Crítica: Aliados

|

Há momentos, na vida, que a união é fator crucial para que se alcance, com sucesso, o objetivo que foi previamente estabelecido. Por este motivo, alie-se ao seu cinema favorito para conferir Aliados. A nova missão do diretor Robert Zemeckis, com início previsto para o dia 16 de fevereiro. Enquanto está esperando, você poderá espiar o que achamos.

O longa é ambientado na Segunda Guerra Mundial - começando em 1942, a trama gira em torno do relacionamento entre dois espiõe: o canadense Max Vatan - Brad Pitt - e a francesa Marianne Beausejour - Marion Cottilard - que são um casal de fachada porém acabam indo além do disfarce. 

O desenvolvimento da história é um tanto quanto lenta - até em momentos que uma velocidade maior se faz necessária. Há poucas cenas de ação - em grande maioria servem, apenas, para justificar ações futuras. 

A atuação dos dois juntos não é excepcional - a química entre eles é quase inexistente/forçada - e não conseguímos se apegar a eles. Para não dizer que é totalmente ruim, Marion consegue dar o tom certo para a sua personagem misteriosa.

Há dois grandes cenários: Casablanca - no Marrocos Francês e Londres da década de 1940. Ambos são um misto entre realidade e imagens geradas por computação gráfica. Vale ressaltar o excelente trabalho de maquiagem e figurino está muito bom pois retrata com fidelidade a época em que se passa o filme. 

A trilha sonora é mais um excelente trabalho do Alan Silvestri - que mais uma vez fecha parceria com o diretor Robert Zemeckis, de quem é amigo. Além disso, o som ambiente faz uma imersão a cena levando o expectador junto - exemplo, tempestade de areia.
Vale ressaltar que o trabalho de câmera do diretor, coloca o público por muitas vezes curioso para saber mais sobre um determinado local, personagem, etc.

Este não é um filme que irá agradar a todos; aqueles que esperam um filme de guerra com ação irão se decepcionar. E se você não fã deste estilo também. 

Nota: 3,0/5,0


Até a próxima missão!
Se ela não for secreta é clara...


24 comentários:

  1. Oi, Henrique!
    Então o filme retrata mais o romance do que a 2ª Guerra? A guerra é mais como um plano de fundo então.
    Adoro trilhas sonoras! Ou elas trazem vida ao filme ou acabam com ele. Quando o filme sair, vou sim dar uma conferida. Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris,

      Este filme é focado no romance que se passa na 2ª Guerra Mundial.
      A trilha sonora feita pelo Alan Silvestri sempre tem qualidade.

      O filme saí amanhã.

      Beijão!

      Excluir
  2. Este é um livro que esperarei tranquilamente entrar no catalogo da Netflix, até porque não curto o gênero e porque você pontuou que a química do casal é fraca. Mas passarei a dica para os amigos que podem apreciar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,

      Uma leve correção é um filme... que não é para todos os públicos.

      Beijos

      Excluir
  3. Olá
    Eu ainda não tinha ouvido falar nada sobre essa história, mas também não chamou a minha atenção, por conta da premissa mesmo. Eu até curto referente a ambientação da guerra, mas pelo que pude perceber, parece faltar algo para que eu queira ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Uma leve correção é um filme... que não é para todos os públicos. Mas pelo menos arrisquei.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Não sei se assistiria a esse filme, pelo o que você falou não existe por assim dizer uma química entre os atores e acho isso essencial principalmente num filme, por isso passo a dica! E mesmo se o filme tivesse me chamado a atenção, não assistiria ele por ser algo relacionado a guerra, filmes assim não me fazem a cabeça!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay,

      Tudo bem e você?

      Tudo bem; a crítica é opinião pessoal - e achei que eles como mantinha as aparências para uma missão, isso não mudou com a evolução. Temática da Guerra é para poucos, admito. Mas quem sabe algum/alguma amigo/amiga sua não curta?

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Eu não conhecia esse filme até o momento e confesso que depois de ler do que se trata e juntamente com sua crítica, só me deixou com menos vontade ainda. Enfim, foi ibo melro a sua opinião e passarei essa sua dica. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,

      Eu também não conhecia muita coisa dele - fui sem ver, inclusive, o trailer. Mas é questão de experiência - o filme não me agradou, mas a outros podem agradar.

      Até a próxima!

      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Henrique!

