Crítica: Estrelas Além do Tempo

|


É hora de começar a contagem regressiva final. Estamos a T-3 dias de conhecer o novo e desafiador projeto do diretor - e também produtor - Theodore Melfi. A previsão de lançamento está marcada para o dia 02 de fevereiro. Entretanto, poderá conferir antecipadamente - um teste - o que achamos sobre estas três Estrelas Além do Tempo.

O longa - baseado em uma história real - traz luz aos fatos relacionados à Corrida Espacial em plena Guerra Fria nos anos 60. O enredo acompanha Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) - três mulheres que foram responsáveis pelo sucesso de projetos espaciais importantes. Além da batalha delas contra as barreiras sociais e o preconceito em uma sociedade com cisão racial.

Dentro da NASA, tiveram que mostrar seu valor para poder auxiliar os demais funcionários - brancos - em lançar o primeiro homem ao espaço. O reconhecimento de seus atos vieram após muitos anos, fruto da visão da sociedade da época que consideravam qualquer pessoa diferente incapaz de grandes feitos.

O título original - Hidden Figures - faz menção tanto a forma de trabalho delas (devido a cor da pele, eram obrigadas a trabalhar longe dos olhos e do contato dos demais funcionários) quanto ao que fizeram poucas pessoas tinham o conhecimento. Já no título traduzido - Estrelas Além do Tempo - faz menção aos feitos terem grande repercussão em todos os projetos feitos.

As atuações são excepcionais, principalmente do trio principal - onde demonstram uma personalidade forte e única frente as adversidades, além de mostrar o quanto tinha de conhecimento dentro da área de atuação. Já o elenco de apoio também impressiona pois trazem o contra-ponto na história.

Kristen Dust - consegue passar, sem muitas palavras, o quanto as pessoas odiavam terem que conviver com pessoas negras, ainda mais quando tentavam ter os mesmo direitos que os seus; Kevin Costner - como chefe de uma área dentro da NASA faz o papel, muitas vezes, de incentivador as novas mudanças; e Jim Parsons - faz o papel de um cientista que é avesso as mudanças porém acha que seu trabalho não é digno de críticas.

A trilha sonora - criada por composta por Pharrell Williams, Hans Zimmer e Benjamin Wallfisch - transporta o espectador para dentro do filme seja dando o tom certo na emoção que a cena quer transmitir, seja mostrando o estilo musical favorito da época. 

O longa vem sendo bastante indicado e recebendo algumas premiações importantes. Após tudo isso, não há como não dar uma nota - apesar de achar que isso seja um tanto quanto complicado por se tratar de uma opinião pessoal. Além disso, não há como ela ser menor do que isso.

Nota: 5,0 / 5,0
  



Bom, aqui é meu ponto de GO/No-Go, então...
Até o próximo lançamento!

52 comentários:

  1. Oi, Brooke!
    Não entendi muito bem. Você já assistiu ao filme?
    Quero ver esse filme! Com a sua indicação ao Oscar, fiquei ainda mais curiosa. ^^
    Deve ser um longa cheio de conflitos e superação, eu adoro isso!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não é a Brooke, mas sim o Henrique.

      E sim, já vi esse filme.
      Ele foi indicado a alguns prêmios e recebeu outros.
      É um excelente filme.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Nossa, conhecia o filme de nome, mas não sabia do que se tratava. Parece abordar assuntos muito interessantes. Com certeza tirarei um dia para assisti-los. Obrigada pela super dica, adorei.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bem e com você? Que bom que curtiu, valeu. Muito a pena ir ver este filme.

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá,
    Desde que fiquei sabendo sobre este filme, eu achei sensacional. Quero muito assistir. Também fiquei em dúvida, você já viu o filme ?!
    O elenco é excepcional e não dá para esperar nada menos do que a excelência.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bem? É um excelente filme. Vale o ingresso.

      Sim, já vi o filme - O Brooke Bells faz parte das Cabines de Imprensa, então em grande maioria as críticas são feitas antes do público geral assistir, prova disso é que o filme só entra no dia 2 de fevereiro.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir sua crítica, ainda mais porque é o primeiro texto que leio a respeito do filme, e fiquei bem curiosa em conferir também. Realmente recebeu algumas indicações sim e diante de seus comentáros e do trailer também devo imaginar ser um filme ótimo. espero conferir!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Que bom que você gostou - ainda acho que dá para ficar melhor... Sério que eu fui o primeiro? Que bom que você está curiosa - a espera irá valer a pena.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oie! Tudo bem?
    Não conhecia o filme, mas fiquei bastante intrigada com ele, e se está recebendo bastante indicações é porque o filme é realmente bom, vou procurar para assistir ele, e espero gostar tanto quanto você!
    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Tudo bem e você? Bom, eu também não conhecia mas mesmo assim decidi encarar uma Cabine de Imprensa. O filme é realmente bom, vale a pena conferir. Bom, quanto a gostar - espero que goste. Volte para dizer o que achou.

      Beijos!

      Excluir
  6. To super doida pra ver esse filme! Com todas as críticas ótimas que vem recebendo e com as indicações não posso deixar de pensar o quão bom ele deve ser. Fico feliz de ver que o BB trouxe isso primeiro pra gente haha Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom; isso tudo que vem recebendo e sendo indicado é fruto de um excelente trabalho.

      Olha, fico feliz de poder fazer parte disso. Podia ter soltado essa crítica bem antes já que a Cabine de Imprensa é anterior a qualquer coisa. Porém achei que ia perder o brilho do lançamento...

      Beijão!

      Excluir
  7. Oie, parece um ótimo filme, principalmente por se tratar desses fatos reais. Eu não gosto de filmes, mas confesso que esse me interessou. Também achei muito bacana o fato de as músicas ilustrarem as trilhas da época, e também adorei o fato de aborda como era o preconceito contra os negros naquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um excelente filme por que mostra diversos assuntos, principalmente por que aborda uma temática bastante atual, apesar de ser 1960...

      Vale a pena ir conferir este filme.

      Beijos!

      Excluir
  8. Eu quero olhar esse filme! To sentindo que irei chorar, alias fico emocionada só de ver o trailer. Muito triste saber que mesmo após anos o preconceito racial ainda está ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Vale muito a pena conferir. Eu fui meio sem saber nada do filme e gostei muito! É verdade e está em todo o lugar.

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este filme mas ainda bem que gostaste de assistir, e que foste transportada la para dentro! :)

    Não costumo assistir muitos filmes nem mesmo do género, mas que vbom que tem tanta qualidade, ate a trilha sonora!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um excelente filme. Acho que todos deveriam ver este filme...

      Que diferente... Mas é verdade, tem qualidade em tudo.


      Agradeço!

      Excluir
  10. Olá,

    Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas não sabia bem do que se tratava. Interessante o tema abordado e legal saber que foram as três mulheres responsáveis pelo sucesso dos projetos, principalmente por ser baseado em fatos reais. Sem dúvidas quero assistir, tenho certeza que irei gostar!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      É um excelente filme; vale a pena ir ao cinema e conferir. Pois mostra que só quando há uma união, grandes feitos podem ser alcançado.


      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Bem legal este filme, mostrando a corrida espacial em plena guerra fria. Não sei se teria a mesma opinião que você, pois não é um gênero que gosto muito, mas posso te confessar que sua crítica me deixou bastante interessado pelo enredo e pelas atuações, quem sabe eu acabe não assistindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tudo bem e com você?

      Bom, não é apenas isso (isso é o pano de fundo). O verdadeiro é a luta delas durante uma época de segregação e provaram ser mulheres diferenciadas...

      Acho que vale a pena dar uma chance.

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse filme, mas nunca dei muita atenção a ele. Fiquei super interessada em assistir porque parece ser um filme maravilhoso, além de ter todo esse contexto de Guerra Fria e corrida espacial, que são assuntos que me chama muito a atenção. Dica mais que anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um filme excelente, o contexto serve como pano de fundo, o foco são nas três e seus feitos/desafio. Que bom que curtiu esta dica!

      Beijos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem com você?
    Eu não conhecia o filme nem de nome, então eu não sabia do que se tratava. Parece-me que ele aborda assuntos interessantes e muito importantes. Com certeza irei assistir em breve. Dica anotada, adorei.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo bem e você? Eu também não conhecia, fiquei conhecendo em cima da hora e não me arrependo de ter ido. Tanto que fiz essa crítica...

      Que bom que vai, espero que curta! Que bom!

      Beijos!

      Excluir
  14. Só tem fera nesse filme! É triste ver o que muitas pessoas passaram, né? Ter que se esconder para realizar algo é degradante. Espero poder assistir em breve e espero gostar bastante.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Realmente a escolha do casting foi muito boa e acertada. Acho interessante que essa história venha a tona para todos, porque sabemos que existiram três mulheres por trás de grandes atos aos quais muitos podem achar que foram feitos por brancos apenas.

      Acho que é um daqueles filmes que ver no cinema trará uma emoção maior do que em casa.

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi, Henrique!
    Acho que o sucesso do filme não é pra menos, temos um elenco de peso aí! Eu com certeza vou querer conferir, e espero que o filme ganhe muitos prêmios! A história por si só já é bastante instigante, imagina só o preconceito que essas mulheres sofreram não deve ter sido nada fácil!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli,

      O sucesso deste filme não é apenas pelo elenco, que é muito bom, mas sim pela história destas três Estrelas Além do Tempo. Seus atos foram o que ajudaram os EUA a conseguirem competir com a URSS...

      Eu já vi o filme e o pior é que o preconceito na sociedade americana perdura até os dias de hoje...

      Agradeço - devo dizer que ainda dá para melhorar...

      Beijos!

      Excluir
  16. Esse é um filme que eu estou louca para assistir. Adoro enredos baseados em histórias reais, e achei o enredo desse filme simplesmente fabuloso e enriquecedor. Deve ser difícil ver no filme essa retratação de pessoas brancas não gostarem de estar perto de negras.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Então se lance para o cinema mais próximo. Filmes que tem uma história real sempre permitem você conhecer a história - como é o caso - ou ver um outro lado dela. Sinceramente, devo dizer que a atuação da Kristen está muito boa, você consegue sentir esse asco só de ver...

      Estamos falando de uma época onde a divisão era clara, ou melhor, escura...

      Beijo!

      Excluir
  17. Engraçado como o valor da hierarquia muda de cultura, de ambiente de trabalho e afins. N assisti ao filme, mas saber que se trata Nasa, há divisões entre brancos e negros me deixa ainda mais curiosa. Excelente resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Na verdade, não há uma mudança... ela sempre é a mesma, porém parece diferente em cada local.

      A NASA é uma grande empresa que só ficou grande por que tinha gente muito boa por trás dela, pena que a sociedade por muito tempo tenha sido negado saber o que fizeram, afinal imagina ter que falar que foram negras que fizeram o trabalho?

      Agradeço!

      Beijos!

      Excluir
  18. Oieee
    Tudo bom?
    Esse é um tipo de filme que não costumo ver, gosto mais de romance meloso ou uma boa comédia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo bem sim e você?

      Respeito sua opinião, porém filmes mais cult também são bons para entendermos a nossa sociedade como um todo... mas questão de gosto é complicado...

      Beijos!

      Excluir
  19. Oie, tudo bem? Eu adoro a Octavia Spencer! Amei sua atuação em Histórias Cruzadas, que fala sobre preconceito. Tenho ouvido falar muito bem desse filme e espero vê-lo em breve! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo bem e com você? Desculpa a demora... A atuação das três está excelente é um filme para todos principalmente para quem quer saber mais sobre a história mundial (afinal a corrida espacial ajudou todos).

      Beijos!

      Excluir
  20. Gostei do fato de destacar 03 mulheres em um importante projeto e toda sua importância, faz tempo que não assisto nada nesse gênero e já deixei a dica anotada. Espero assistir em breve. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O melhor é que as três foram importantes em diferente áreas dentro da NASA, porém - devido ao pensamento da época - tentaram manter isso oculto. Tanto que o reconhecimento só veio anos depois...

      Veja assim que chegar no On-Demand...

      Beijos Joyce!

      Excluir
  21. Me encantei muito com o trailer desse filme, tanto que quero assiti-lo logo! Ainda não pude ir ao cinema, mas irei!

    E juuuro que ainda não tinha visto Kristen Dunst ali, huahuahua XD as três principais são beeem fortes!

    Gostei de conferir sua resenha, me fez querer ver o filme ainda mais!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a Mary Jane, Sheldon Cooper e o Guarda-Costas da Whitney Houston rs.

      As três são a peça central da trama, para mim foi um dos melhores filmes do ano.

      Que bom que tu curtiu!

      Abraços!

      Excluir
  22. Aaaaa eu amei esse filme, sério. Achei tudo incrível, a história, o roteiro, as atuações, a fotografia. Vou ficar bem triste se ele não ganhar o Oscar de melhor filme. Adorei o papel do Jim Parsons (mesmo o personagem dele não sendo nada agradável). Só amor por esse filme <3 reforço totalmente sua recomendação!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      Que bom que você gostou do filme! Ele é realmente excelente; bom, com La La Land ganhando tudo por aí, não sei se leva.


      Quanto ao Jim, ele é um Sheldon Cooper de novo, só que de época (risos).

      Fico lisonjeado!

      Beijos!

      Excluir
  23. Preciso assistir esse filme pra ontem!!
    A história e o empoderamento que esse filme trás é muito importante para ser passado em branco
    Espero que ele ganhe os Oscars no qual foi indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente filme.

      É uma história que ficou tempo demais escondida.

      Infelizmente, tenho minhas dúvidas; não pela qualidade do filme, mas pela Academia.

      Excluir
  24. Estou morrendo de vontade de assistir esse filme desde que vi o primeiro trailer, mas ainda não consegui. Ler sua crítica só me deixou ainda mais empolgada em conhecer melhor a história dessas grandes mulheres.
    E tem um livro também né?
    Quero os dois... ver o filme e ler o livro, o quanto antes :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lica,

      Sim, há um livro de mesmo nome (no original, não sei se é o mesmo na tradução) - nunca li; mas pretendo.

      O filme para mim já bateu as expectativas - que eram nenhuma por que para Cabines (por isso vocês vem esses filmes, críticas, antes) não procuro ir muito a fundo apenas tento entender o contexto.

      Beijos!

      Excluir
  25. Oie!
    Amei o seu ponto de vista sobre o filme, de verdade!!
    Pela sua resennha e pelo que vi no trailer, ele é bem diferente do que encontramos comumente no cinema né? É interessante ver isso e ainda quando se trata de uma história real.]Quanto a mim, infelizmente ele não me chamou tanta atenção para ir ao cinema assistir, mas quem sabe no futuro...

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não é um filme Blockbuster; mas sim um para aqueles que gostam de histórias reais (ainda que algumas coisas ache que tenham colocado para dar um drama Hollywoodiano).

      É um filme que irá te fazer enxergar a corrida espacial americana com a visão digamos correta.

      Beijos!

      Excluir
  26. Olá,
    Desde que soube do lançamento fiquei bem curiosa para conhecer essas três figuras que tiveram papel importante dentro da Nasa, mas que infelizmente pouco reconhecidas até então pelo fato da cisão racial e também por serem mulheres em uma área de estudo com predominância masculina.
    Adorei saber suas impressões, que só me deixaram com mais vontade de assistir ao filme.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme daqueles... não é fácil para todos, principalmente os americanos que tiveram que aceitar elas. Afinal, falamos de mulheres e negras e uma sociedade machista e branca...

      Mas é um filme que tu se sente com orgulho de três pessoas que ao invés de aceitar o dito da maioria, fizeram o próprio destino.

      Excluir