Resenha: Blogueiras.com - Antologia Blog Nem Te Conto

|

Blogar, ato de expressar sua opinião sobre determinada obra literária ou cinematográfica - ou sobre qualquer outro tema de interesse - em um blog convencendo e encantando com palavras pessoas que não conheciam determinado universo. Blog, plataforma na qual é permitido que textos sejam publicados e divulgados na internet, alcançando público de diversos locais e nacionalidades. A obra de hoje irá transmitir e mostrar a você, leitor, um pouco da paixão que nos sentimos pela literatura e que nos leva a nos aventurar nesse maravilhoso e difícil mundo que é ser blogueira! Seja bem-vindo(a) ao Blogueiras.com, um livro escrito por mulheres que são apaixonadas por livros e pelos que eles são capazes de trazer! Vamos lá?!



Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar!

Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente.
Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.

Avaliação: 5/5 estrelas

"Ter um blog vai muito além de entreter seu público. Trata-se de amar escrever e interagir com outras pessoas tão apaixonadas por um determinado tema quanto você. Blogar é explanar ideias, transmitir pensamentos, encantar os outros como poder das palavras, fazer amigos e compartilhar sentimentos..."


Idealizado pelo Blog Nem Te Conto, e realizado com a participação de oito blogueiras e escritoras incríveis, a obra de hoje é uma antologia composta pelas mais diversas e apaixonantes histórias que habitam a mente de cada uma. 

Com temas importantes e realistas, você será capaz de ver sobre o dia a dia de uma blogueira (dedicação ao público, produção de conteúdo) , sobre a falta de privacidade (acerca de sua vida pessoal, relacionamentos e ate assédio sofridos ao realizar produção de conteúdo), sobre os desejos mais profundos de uma blogueira/leitora (afinal quem não gostaria de conhecer seu personagem preferido?! E até mesmo se ver no universo em que o livro se passa...), além de aprender mais sobre a relevância das produções de conteúdo (afinal ter um blog é bem mais do que apenas falar o que se tem vontade ou ser engraçada), e até sobre como um blog pode mudar vidas  (aliás, já parou pra pensar o quanto de gente precisa saber que não está sozinho no que passa ou pensa?).

"Blogar é a pura essência do meu amor por livros e é o que me inspira todos os dias."


Arrisque-se, escrito pela autora Mariana Mortani, é o primeiro conto da antologia e irá contar um pouco sobre a vida de uma blogueira, Barbara, que está em Londres para participar de uma Cabine de Imprensa do primeiro episódio de uma nova série que está prestes a ser lançada. O que ela não esperava é que além do reconhecimento de seu trabalho ela também iria ser capaz de encantar um rapaz misterioso e interessante. Com poucos dias para permanecer por ali, resta a ela aproveitar ao máximo e contar com o destino para ajudá-la, mas será que ela sabe exatamente o que estar com Peter significa? Com um enredo tão incrível e uma escrita tão fluida e envolvente, poucas paginas do conto foram insuficientes para suprir o meu interesse em saber o que será desenvolvido a seguir!

"Ser blogueira pode ter seus altos e baixos, mas são momentos como esse, de reconhecimento, que fazem tudo valer a pena."

Sentimentos às avessas, escrito pela Larissa Azevedo, é o segundo conto da antologia e tem como enredo uma história um pouco mais pesada, mas que mostra como um blog muitas vezes pode mudar a vida de várias pessoas... Diagnosticada aos dezessete anos com depressão e transtorno de ansiedade, Amanda  é incentivada por seu psicólogo a escrever sobre como se sente em um diário; mas não sendo fã de papel e canetas ela decide começar um blog e o utilizar dessa forma, surgindo então a Estrela do Amanhã. Sem amigos, uma vez que todos se afastaram dela após uma crise de ansiedade no colégio, ela não vê muitos motivos para viver... o que ela não imaginava é que tantos se identificariam com o que ela sente. Quanto mais ela escrevia, mais comentários iam surgindo no blog o que a deixava extremamente nervosa, afinal era algo que pertencia apenas a ela; e quando o Dr. Pedro a apresenta para Ingrid, uma garota que finalmente consegue entender como ela se sente, as coisas começam a finalmente se encaixar... Mas será ela capaz de superar os dias cinzentos e achar a Felicidade há muito tempo perdida? Em poucas paginas a autora é capaz de envolver com uma escrita gostosa e tocar o coração do leitor ao torná-lo um amigo da protagonista... Prepare-se para conhecer mais sobre os sentimentos daqueles que sofrem com doenças psicológicas e sobre como mesmo quando tudo parece estar perdido ainda há esperanças!

"- Borboletas significam transformação - ela sorri para mim e me entrega um lenço de papel. - Às vezes é só isso que precisamos, quebrar o casulo ao nosso redor e sair voando pela vida como uma linda borboleta colorida."

E a vida me trouxe, escrito pela Raffa Fustagno, é o terceiro conto dessa antologia e traz a estória de Mafalda, uma blogueira e leitora assídua que após ter seu relacionamento terminado não se encontra nada bem ou disposta a fazer nada. É então que ao reler sua história preferida ela tem uma surpresa ao receber a visita do personagem pelo qual é apaixonada desde os treze anos... várias são as regras que o fizeram chegar até ali e várias são as que precisam ser cumpridas para que ele não se vá, mas será que ela conseguirá mantê-lo ao seu lado e conquistar seu coração? Em uma história leve e divertida, Raffa dá vida a um dos desejos de todo leitor - ter seu personagem preferido para si; sem deixar de mostrar características importantes e marcantes dessa apaixonante e sofrível vida de leitor apaixonado. Muito bem escrito, essa é outra história que eu desejei que houvesse mais paginas para que eu soubesse o que acontece depois do desfecho... 




Segredos da Valentina, é a quarta historia da Antologia, e tem como autora a Thati Machado;  a blogueira responsável pela criação dessa obra. Nesse conto conheceremos Valentina, uma blogueira com muita visualização que acaba de passar por um término em seu relacionamento de anos; tentando superar, após dois meses ela recebe uma proposta irrecusável para cobrir a pré-estreia de um novo filme em Los Angeles. Mas ao contrário do que ela imaginava, a viagem dos sonhos acaba se tornando um pesadelo quando após sofrer assédio por parte de um dos atores ela se vê cercada de comentários contra ela... Tendo que lidar com isso ela resolve contratar uma especialista no assunto, mas o que ela não imaginava é que além de sua imagem, Elle também poderia passar a cuidar de outras partes de sua vida. Com uma história que pode ser considerada polêmica, Thati não hesita em quebrar paradigmas e mostrar como é lidar com as pessoas quando se é uma figura pública; acrescentando em seu enredo uma crítica sobre o machismo e protecionismo existente em nossa sociedade. 

"Não importa quão bem você conheça seu ídolo, você sempre conhecerá uma ou outra faceta dele. (...) Mesmo que ele esteja conectado constantemente e compartilhe milhares de coisas com você, é preciso entender que se trata de uma vida editada onde as partes mais legais são mostradas, enquanto muitas outras são excluídas."

TT é o quinto conto, dessa vez escrito pela autora Adrielli Almeida e contará a estória da Lilia; uma blogueira que não é nenhum pouco apaixonada pelo que faz e que geralmente é responsável por cobrir eventos sempre que sua Irmã mais velha não pode. Completamente fora do seu habitat, ela tem que entrevistar um dos mais famosos grupos K-Pop em um evento pra mais de 287 mil inscritos; mas quando não escrevem nem seu nome direito já era de se imaginar que nada seria tão fácil assim... Confundida, perdida, tendo que falar em outro idioma e traduzir toda uma entrevista, ela irá descobrir um mundo completamente novo e quem sabe até encontrar um amor... Mas será que Lia está preparada para tudo isso? Em um conto divertido e com uma boa escrita a autora nos leva a conhecer um novo mundo e mais uma das várias facetas de ser blogueira; sendo tão bom que ao terminar deixa aquele gostinho de querer mais que infelizmente não é possível! 

"Sorrindo, percebo o quanto é engraçado o fato de as pessoas serem as mesmas em qualquer lugar do planeta."

A Perfeição em Existir, escrito pela Thays M. De Lima, é o sexto conto presente na antologia e não deixa em nada a desejar. Nessa obra iremos conhecer a estória de Helena, uma blogueira que ama viajar e trazer as melhores dicas de lugares para seus leitores. Agora, em mais uma viajem a Gramado no Rio Grande do Sul, ela sai a procura de novos lugares e, a pedido de seus seguidores, vai até o museu de cera. O que ela não esperava era encontrar ali a presença de um dos atores eternizados em cera... Sem saber explicar o porque, ela sente uma vontade inexplicável de vê-lo sorrir, principalmente ao saber que apesar de ser um sobrevivente ele não se sente nada a vontade consigo. Com uma mensagem profunda em seu enredo, a autora irá mostrar que muitas vezes precisamos levantar a cabeça e seguir em frente independente do que passou, afinal a única pessoa que pode te segurar está dentro de você! 

"-Tudo isso que você passou faz de você um sobrevivente, você não entende? A vida é cheia de imperfeições, mas é você que decide se isso é uma imperfeição ou não. Quando eu olho para você - tomo coragem e coloca a mão no seu rosto, e, em resposta, ele arregala os olhos, colocando sua mão sobre a minha. - vejo perfeição, porque o seu sorriso ofusca qualquer imperfeição. Você é perfeito e teve uma segunda chance... Não a desperdice se isolando nessa cidade."

Canal Aline Cordeiro, escrito pela nossa parceira Mari Scotti, é o penúltimo conto e irá tratar sobre uma questão muito importante e cotidiana: mães solteiras. Aline é uma jovem mãe que possui um blog e um canal para o qual diariamente luta para fazê-lo crescer. Só que assim como acontece há muitas mulheres que precisam trabalhar, ela acaba não tendo muito tempo para o filho que diariamente a cobra que ela vá na escola para brincar com ele (já que os pais podem ir fazê-lo as sextas)... Apesar de seu desejo de fazer a diferença e dar dicas para mães solteiras, ultimamente ela tem se utilizado de outras técnicas para que as pessoas prestem atenção ao que ela tem a dizer; mas quanto mais ela tenta atingir seguidores mais longe ela fica de seu projeto inicial. Aline então terá que decidir o que realmente importa e até que ponto está disposta a ir, mas será que ela vai conseguir? Mari Scotti dá destaque em seu conto a um dos pontos mais relevantes de ser blogueira, saber o tipo de conteúdo que quer produzir, juntos da Aline, o leitor poderá descobrir um pouco mais sobre esse universo e dificuldades enfrentadas diariamente e que muitas vezes o público desconhece. É impossível não notar a escrita característica da autora mesmo no número reduzido de paginas, e mais difícil ainda sair sem aprender um pouco mais não apenas sobre a produção de conteúdo, e sim sobre quem você quer ser como pessoa!

Conversas Literárias, escrito por Teca Machado, é o conto que encerra a antologia, mas nem por isso é menos importante. Novamente o leitor é convidado a acompanhar a rotina de uma blogueira, só que dessa vez com um diferencial: a capacidade de se ver dentro dos enredos e interagir com os personagens! Quando Clara comprou um computador novo, o Inside, por mero impulso ela não imaginava que com ele viria todo um mundo de possibilidades...   O que você faria se você pudesse entrar no último universo que você leu e comentou? E se ainda tivesse o poder de modificar o rumo da história, quais obras você gostaria de modificar? Clara irá descobrir como é viver a experiência de ser mais do que uma leitora e você está convidado a acompanhá-la nisso! Em um enredo divertido e fantasioso, o leitor será convidado a sonhar e imaginar um mundo onde tudo é possível, trazendo um desfecho leve e apaixonante para uma obra que encanta com sua diversidade.

"A vida é curta demais para não se viver, e a perfeição está no simples fato de existir."

Blogueiras.com é um livro formado por mulheres fortes que dedicam a sua vida pra que pessoas, como eu e você, possam alcançar novos universos; é aquela obra que te fará repensar acerca da imagem que se tem que ser blogueira é algo fácil e que não há trabalho algum quando na verdade requer muita dedicação e abdicar de outros compromissos em prol desse amor que se tem em blogar e compartilhar novas histórias!

"Nada nem ninguém é apenas uma coisa. Tudo possui dois lados."

Dizer que o blog Nem te conto acertou em cheio no seu objetivo é extremamente pouco para a grandeza e riqueza que essa obra apresenta! Por isso só posso aconselhar que vocês leiam, se encantem, se deixem envolver e descubram como é fazer parte desse apaixonante é complicado mundo da blogosfera. Tenho certeza que não irão se arrepender!

Um beijo 


3 comentários:

  1. Gente, que resenha chocante! Amei conhecer suas impressões sobre cada conto e fiquei grata, feliz e emocionada com suas palavras! Obrigada por compreender e apoiar tanto esse projeto!
    Beijoooo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, obrigada por compartilhar conosco sias impressões sobre cada conto. Feliz demais em saber que curtiu a Mafalda. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou tão lindeza que a gente até arrepia.
    <3
    Fico muito feliz!
    Obrigada pelo carinho.

    Beijoooos

    ResponderExcluir