    Tudo bem? Eu estou assistindo aos indicados ao Oscar e acontece que Aliados é um deles (na categoria de melhor figurino que terminei semana passada!). Eu gostei do filme, mas concordo plenamente que a química entre o Brad e a Marion é praticamente inexistente e adoro os dois.

    Eu fiquei alguns dias com a trilha sonora de Aliados na cabeça! O Silvestri fez um trabalho maravilhoso com o filme e é um dos pontos altos pra mim também!

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessie!

      Tudo bem sim e com você? Sei como é essa maratona... O figurino devo dizer que é excelente; Eu não desgostei, só digo que não é o melhor filme que já vi este ano; Já vi ambos separados e gostei, porém a atuação de aparências, foi além do tempo necessário.

      A trilha do Alan Silvestri sempre marca...

      Beijos!

      Excluir
  7. Você disse que o longa era ambientado na Segunda Guerra e meus olhos brilharam, e adorei a ideia do casal de espiões. Só que acabei perdendo todo o interesse ao saber que a química entre o casal é basicamente inexistente e que falta ação... Não assistiria.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi esse filme, mas Brad é Brad... Mesmo que fosse péssimo eu veria só pra ver ele! hahahaha

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee,

    Não vi o filme e não me chama muito atenção, como você falou talvez ele não agrade a todos, acho que estou inclusa nesse meio.

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro filmes que envolvem a segunda guerra mundial, mas esse não me atraiu. E confesso que pela sua nota e sua crítica sobre ele ser meio arrastado e não ter química entre os personagens, essa dica irei deixar passar. Mas quem sabe, quando chegar na netflix, eu animo.

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu gosto bastante da temática do filme, mas não consegui me sentir muito atraída por ele. A trilha sonora sempre chama muito atenção e parece que nesse caso, com certeza é. Confesso que não fiquei muito animada, mas quem sabe eu goste né?

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu vi o trailer umas duas vezes no cinema e parece ser muuuuito bom, morri de curiosidade e espero poder ver em breve e gostar bastante pois o trailer está ótimo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Brooke, como está?
    Agora eu sei que Brooke é só pseudônimo, XD. Desculpe se fiz confusão com os nomes.
    Vi o trailer numa das postagens do meu Face por esses dias e confesso que gostei do que vi. E apesar da tua crítica não ter sido muito positiva, quem sabe eu vá conferir o filme um dia desses.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Tenho o costume de nessa época do ano sempre correr pra assistir os indicados ao oscar!
    Confesso que quando assisti ao trailer pela primeira vez fiquei bem curiosa com o filme, ele mostrava ser um suspense dramático em tempos de guerra, pela sua resenha vejo que o filme deixou a desejar, mas mesmo assim ainda devo ver o filme mesmo após o oscar por gostar dos dois atores e também para formar uma opinião!

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não tinha agradado do filme antes mesmo de saber sobre ele. A capa usada para divulgar já passa uma mensagem de que o filme não será lá grandes coisas. Não gosto de filmes com uma narrativa mais devagar, prefiro aqueles que tem mais ação e desenvolvimento.
    Obrigada pela análise. Ficou ótima.
    Bjs

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sr. e Sra. Smith feelings, haha!

    Mas sei que o clima não é o mesmo, ainda mais pela época em que se passa. Me interessei pelo filme, pois Brad Pitt é ator queridinho. =x

    Talvez a ausência de química seja pelo papel em si que ambos representam, um casal de fachada... Claro, falhariam miseravelmente na missão, mas quem sabe...

    Vou assistir \o

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu ainda não sabia da existência desse filme hahaha, mas ele não me chama atenção nem um pouco, por dois pontos: se passa em um período histórico (não gosto de filmes nesse estilo) e tem pouca ação (se já se passa em período histórico e não tem muita ação, de guerra e tudo mais, fica ainda mais chato). Pelo visto não te agradou muito, mas há quem goste, né? O que me chama atenção é questão da missão deles, só isso.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem?
    Gosto bastante dessa temática da Segunda Guerra e sempre corro atrás de filmes e livros que retratem esse período. Não vai ser o caso. Gosto mais quando o gênero é drama e a premissa do filme não conseguiu agradar. Além do mais, pelo que entendi se desenvolverá um romance, o que pode pesar já que não química entre os atores.
    Mesmo assim, para quem gosta desse tipo de filme deve curtireceber.
    Ótima crítica.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir