Resenha: Espero por Você - Jennifer L. Armentrout

|

Em uma obra com temas tão relevantes e tabus, a autora pecou em transmitir a seriedade dos atos e suas consequências; onde além de acrescer uma leveza onde não cabia, ainda deixou mal explicado situações que mereciam mais de sua escrita e que despertam no leitor - como no meu caso -  uma sensação de confusão e de falta de entendimento acerca do que realmente aconteceu. Então vem conferir um pouco mais do que eu achei sobre Espero por Você escrito pela Jennifer L. Armentrout publicado pela Editora Novo Conceito que não deixa de ser bom, mas poderia ser muito melhor!


*Livro cedido em parceria com a editora.
Algumas coisas valem a pena esperar. Algumas coisas valem a pena experimentar. Algumas coisas não devem ser mantidas em silêncio. E, por algumas coisas, vale a pena lutar. Avery Morgansten precisa fugir. Ir para uma faculdade a centenas de quilômetros de casa foi a única forma que encontrou para esquecer o acontecimento fatídico que, cinco anos antes, mudara a sua vida para sempre. O que não estava em seus planos era atrair a atenção do único rapaz que pode mudar totalmente a rota do futuro que Avery está tentando construir.
Cameron Hamilton tem um metro e noventa de altura, impressionantes olhos azuis e uma habilidade notável para fazer com que Avery deseje coisas que ela acreditava terem sido roubadas irrevogavelmente dela. Envolver-se com ele é perigoso. No entanto, ignorar a tensão entre eles — e despertar um lado dela que nunca soube que existia — é impossível. Até onde ela estará disposta a ir e o que fará para esquecer o passado e viver aquela relação intensa e apaixonada, que ameaça ruir todas as suas certezas e fazê-la conhecer um mundo de sensações que julgava estar negadas para sempre?

Avaliação: 4/5

Então tive vontade de acabar com tudo ali mesmo. Apenas dar um basta, porque naquele momento da vida, nada poderia ter sido pior do que o que aconteceu comigo, com o que meus pais concordaram e tudo o que veio depois em consequência. Em questão de meses, minha vida foi completamente dividida em dois grandes momentos: o antes e o depois. E não conseguia ver um possível depois (…). Eu odiava ver a materialização da minha fraqueza, seria humilhante demais se alguém visse.

Aos dezenove anos, Avery Morgansten, já teve mais atenção do que desejaria em toda sua vida. Quando desde aos quatorze anos ela se viu em uma situação desconfortável e terrível - e ainda desconhecida ao leitor - tudo que ela desejou era partir para o mais longe possível de sua cidade natal. Agora, prestes a iniciar uma nova etapa de sua vida em uma faculdade longe de todo o seu passado, ela só deseja poder recuperar a garota que ela já foi um dia. Mas quando as coisas começam a dar errado logo em seu primeiro dia de aula, não parece que será tão simples assim.

O silêncio estava me matando. E foi só isso que sempre existiu. Silêncio. Era só o que eu conhecia. Ficar calada. Fingir que nada tinha acontecido, que nada estava errado. E olha só como tudo estava dando certo?

Cameron Hamilton, ou Cam, é um rapaz jovem e charmoso que atrai a atenção de todo à população feminina e até - porque não - masculina do campus. Munido de uma beleza que ultrapassa barreiras e um carisma capaz de conquistar até os mais difíceis, ele conhece bem seu potencial e o utiliza sem receio algum. No entanto, mesmo agora quase no fim de sua vida universitária, ele nunca havia estado na situação que se encontrava naquele momento onde uma garota tinha literalmente o atropelado e vindo parar em seus braços de forma tão intensa quanto Avery. 

O problema é que eu não o entendia… não entendia nada do que estava acontecendo. Ele não me conhecia. Eu não o conhecia, e ainda assim ele era tão… amigável.

Em sua pressa para não chegar atrasada a aula de astronomia, na qual sabia que não conseguiria entrar após já ter sido iniciado, ela jamais imaginaria que encontraria um obstáculo grande e cheio de charme a sua frente. Cam era exatamente o tipo de cara que ela evitava a todo custo, e que parecia não estar disposto a deixá-la sair de perto tão facilmente.  Seus novos amigos, Jacob e Brit, não conseguem entender a resistência dela tendo o caro que todos gostariam de ter atrás dela. No entanto, Avery, continua a não parecer nem um pouco interessada em ser mais uma de sua lista, o que faz com que ele tome para si o desafio pessoal de convencê-la a sair com ele.

                Ao contrario de todos os rapazes arrogantes que já vimos por aí, Cam, é um perfeito cavalheiro. Ele não é daqueles chatos insistentes, nem se acha (mesmo podendo fazê-lo), e sim, o típico cara que encanta com seu jeito divertido e conquistador, que faz com que qualquer um fique intrigado e seja atraído para ele. Cameron não trata uma mulher como lixo, e tenta seduzi-la com as armas que tem e que ele tem certeza que ela não conseguirá resistir: cookies maravilhosos e deliciosos!

“Eu estava… interessada em saber mais sobre ele, porque Cam era fascinante, de certa maneira. Ele era como todos aqueles caras lindos e populares do colégio, mas não era um idiota. Só por isso já merecia um estudo científico.”

                A química entre os dois é inegável e só parece ser ainda mais ressaltada toda vez que eles tentam se afastar. E quando Avery descobre que seu vizinho é ninguém menos que Cam, ela tem certeza que por mais que só deseje distancia de caras como ele, algo nele é diferente. Aos poucos ela irá perceber que por trás dos sorrisos e flertes fáceis existe um rapaz que assim como ela tem que conviver diariamente com seus demônios. Durante meses ele continuará insistindo com que ela saia com ele, enquanto ela permanece firme em sua resposta: “Não”, o que de tanto acontecer já acabou por se tornar uma piada entre eles.

 Mas ao contrario de muitos livros, o romance, não acontece de uma hora para outra. Avery já muito machucada e temerosa de se abrir novamente para uma nova pessoa e sair ainda mais ferida, teme que ele se aproxime de uma forma que ela não será capaz de afasta-lo. Por outro lado  Cam parece ter que lidar com seus demônios também, ao mesmo tempo que sua convivência com ela só reforça o que ele havia notado desde o inicio, que por trás de toda a fachada e segredos que a envolvem, existe uma garota inteligente, bela e corajosa.

“Mas você não precisa ficar nervosa. Eu quero estar aqui com você, Avery. Não precisa se preocupar em me impressionar ou coisa parecida. Você já fez isso.”

Ambos irão construir uma relação bonito onde aos poucos se permitiram deixar o outro se aproximar tentando apagar o passado ou pelo menos supera-lo. Mas depois de um trauma tão grande e profundo onde ela nunca pode contar com o apoio de seus pais, seria possível ela finalmente conseguir? Quando o passado insiste em perseguir, será possível sobreviver a ele sem se deixar machucar ainda mais?

Tudo estava bem. Talvez não perfeito, mas a vida não era para ser perfeita. Era confusa, e, às vezes, era desastroza, mas havia beleza em meio a confusão e poderia haver paz em meio ao desastre.

Em uma história envolvente e profunda, a autora envolve o leitor fazendo o se sentir como se estivesse dentro da história aprendendo um pouco mais sobre traumas e suas consequências. Com personagens reais, ela torna possível entender um pouco mais sobre a culpabilização da vítima e sobre como muitas vezes elas são forçadas a se manterem em silencio. Além de trazer uma crítica profunda sobre o mundo elitista e machista em que vivemos.


Mesmo com o clichê presente na história, Espero por Você é uma história que fala sobre superação sem perder a seriedade que existe. A autora peca ao retratar sobre a violência, adicionando uma leveza onde deveria haver uma maior seriedade, mas compensando ao retratar acerca das consequências físicas e psicológicas para a vida de quem sofreu algo do gênero. Os temas apesar de sérios e pesados, não deixam a história difícil de ler nem arrastado, adicionando um romance leve e divertido a trama que poderia tornar banal algo tão importante, mas que apenas complementa o enredo. Vale ressaltar que o mais interessante na obra de J.Lynnna minha opinião – foi o fato que apesar dela contar com um homem lindo ao seu lado e amigos incríveis, sua superação veio dela mesma, sendo ela a heroína da própria vida e não colocando o protagonista como aquele que a salvou. Todos irão ajuda-la a chegar a esse ponto, mas em momento algum vemos uma melhora em decorrência de outro alguém que não ela mesma.

Recomendo a leitura para aqueles que procuram uma história leve, repleta de momentos divertidos que te arrancam risadas e com uma outra visão de romance e protagonismo. Aqui tudo é natural e nada é forçado, e mesmo que pudesse ter sido mais bem abordado pela autora, isso não torna a obra ruim em momento algum! É muito bom ver cada vez mais presente na literatura a ideia e o ensinamento que a culpa não é da vítima e que quem sofre não está apenas de drama! Espero poder ver no futuro um mundo onde mais vítimas se sentirão a vontade de contar sobre coisas que aconteceram a elas, mas no momento me sinto feliz de me deparar com uma obra como Espero por Você que trate disso. Parabéns a autora e a Editora Novo Conceito, são com pequenas atitudes que se muda o mundo ;)


Leiam, apreciem, se permitam envolver nesse romance que tem personagens cativantes e histórias emocionantes com as quais você pode se identificar!

Um beijo


25 comentários:

  1. Gostei da dica, já entrou na minha lista
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse título está na minha lista de desejados, e sem contar que já li ótimos comentários a respeito. Não ligo que tenha suas partes clichês, porque é um gênero que eu gosto bastante. Pelo que pude compreender, parece ser uma trama bem leve e com uma mensagem especial. Espero poder ler em breve!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a capa do livro, eu sou muito de comprar livros pela capa, lendo sua resenha gostei bastante da história que ao me ver vai além de romance, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já vi essa capa por aí, mas sua resenha é a primeira que leio do livro. Apesar de não ligar pra histórias clichês, não pretendo ler esse livro. Não só pelo clichê, porque disse que é uma leitura leve e recomendada, mas não me chamou atenção, sabe? Mas valeu pela dica! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Fiquei chocada com o tanto de coisa que a autora conseguiu colocar na história sem perder a linha de o livro ficar chato e ainda ficar com um toque do clich~e que todos amam.
    Adoro quando o relacionamento não começa de uma hora pra outra, tem todo um preparo emocional para se libertar os fantasmas do passado e tals.
    Agora quero ler esse livro pra ontem

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que resenha linda! Esses temas, às vezes, não são retratados de forma suficiente nem passam a mensagen proposta, mas como você disse, é bom saber que alguém se importa e que mesmo em forma de ficção, aborde o assunto e influencie as vítimas a denunciarem. Ainda não li o livro, mas ele já está na lista e quero lê-lo em breve!
    Amei a resenha, bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Brooke.
    Quero muito ler esse livro. Uma colega já leu em inglês esse new adults da Jennifer e gosta muito.
    Então fico mais curiosa ainda. Acho que desde Belo Desate ainda não encontrei um livro que ocupe o lugar dele e esse parece fazer bem esse papel.
    Com certeza já está na minha lista de futuras leituras.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura.. No entanto, vou passar por não fazer o meu tipo de romance...

    Bem, acho ótimo que seja leve e consiga momentos divertidos.. Enfim, so e pena que seja assim tao cliché!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu li o livro, mas não consegui gostar da protagonista. A história é legal, mas a protagonista é bem chatinha, achei que ela poderia melhorar bastante. mas a história é muito boa, envolve demais e quero ler os outros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi. :)
    Estou encantada com esse livro! <3
    Só vejo resenhas positivas sobre ele, e pretendo tê-lo na minha estante em breve.
    Parabéns pela resenha.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Gosto de livros assim, onde o romance não acontece de repente, não é relâmpago. E se a autora consegue envolver seu leitor com uma história marcante e personagens reais, é dica aceita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já pude conferir algumas resenhas sobre esse livro, mas para mim ele é só mais um na multidão. Já li inúmeras histórias assim, pois estou sempre lendo lançamentos lá de fora. Em.todo caso, por mais que não seja novidade pra mim, eu leria por curtir o gênero (até mesmo por isso sigo lendo ele). Que pena que houve essa leveza, realmente assuntos sérios devem ser tratados como tal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Depois que li esse livro, minha perspectiva de romance mudou totalmente, o olhar da autora me fez entender o quanto as vezes julgamos só pelo que lemos, entender a vítima mais do que tudo, é prioridade. Essa definitivamente é uma das melhores leituras de 2017

