emocional parece ser bem intensa e até íntima em alguns momentos. Ela já está na minha lista, mas pretendo ler em 2017, não me sinto preparada para entrar em uma história tão densa nessa época do ano. Adorei conferir sua resenha e sentir um pouco do que o enredo tem a oferecer.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro por aí, mas não sabia bem do que se tratava :P Gostei de conferir a proposta através da sua resenha. Resenha essa que está ótima por sinal. Deu para ver que você realmente curtiu a leitura. Gosto bastante de livros que abordam o suicídio, pois por mais que queiramos esconder, isso é uma coisa que acontece muito :( Infelizmente alguns livros abordam isso de forma relaxada, às vezes até preconceituosa. Mas não parece ser o caso desse livro e isso muito me anima :)
    Espero que eu consiga ler e curta tanto quanto você. E claro, quando for fazer essa leitura, pegarei alguns lencinhos hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Brooke, já li algumas resenhas sobre esse livro, e todas são positivas. Quero muito conferir a obra, e gostei de ver que sua opinião também foi positiva, tanto a se tornar a melhor leitura do ano! Mal posso esperar para poder compra-lo! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Ai meu Deus, eu já fiquei super emocionada com a sua resenha e meus olhos ficaram muito marejados. Eu ainda não tinha lido nem a sinopse do livro e me arrependo de não o ter lido ainda. Seus comentários foram fundamentais para que eu tomasse, agora mesmo, a decisão de lê-lo. Obrigada por isso!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. oie assim como você também gostei bastante desse livro e da forma como podemos nos envolver com ele e conhecer de perto os sentimentos da personagem. Não é um livro dramático ao extremo e nem cheio de ação, e sim é sobre o que vem depois da perda e da partida.

    ResponderExcluir
  23. Estou lendo resenhas muito boas sobre esse livro, mas infelizmente nem todos os seus elogios fizeram a vontade aparecer.
    Não curto livros que têm suicídio no meio. Acho que o autor tem que ter muito bom senso para escrever sobre isso...e a maioria não tem.
    Mas eu nunca digo nunca... que sabe um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Realmente preciso ler imediatamente esse livro!
    Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos. Estou super curiosa para conhecer de perto as personagens e essas situações que estão inseridas. Só vejo grandes elogios a essa obra e sem falar que é um Darkside né?
    Adorei a resenha e espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Desde o lançamento da obra que quero fazer a leitura.
    Já vi várias resenhas bem positivas, mas não como a sua! E isso me motivou ainda mais a querer fazer a leitura o quanto antes.
    Essa discussão sobre a dor da perda me comove muito e tenho certeza que irei me emocionar com essa leitura.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir