Jogo: Full Throttle Remastered

|

Dizem que a sensação de liberdade proporcionada ao se pilotar uma motocicleta é indescritível. A fim de vivenciar novas experiências; a próxima jornada será realizada a bordo de uma. Então é hora de colocar o pé na estrada em direção ao próximo destino. P.S.: Começo a suspeitar que, talvez, não tenha sido uma boa ideia fazer isso nesta época do ano, pois está bastante frio (Brrrr!).

Antes de dar seguimento a esta aventura, duas coisas - extremamente importante - deverão ser feitas: 1ª - verificar o tanque de gasolina (afinal sair do lugar é importante); 2ª - tirar a poeira desta máquina (são mais de duas décadas que está) encostada.

A essa altura do post, o "destino" não é mais segredo para ninguém. Caso você seja das décadas de 80 ou 90, com certeza conhece Full Throttle (se não sabe do que se trata, me pergunto se estava em uma certa caverna...) - um dos jogos que marcaram a minha infância e que finalmente ganhou uma versão Remastered.

Full Throttle


É um clássico da década de 90, originalmente lançado em 1995 - 30 de Abril - pela LucasArts; A versão remasterizada foi lançada em 18 de Abril e foi produzida pela Double Fine Productions (companhia fundada por Tim Schafer - designer original).  Utiliza o sistema Point and Click - onde toda a interação é feita através do mouse.  

Em 2040, os veículos não tocam mais o chão; apenas as gangues de motoqueiros ainda tem contato com o solo - fazem disso um estilo de vida, por isso a Corley Motors - a última fábrica de motos à moda antiga - ainda faz sucesso.  Ben Throttle é o atual líder dos Polecats; enquanto rodava com sua gangue, acaba tendo seu caminho cruzado por uma limousine branca - como ninguém cruza seu caminho... - acaba passando por cima dela e destruindo o ornamento que simbolizava aquele veículo. Tal reação deixa um certo ocupante entusiasmado e curioso para descobrir quem são aqueles caras.
Algum tempo depois, Malcolm Corley - fundador/presidente da Corley Motors - chega ao Kick Stand Bar (local frequentado por motoqueiros) e pergunta quem foi que passou por cima da sua limousine.Após Ben dizer que foi ele mesmo quem fez aquilo; Corley começa a contar sobre seus dias de glória (os quais sente falta). 

Após algum tempo de papo, há uma interrupção nela, e o que ocorre a seguir acaba por colocar tanto o líder quanto os demais Polecats em uma situação complicada; cabendo a Ben esclarecer toda essa situação. Falar mais iria estragar a experiência do jogador.

Avaliação


Não há como precisar quantas horas de jogo são - irá depender de quem está no controle - mas deva ter entre uma hora e meia a duas horas, no máximo. A jogabilidade é bastante simples - por se utilizar o mouse como recurso principal; com o botão esquerdo, controlará o personagem pelo cenário ou caso selecione um objeto ou faça uma interação - há quatro opções: usar a mão, os olhos ou a boca, e o pé. 

A nova versão não apresenta nenhum ponto novo - o que considero um ponto positivo, afinal estamos falando de um clássico; quaisquer alterações seria desrespeitar o passado. Então para aqueles que já jogaram algumas vezes, os desafios serão simples e fáceis de serem resolvidos; entretanto para aqueles de primeira viagem ou que estão jogando novamente após anos, há um certo desafio em achar soluções (pois estas, por muitas vezes não são óbvias e os itens necessários estão camuflados.

Para os nostálgicos/fãs de plantão, uma outra boa notícia: a nova versão traz alguns bônus: toda a trilha sonora poderá ser ouvida; artes conceituais/rascunhos de locais, personagens; há como jogar ouvindo os comentários do designer original do jogo (para mim, só isso já valeu a experiência devido a curtir os bastidores).

Vale ressaltar que apesar de ter sido remasterizado ainda há como jogar à moda antiga - ou seja, na qualidade gráfica da época do seu lançamento (para isso, no PC, basta pressionar a tecla F1). Seja qual forma de jogá-lo, ele ainda consegue prender sua atenção por algumas horas, além de te fazer entrar dentro da história. 

Para terminar, ainda há certos detalhes que podem ter passados desapercebidos por alguns olhares mais desatentos - admito que fui um deles e só fui percebe-los por esses dias; já para os fãs de uma outra franquia da casa... acredito que não. 

O jogo - já - está disponível para PC pela SteamGog.com; quanto para PS4 pela PSN.


É hora de partir em busca de novas aventuras;
Até a próxima!
Vamos rodar!



Post Válido para o Top Comentarista.


19 comentários:

  1. Não sou muito fã de jogos e nem acabo jogando muita coisa, mas achei a premissa dele até interessante. Esse negócio das gangues de motoqueiros e tal e toda a ideia da história parece legal.
    Pra quem curte umas coisas assim pode ser interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, como você está?

      Bom, eu sou bastante fã de jogos - sejam eles físicos ou digitais. É uma premissa bastante interessante;

      Agradeço o seu comentário!

      Excluir
  2. Eu estava em uma caverna mesmo, pois nunca tinha ouvido falar desse jogo haha
    Mas achei bacana o tema proposto e acho que seja uma boa pedida pra quem curte jogos assim.
    Parece ser bem bom e que consegue envolver o jogador.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, como você está?

      Eita, acertar assim não era a minha intenção (risos).

      Legal!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, não tenho muito tempo para jogar, mas adorei a dica de jogo e vou aproveitar que estou de férias pra "cair na estrada". Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, como você está?

      Abraços!

      Sei como é; muitas obrigações e pouca diversão - mais aproveite o tempo de férias para jogar ou melhor, cair na estrada.

      Excluir
  4. Eu nunca fui de jogos online, por isso não conhecia e nunca ouvi falar desse jogo. Eu perguntei o meu irmão se ele conhecia, mas disse que não( ele só joga lol, na verdade.) Por ser um jogo antigo, acho que ele não conhece. Ele até ficou interessado.
    Obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane, como você está?

      Bom, este não é um jogo online - até por que quando ele foi lançado (era 1995 e internet discada não era barata) - e no relançamento apesar de termos uma Internet melhor, o jogo apenas sofreu um upgrade visual.

      Que bom, apesar de ser um jogo solo (tanto de é para um player quanto não tem continuação) dá para os dois tentarem chegar ao final. Admito que após muita tentativa e erro, eu cheguei ao final.

      Uma coisa engraçada foi que a primeira vez (após o jogo ter baixado e sido instalado, cheguei ao mesmo ponto que fiquei travado quando criança.

      Não há de quê!

      Beijos!

      Excluir
  5. Já gostei muito de jogar, mas como ultimamente não tenho tido muito tempo acabei deixando um pouco de lado este hobby. Para quem gosta de ter a sensação de estar pilotando, ou mesmo jogar para passar o tempo acredito que esta e uma boa indicação. Ainda não conhecia este jogo, e confesso que me senti tentada em dar uma jogadinha assim que tiver um tempinho.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso de não ter muito tempo - ultimamente tento fazer as coisas que virem conteúdo para cá. Realmente é...

      Bom, não é um jogo muito longo então dá para sentar e jogar quando tiver tempo - como tem save não tem que sempre começar do zero.

      Até a próxima.

      Excluir
  6. Não sei o que comentar acerca disso, visto que não sou uma pessoa acostumada com o tema. Não jogo e não entendo muito do assunto. Mas acho legal essa ideia de trazer jogos clássicos de volta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem com você?

      Bom, agradeço a sua participação.

      Irei tentar trazer mais jogos!

      Excluir
  7. Eu joguei muito, porém hj não tenho tanto tempo devido a faculdade e outras atividades... adorava os jogos de resident evil, driver, super mário, donk kong e entre outros! Mas foi válido a dica e irei passar para meu irmão que é vidrado em jogos de PC rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Gostei muito da indicação do jogo mesmo não conhecendo muito sobre esse assunto!! Para falar a verdade não sou muito fã de jogos mas fica a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Nunca ouvi falar desse jogo rsrs
    Eu não jogava muito videogame quando era criança.
    Os fãs dos jogos devem ter ficado felizes com a oportunidade de jogar a versão original e a remasterizada também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Jogo interessante, achei bem diferente. Eu não conhecia, o jogo é um pouco mais velho que eu HAHAHA Se um dia eu tiver a oportunidade de jogar acho que vai ser divertido.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  11. Ai, que bacana! Percebi que era um clássico, mas nunca tinha ouvido falar desse jogo :/
    Achei bem bacana a história entre o motoqueiro e o fundador da empresa, deu um ar mais pessoal pro jogo que parece ser bem divertido :D

    ResponderExcluir
  12. Oi, não conhecia kkkk eu fui me interessar mais por jogos faz pouco tempo e por influência do meu irmão mais novo.
    Não gosto muito de moto, mas no jogo tá valendo.

    ResponderExcluir
  13. Olá ;)
    Costumava jogar muito com meu primo quando era mais nova, mas desacostumei.
    Não conhecia Full Throttle Remastered, mesmo sendo da década de 90, mas parece um jogo bem interessante.
    Achei bem legal a temática do jogo, espero ter a chance de jogar algum dia ;)
    Abç

    ResponderExcluir