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Estou vendo muitas pessoas falarem super bem desse livro, e o que mais me chamou a atenção nele foi saber que esse romance não acontece de uma hora para outra e que conseguimos ver a sua construção, o que é uma coisa bem diferente do que estamos acostumados a ver nos livros desse gênero hoje em dia. Adorei a sua resenha e pretendo ler o livro em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Pelo que li em sua resenha já faço uma ideia do que aconteceu à personagem principal. Espero poder ler esse livro em breve e tirar minhas conclusões e aprendizados à respeito.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Adorei esse livro, foi ótimo ver suas impressões sobre ele pois consegui enxergar um lado da história que talvez na hora da emoção acabei não percebendo, você tem toda razão sobre ela ser a sua própria salvadora e não Cam!

    Mesmo assim eu amei o relacionamento dos dois, e é um romance leve mesmo, aquele que você pode ler em um dia facilmente.

    Adorei sua resenha!


    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Li esse livro antes de ser publicado no Brasil e lembro que gostei muito da trama criada pela autora e do tema polêmico que ela escolheu para abordar no livro. A autora levanta uma discussão valida e no momento atual precisa ser ainda mais debatida. Pretendo reler o livro agora na edição da Novo Conceito em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tudo bom?
    Olha, na parte que ela esbarra nele eu já revirei os olhos involuntariamente. Clicheeeeeê demais, rs. Só juntar uma garota que quer sair da cidade + Um garoto decidido e bonitão + Esbarrão e PÁ! Amor! Desculpe, adoro livros de romance e tudo, porém é bem difícil me interessar por algo que já li diversas vezes em outras obras :\

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tudo bem?

    Esse é o tipo de obra que mesmo que as pessoas falam mal eu quero realizar a leitura, amo demais a escrita da autora e suas histórias e essa desde que descobrir seu lançamento entrou para a lista de desejados e espero conseguir realizar a leitura dele em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna, como está?
    Já tinha lido uma resenha desse livro e embora a impressão tenha sido bem positiva, a resenhista do outro texto não mencionou essa leveza na violência que tu comentou. Estou ainda me acostumando ao gênero, mas não sei se leria agora, pois estou em outras leituras.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Fiquei curiosa para saber o trauma pelo qual passou a personagem ainda tão nova! Fiquei bem curiosa para ver como funciona o relacionamento romântico do livro já que você disse que funciona de maneira gradativa. Enfim! Anotei a sugestão e espero poder conferir essa história em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Este livro é realmente maravilhoso.e o fato do amor deles não florescer logo de cara .Deixa a história mais linda ainda.
    Um tema super previsível mas que vem escrito se tornou incrível!E a capa ficou lindaaa

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Apesar do romance existente no livro parecer um pouco clichê, as coisas que envolvem além disso consegue me chamar mais atenção, por mais que não tenha sido mais abordado. Eu gosto de histórias que envolvam tema que devemos refletir no nosso dia a dia, por isso acredito que eu iria gostar desse livro, apesar dos pesares. Dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  24. Oiii

    Esse livro esta na minha listinha de leituras do mês que vem. Tem algumas coisas que você disse na resenha que não sabia sobre a estória, e pra ser sincera ela ser mais clichê me agrada pois adoro clichês ♥ Acho uma pena o tema mais serio ter sido suavizado até porque é algo que precisa, e muito, ser exposto como ele realmente é. Mas enfim, estou mais empolga para realizar a leitura e espero mesmo gostar.

    Bjão
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá ♥
    Sou louca para ler esse livro, pois me falaram muito bem d obra, apesar de já ter lido criticas negativas isso não diminuiu minha vontade de ler. Sua resenha ficou tão bem elaborada que não tem como não elogiar, parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir