Facebook

Resenha: O Verão da Minha Vida - Nova Weetman

21 janeiro 2018



O Verão da Minha Vida é um livro da coleção Escolha o Seu Felizes para Sempre que permite ao leitor escolher sua trajetória e desenrolar com bases na suas próprias vontades. Deixando o livre, somos apresentados a várias direções possíveis de prosseguir cujos resultados são imprevisíveis, mas com a vantagem de que sempre há a chance de recomeçar caso não goste do resultado alcançado. Diferente, apesar de não fazer muito o meu gosto, essa é uma obra divertida que permite surpresas a cada escolha e se mostra ideal principalmente para os mais jovens. Simples, mas encantadora, Nova Weetman mostra seu talento no segundo volume da série com uma obra cujo começo se mostra promissor!



A vida é feita de escolhas, e ninguém sabe melhor disso do que as meninas! Terminar o dever ou ir para o shopping? Juntar a mesada para aquele celular incrível ou comprar o box da sua série mais amada? São tantas decisões...
As personagens da coleção Escolha o seu felizes para sempre também têm muitas opções — aqui cada escolha delas é sua, e é você quem decide o caminho que elas devem tomar. Siga o seu coração e veja aonde ele leva, ou volte atrás e escolha tudo outra vez!

É o último dia de aulas e Frankie só consegue pensar que seu verão não está prometendo: um calor de morrer e seu violão como única companhia... Isto é, até que surge uma oportunidade de ir para Londres nas férias! Isso pareceria ótimo se não significasse reencontrar Jake, o menino que partiu seu coração. Além disso, Frankie ainda precisa decidir se férias na praia com o pai são uma saída perfeita ou uma torta de climão, já que seu pai está com uma namorada nova, que também tem uma filha! Será que ela vai perceber que esqueceu Jake de vez? Ou vai acabar enterrando a nova "irmã" na areia? Cabe a você decidir o que Frankie vai fazer em O verão da minha vida!


Informações técnicas:

Obra:  O Verão da Minha Vida Autor(a):  Nova Weetman Páginas: 224 Ano de Lançamento: 2017 Editora: HarperCollins  Avaliação: 4/5 estrelas Onde comprar: AmazonSaraiva


Frankie é uma jovem preste a completar quatorze anos, cuja família se assemelha a mais de metade da população: a de pais separados. Vivendo em duas casas, ela se vê constantemente em busca das coisas que acaba por levar de um lado para o outro, e enquanto busca seu maio verde para usar no último dia de aula isso não é diferente. Lembrando, com a ajuda de sua mãe, acerca do paradeiro dele ela sai correndo para a casa do pai para encontrar a peça perdida, mas o que era para ser uma simples passada acaba por ser um grande desastre quando sem querer acaba por se deparar com a nova namorada do pai de quem até então nunca tinha ouvido falar.

Chateado com a novidade e com a perspectiva de ter que dividir a atenção de seu pai, ela parte em direção à escola saindo em busca de sua melhor amiga Gen, acabando por se deparar com o seu mais recente crush Tom - com quem deseja estabelecer um relacionamento começando com uma troca de telefone e encontros durante o verão. Mas se o dia já tinha começado ruim, ele acaba apenas por se tornar pior conforme passa; desde de ter sua nova bicicleta roubada até descobrir que o garoto que gosta tem namorada e ter que ir embora sozinha da festa da piscina porque sua amiga estava ocupada demais com um garoto, Frankie apenas deseja que o dia acabe.

No entanto, quando sua mãe vem com a notícia de que por causa do trabalho terá que viajar para Londres a convidando para acompanhá-la; as coisas parecem começar a melhorar - isso tirando a perspectiva de reencontrar Jack (o garoto que partiu seu coração). Por outro lado, seu pai também está disposto e ansioso por passar as férias ao seu lado; convidando-a a ir para a casa de praia da namorada junto com eles, Frankie se vê diante da sua primeira escolha: deverá ela ir com sua mãe saindo da Austrália e indo para Londres arriscando partir seu coração novamente ao reencontrar o garoto que simplesmente a riscou da sua vida sem mais explicações ou deveria ela ir para a praia com seu pai e sua nova namorada?

Londres seria incrível, mas talvez fosse difícil demais encarar Jack depois de tudo o que havia acontecido. E eu realmente amava o mar, mas não tinha certeza de como me sentiria passando mais tempo com a nova namorada do meu pai.

No meio de escolhas tipicamente adolescentes, acompanharemos e decidiremos junto à ela o próximo passo a ser dado... Prepare-se e escolha qual caminho seguir em busca do final feliz - ou não.




O Verão da Minha Vida escrito por Nova Weetman, é uma obra extremamente leve e sem floreios cujos finais são facilmente alcançados de forma a ser uma leitura rápida e objetiva. Se mostrando uma obra acertada para o público juvenil a quem a série é realmente voltada, essa é uma obra de fácil compreensão que se mostra divertido justamente por possibilitar ao leitor a escolha do que irá acontecer - como muitas vezes também ocorre na vida real. Trazendo realidade para o fictício, esse é um enredo que não apresenta grande originalidade em seu desenrolar, mas que se mostra o contraponto perfeito para uma história feita para condizer com o real assim como seus personagens.




Frankie é a típica protagonista adolescente, insegura, cheia de manias, que tenta lidar da melhor forma com a questão de ter pais separados e que parece estar vivendo a guerra que definirá sua vida ao se ver diante da última oportunidade de conseguir estabelecer uma relação com aquele que permeia seus pensamentos. Impulsiva, mas extremamente honesta (mesmo que isso vá resultar em um grande prejuízo as suas finanças), ela é alguém que se mostra intensa e que mesmo com medo não hesita em viver sua vida da melhor forma. Extremamente crível, ela logo é capaz de criar uma empatia naqueles cujas idades são parecidas e uma sensação de nostalgia para aqueles que já deixaram a algum tempo essa fase. Fácil de acompanhar, nos vemos envolvidos em sua história e nos seus desenrolares ansiando por saber o que cada escolha irá resultar...

Já os personagens secundários apesar de presentes na história, quase não apresentam grandes características, apesar de se mostrarem únicos. Simples, mas necessários para o desenrolar da história, nos deparamos com pessoas facilmente presentes na vida real que se mostram imperfeitos, mas com características totalmente reais.




Narrado em primeira pessoa, essa é uma obra que cujos detalhes não são muito complexos e que não apresenta muito a ser dito. Mas definitivamente apresenta um diferencial ao proporcionar a experiência de que o próprio leitor escolha o caminho que deseja seguir criando sua própria narrativa e história. Seguindo uma base temporal que não se perde e não fica confusa, a autora soube criar a obra de forma ideal e completa para não acabar por deixar o leitor se sentindo perdido em meio a reviravoltas. Com encaixe perfeito, essa é uma obra que não busca na elaboração a criação de uma obra de qualidade, mas que cativa pela sua simplicidade e ar juvenil.

Sua edição realizada pela HarperCollins também é algo que acaba por cativar com suas cores bem juvenis e atrativas é uma capa sem muitos detalhes, mas que se mostra ideal para a obra. Com uma diagramação repleta de detalhes e muito bem desenvolvida, em nenhum momento o leitor se sente perdido acerca de para onde prosseguir e o que significa cada escolha. Muito bem revidada, erros gramaticais não foram encontradas em seu decorrer, além de apresentarem uma fonte de tamanho agradável em folhas amareladas. Bonita e encantadora, essa é uma obra que remete a adolescência, se mostrando completa em todos os aspectos.




Em síntese, O Verão da Minha Vida é uma obra que apesar de simples não deixa a desejar no quesito diversão e interatividade. Com diversas opções que facilmente o leitor se imagina tendo que fazer, essa é uma obra cuja realidade surpreende e encanta com sua história e narrativa fluida e envolvente. Longe de ser uma das melhores obras já criadas, esse é um livro mais do que recomendado para dar de presente aos jovens que constantemente se veem cercados por questionamentos e necessitam aprender escolher. De forma divertida, através da trama importantes lições como a que uma decisão pode mudar tudo são apresentadas ao leitor que pode se ver arriscando seguir por diferentes caminhos até encontrar o final que mais lhe agrada - confesso que eu tenho meu preferido. Permita-se e aventure-se também em busca do seu final feliz - ou melhor, do final feliz de Frankie!


Um beijo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário