Vamos falar sobre séries? Original Netflix:13 Reason Why

|

                Há mais ou menos dois anos, em um passeio por uma livraria, um livro me chamou atenção. Existiam vários ao seu redor, eu poderia nem vê-lo pelo seu tamanho, mas algo me fez ir atrás dele e procurar saber mais. Há dois anos eu conheci a história de uma adolescente que depois de ter passado por momentos tão difíceis viu na morte sua única saída... Desde o primeiro momento que eu li sua história algo em mim mudou, algo se quebrou, algo se transformou; e agora, podemos ver essa história em uma perspectiva ainda mais real e que irá partir seu coração de uma forma que você jamais imaginou.  A nova série original da Netflix não é uma história bela, e nem um drama bobo adolescente, prepare-se para descobrir o porquê de treze pessoas em sua vã ignorância, com pequenos atos, terem se transformado nos treze porquês de Hannah Backer, e saiba que nada mais será o mesmo para você!


                Depois de meses de divulgação, no dia 31 de março de 2017 Os Treze Porquês, adaptação do livro de mesmo nome escrito por Jay Asher e publicado no Brasil pela Editora Àtica, teve sua estreia no Netflix, entrando para seu catalogo de originais. Buscando apresentar uma triste realidade de quem sofre, durante 13 episódios a vida de Hannah será apresentada da forma mais realista e cruel onde coisas terríveis irão acontecer e não haverá tempo para reparar os erros gravados nas fitas.


                Para quem nunca teve contato com o enredo, vou tentar fazer uma breve síntese para vocês. Hannah Baker é uma jovem linda que acabou de se mudar com seus pais para uma cidade onde não tem amigos, seus pais – apesar de amorosos - estão sempre ocupados com o trabalho, e uma escola onde os garotos, ou melhor, quase todos são uns tremendos idiotas. Completamente sozinha, ela se vê rodeada de fofocas falsas e boatos pesados demais para que uma jovem conseguisse suportar. Completamente sozinha, ela ainda tentou seguir em frente, mas as coisas começaram a se tornar pesadas demais e mesmo ela, em diversos momentos, estar pedindo socorro, ninguém a notou... Ninguém a impediu.

No entanto, de alguma forma ela queria que eles entendessem o porquê de ela fazer o que fez. Mas principalmente, ela queria que eles soubessem exatamente o que fizeram para que ela se sentisse tão vazia a ponto de só desejar que tudo parasse... nem que para isso ela tivesse que fazer tudo parar.

7 fitas foram gravadas, cada lado delas contendo uma história e um alguém que havia contribuído para as coisas chegarem a esse ponto. Uma lista de pessoas a receber a lista foi formada, duas regras simples foram estabelecidas, número 1: você não fala com ninguém sobre elas, número 2: você as escuta e passa adianta.

Clay Jensen não entendia o porquê da garota que ele gostava ter decidido se matar, ao encontrar uma caixa com fitas na sua porta ele se sentiu ainda mais confuso, ao escutar a voz de alguém que ele jamais pensaria escutar novamente ele se sente perdido e ao ouvi-la dizer que ele era um dos culpados pelo seu suicídio, ele perde o chão. Ele não imagina o que possa ter feito de errado para ter a levado a esse ponto, mas ele irá descobrir - assim como todos - quando chegar a sua vez, quando chegar a sua fita... Não escutar não é uma opção, Hannah havia garantido que havia uma copia em algum lugar pronto para ser revelado a todos se eles não seguissem a regras.

Ninguém disse que seria fácil descobrir o que ela passou, ela não queria que fosse fácil, ela só queria contar à história que ninguém ouviu quando ela estava viva e que agora é tarde demais porque ela já está morta.


Essa não é uma história linda de amor. Essa não é uma história que irá ter um final feliz, afinal você já até sabe o final quando começa a assistir. Essa é uma história sobre como nós não conhecemos ninguém, é uma história para refletir sobre quem você é e sobre suas ações, é uma história sobre pessoas que sofrem e não tem ajuda. Acompanhar Clay Jensen escutando as fitas não será fácil ou agradável, segredos horríveis serão revelados te fazendo desejar não ter que presenciá-los, o pior lado do ser humano será exposto a você sem censura, a morte estará ali bem pertinho e você não poderá fazer nada.

Durante treze episódios com duração de 1 hora, ou quase isso, você experimentará o sentimento de se sentir inútil, imaginará se alguma vez você já não foi um Justin ou uma Jessica e até um Bryce para alguém, pensará em quantos estão sofrendo assim como Hannah estava e continuarão sem ajuda assim como ela... Você terá seu coração partido e esmagado, lágrimas poderão surgir, mas essa é uma história que todos deveriam conhecer porque ela não mostra a vida fantasiada, ela mostra que pessoas são más e que a vida às vezes realmente é uma merda!  Mas te ensina que existem muitas formas de torna-la suportável ou boa, basta que não esteja sozinho(a) nessa difícil jornada que é viver. 

Muito bem produzida, a Netflix buscou trazer o livro para a vida e conseguiu. Tornando mais real o que já era vivido no livro, os atores trazem à vida a dor, arrependimento e te fazem sentir na pele cada momento passado por seus personagens. Em momento algum você nota que há um fingimento ou interpretação, de tão real para eles, isso se torna real para você. Roteiro bem preparado, uma direção que sabia o que estava fazendo e os atores certos é o que fazem de 13 Reasons Why mais um grande sucesso de produções feitas por ele. Respire fundo, pegue o que quer você utilize para assistir suas séries e aperte o play... essa é a história de Hannah Baker, mas poderia ser a sua.  

Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando o play.



 13 pessoas haviam tido a chance de ser algo a mais em sua vida, 13 pessoas poderiam tê-la impedido, mas essas 13 pessoas agora são apenas 13 porquês. 

Um beijo

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda n terminei a temporada, mas ja estou adorando... tbm fiz um post desse la no blog! Mas eu n conhecia o livro! Vou procurar saber mais dele!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Desde que começou a divulgação dessa serie que foi anuncio de sucesso garantido. Ainda não assisti porque vou esperar sair mais episodios e sobre o livro está na minha lista de próximas leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Já comecei a assistir a série, mas como estava fazendo maratona Prision Break, não pude ver todos os episódios ainda. Acho que vou terminar esta semana. Estou bem empolgada e ansiosa para chegar ao final da temporada.

    ResponderExcluir
  5. Oláa
    Eu já conhecia o livro, mas nunca tive a oportunidade de lê-...
    Quanto a série eu até achei o trailer bacana porém como não tenho o costume de assistir séries, vou ler o livro primeiro...

    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, acho que o seu foi um dos melhores posts sobre a série que já vi até agora. Eu li o livro há alguns anos e gostei demais dele, realmente me fez pensar muito sobre a forma como interagimos com outras pessoas. Sabe o que me deixa trites: é que mesmo algumas pessoas assistindo a série, lendo vários comentários sobre ela, ainda não conseguem captar a mensagem que a trama quer passar. Mas infelizmente sempre existirão pessoas assim.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Os 13 porquês é um dos meus livros favoritos da vida! Já o li 3 vezes. Estou assistindo a serie bem devagar, pois não quero que acabe! mas to amando tudinho!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Me falaram muito sobre o livro que originou essa série, fiquei super curiosa para ler, e assistir já a série. Porém não estou focada nisso, pretendo ter meu momento para séries e filmes, mas agora meu foco está nos livros, não consigo me dividir tanto rsrs. Adorei.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  9. enho vontade de ler o livro e agora que a série saiu, vou assistir quando tiver um tempinho... mas tô vendo um grande boom nas redes falando sobre ela...
    a temática de suicidio me desperta interesse,por isso a curiosidade em ler/assistir...
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Ola, tudo bem?
    Gostei muito da série da Netflix, o livro mexeu muito comigo e a série mais ainda. É um daqueles que te faz repensar sobre certas atitudes que tomamos.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir