Resenha: O Treinador do Meu Sobrinho - Vanessa Gramkow

|

Com um tamanho reduzido, O Treinador do meu Sobrinho é uma obra que poderia vir a ser confusa ou superficial. No entanto, muito bem escrito pela autora Vanessa Gramkow e com uma edição bonita e agradável realizada pela Editora Ella, esse é um livro capaz de propiciar momentos agradáveis regados a um bom romance e uma linda história sobre família e superação de medos. Confiram mais sobre ela na resenha a seguir:


Duda aprendeu que a vida não era fácil, mas nunca se deixou abater pelos obstáculos. Conhecida por sua personalidade ousada, ela valorizava sua própria liberdade acima de quaisquer sentimentos. A vida estava sempre sob seu controle... até seu sobrinho, o jovem tenista Igor, garantir-lhe que André, seu treinador, seria o “homem ideal” para ela. Duda não acha que precisa de qualquer relacionamento sério, aliás, aprendeu que o amor não existe para todos, especialmente não para ela. Por isso, tudo soava muito divertido quando Duda soube que finalmente conheceria o “tão mencionado” André; o problema é que o tal “homem ideal” era um babaca que parecia muito disposto a irritá-la. Agora, Duda precisará lidar com as expectativas românticas de seu sobrinho, a monitoria estressante de sua irmã mais velha, o confronto com seu próprio passado doloroso e a verdade de que nunca é tarde para aprender a amar.

Informações técnicas:
Obra:  O Treinador do Meu Sobrinho Autor(a):  Vanessa Gramkow Páginas: 146 Ano de Lançamento: 2017 Editora: Ella  Avaliação: 4 /5 estrelas Onde comprar: Amazon / Ella 


“Não sabemos o que a vida nos guarda, vamos sofrer sim, mas os momentos de felicidade que o amor traz compensam mais.”

Maria Eduarda é uma mulher de vinte oito anos bem resolvida e totalmente desacreditada no amor; com medo de perder aqueles que ama, ela jurou nunca se envolver com ninguém permitindo ser machucada depois da morte precoce de seus pais. Ex-modelo e uma fotógrafa excelente, ela está prestes a voltar para o Brasil para realizar o book de seu sobrinho, Igor, na competição de tênis em que ele está a participar. No entanto, ao chegar ao país que há muito não visitava, o trânsito pesado e uma festa à distância faz com que uma intensa vontade se manifeste nela de registrar algo que está tão fora do comum.

"Também, você idealiza muito um homem perfeito, minha irmã querida. Para ser príncipe, basta ser homem; e para ser encantado, basta ter atitude."

Enquanto fotografa as belezas do Carnaval e os foliões que ainda se encontram por ali, Duda, é abordada por um rapaz que logo se mostra capaz de despertar sentimentos nelas. Irritada com o estranho que parecia determinado a não deixa-la em paz, ela se vê surpreendida por ele ao receber um beijo repleto de audácia que a faz gostar muito mais do que deveria. Determinada a se manter afastada de qualquer coisa que pudesse fazê-la sentir mais do que um mero desejo, ela logo se vê indo para longe em direção ao resort para onde deveria ter ido desde o começo...

“Odiava pensar que, não importa o quando amemos uma pessoa, um dia iremos perdê-la.”

                Determinada a não se deixar abalar por um completo estranho que provavelmente nunca mais veria, Duda foca naquilo que mais importa no momento: seu sobrinho Igor e conhecer seu misterioso treinador a quem ele jurava ser seu par ideal. No entanto, quando finalmente ela se depara com o rapaz que sua irmã havia lhe alertado para ficar longe, ela acaba por ter uma grande surpresa: André e o rapaz da praia são a mesma pessoa, o que acabaria por dificultar bastante sua ideia de se manter distante. Quanto mais ele a provoca, mais Duda tem certeza que poderia estar em um serio perigo de acabar se apaixonando ao se ver tendo que lidar com uma atração intensa capaz de fazê-la acreditar pela primeira vez no amor. Mas quando segredos vêm a tona juntamente a presença de seu ex, Alex, que ainda se mostra completamente apaixonado por ela; Duda seria capaz de deixar o medo de lado e arriscar o caminho mais arriscado ou acabaria no seguro?

"Não sabemos o que a vida nos guarda, vamos sofrer sim, mas os momentos de felicidade que o amor traz compensam mais. Perder alguém é uma coisa natural, a morte chegará para todos um dia, mas antes de isso acontecer temos é que viver, especialmente viver amando a cada instante."
  


O Treinador do Meu Sobrinho é um livro simples com uma história leve e divertida, sendo ideal para ser realizada de forma rápida diante de suas poucas páginas e escrita fluida e envolvente. Seguindo um padrão que poderia ser considerado até de certa forma clichê, essa obra fala sobre descobertas e a força de um amor, mesmo que lhe falte profundidade em alguns momentos diante da superficialidade de seu desenvolvimento. No entanto, isso não é algo que a torna de forma alguma algo ruim. Intrigante esse é um enredo sobre família e amor, uma busca pela felicidade muitas vezes almejada, mas poucas vezes encontrada. Com personagens de personalidade forte que conquistam o leitor com seu jeito de ser, essa é uma história para acalentar o coração e ideal para sair daquelas ressacas literárias que constantemente assolam a vida dos leitores.


Maria Eduarda é uma protagonista que se mostra desde o início alguém forte e determinada ao mesmo tempo em que deixa transparecer ser alguém repleta de medos que a impedem de se entregar de forma completa a vida. Intensa, ela é alguém que não se deixa influenciar pelo que os outros pensam e vive a vida de forma completa sem jamais refrear seus desejos. No entanto, fica claro ao leitor que sua vida possui um espaço vazio que se mostra em suas inúmeras relações de uma noite só. Extremamente real, ela é alguém que claramente conseguimos nos identificar e torcer por seu final feliz. Extremamente teimosa, por diversas vezes sentimos raiva de suas ações que insistem em fazê-la se afastar do que está claro ser aquilo que ela quer e precisa. Duda acaba por ser aquela pessoa que todo mundo conhece ou até mesmo é; extremamente bem desenvolvida essa é uma protagonista que encanta e ensina muito através de suas reflexões e vivências! 

Por outro lado, André, é um personagem que passa a impressão de ser alguém extremamente mimado a um primeiro olhar. Cercado por mulheres ele é alguém que mostra conhecer bem o seu poder de sedução e o utiliza sempre que há um interesse em alguma delas; podendo ser associado à figura de um bad boy esse é um personagem que instiga o leitor logo nas primeiras páginas e o deixa curioso sobre seu jeito de ser. Extremamente real ele é alguém que ao decorrer das páginas nos permite entender e vê-lo com novos olhos; sua personalidade se mostra repleta de características que o definem e o afastam dessa primeira impressão passada ao leitor. Intenso ele também é alguém que não reprime seus desejos e nem esconde as suas vontades, totalmente sincero André é alguém que sabemos que não tem papa na língua e nem se deixa ficar na vontade; sarcástico, mas ao mesmo tempo utilizando-se de humor, ele é capaz de conquistar o leitor que se vê gostando dele de forma natural e rápida. Muito bem construído esse é um protagonista forte e determinado que não se deixa abalar pelos percursos da vida, mas que se mostra alguém que tem muito a ensinar com seu jeito de ser e forma de enxergar a vida.

Muito bem escrito, os personagens secundários apresentam quase uma posição de protagonismo ao se encontrarem completamente entrelaçado a trama desenvolvida por Vanessa. Igor é alguém que se mostra um dos maiores responsáveis pela construção da história, onde com sua inocência ele se mostra um garoto gentil e perspicaz sobre coisas que outros ignoram ou parecem não ver. Mariana é uma personagem que se mostra ao mesmo tempo totalmente controladora e protetora a sua irmã. Alex é alguém que se mostra impossível de ser odiado por se mostrar totalmente sincero e apaixonado, seus sentimentos se mostram tão críveis que chegamos a nos sentir mal por vê-lo não poder receber o que tanto merece: ser amado. Essa é uma trama onde nenhum personagem se mostra vazio ou jogado para preencher espaços; algo que apesar de não ser fácil foi realizado com maestria pela autora.


Com uma história simples, sem muita profundidade somos levados a nos envolver em um enredo que atrela questões familiares a medos profundos do ser humano e um dos mais belos sentimentos do mundo: o amor. Rápida, seu número de páginas reduzidas proporciona uma leitura que pode ser realizada em poucas horas regada a bons momentos e um romance que está longe de ser perfeito, mas que encanta com sua profundidade e desenvolvimento. Com pontos positivos e negativos vemos uma escrita coesa e fluida, que envolve o leitor em sua trama o instigando a permanecer em suas páginas de forma a descobrir suas reviravoltas e histórias - mesmo que em alguns momentos acabe por pecar na falta de profundidade e desenvolvimento de algumas relações apresentadas durante seu contexto. 

Com uma capa interessante e que transmite bem a história de suas páginas, essa é uma obra que conta com uma diagramação bem desenvolvida e alguns erros gramaticais que não deterioram a leitura. Com pequenos detalhes, esse é um livro simples, mas que se mostra na medida certa para ser agradável aos olhos e ideal para leitura. Suas páginas amareladas não cansam a visão durante as horas envolvidas nele e a letra, apesar de ser consideravelmente reduzida, ajuda no decorrer das páginas. Em síntese é um trabalho realizado pela Editora Ella de forma coesa é bem executado onde os erros pequenos não acabam por retirar a qualidade da obra. 


O Treinador do Meu Sobrinho é uma leitura feita para ser realizada de forma rápida propiciando momentos agradáveis regados a uma história gostosa e com uma escrita fluida. Mantendo-se superficial em alguns momentos e corridos em outro, essa é uma história que possuía muito a oferecer, mas não o mostra por completo; no entanto, isso não a torna desagradável ou ruim. Vanessa Gramkow se mostra uma autora cheia de talentos com sua obra de estreia, com um grande potencial a ser explorado; definitivamente ela é alguém que podemos esperar grandes obras pela frente. 

Tranquila, essa é uma obra que possibilita o leitor bons momentos com uma leitura leve e agradável mesmo que sua complexidade praticamente inexista. Com temas sérios e importantes somos levados a refletir sobre perdas e reencontros e sobre lutar pelo que se deseja em meio a dificuldades... É um enredo sobre aprendizados e auto descoberta; é um romance que foge de padrões pré-estabelecidos ao trazer uma história repleta de reviravoltas onde ele quase permanece em segundo plano. Apesar de ser algo que para muitos pareça simples, é um enredo com uma mensagem bonita e que se mostra capaz de cumprir o que promete: uma história sobre amor e as batalhas que ele exige de nós. Definitivamente essa é uma obra recomendada a todos aqueles que desejam um bom romance regado a muitas emoções e descobertas!

Um beijo 


Um comentário:

  1. RESENHA SENSACIONAL! Conseguiu transmitir com suas palavras o que quero passar aos leitores QUE OS MOMENTOS MAIS SIMPLES SÃO OS MAIS ESPECIAIS! Com palavras sinceras e construtivas, consigo a cada dia aperfeiçoar esse dom, que tanto amo, que é escrever. MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir