Facebook

Evento: Literatura por Mulheres - Brasília

09 março 2018



Oi, gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu estou aqui para falar com vocês acerca de um evento incrível que acontece amanhã aqui em Brasília em homenagem as mulheres maravilhosas que nos encantam todos os dias com histórias bem desenvolvidas e totalmente encantadoras! Confiram um pouco mais sobre ele a seguir:


Apresentação

    Idealizado por um grupo de blogueiros em 2016, o “Literatura por Mulheres” nasceu com a proposta de debater o papel da mulher na literatura utilizando como gancho a temática do “Dia Internacional da Mulher” promovemos uma tarde de bate-papo com autoras convidadas escolhidas por meio de votação popular.
    Após uma acirrada votação feita no evento do Facebook, com o objetivo de tornar a escolha das autoras mais democrática (sem o envolvimento direto da organização) e dinâmica, onde as autoras movimentaram seus leitores para votarem, o público escolheu as autoras Cristiane Sobral, Kássia Monteiro e Lorena Nery para o bate papo, em uma mesa redonda, que será mediada pela autora Patrícia Baikal. O time de escritoras irá protagonizar um bate-papo descontraído sobre temas como o prazer de transpor as histórias para o papel; os gêneros literários considerados masculinos ou femininos; a aceitação das mulheres escritoras no mercado literário; as estratégias editoriais; e muito mais.


Sobre as autoras



Patrícia Baikal (mediadora)

Nascida em Campo Grande, criada em Uberlândia e residente em Brasília. Do signo de aquário e graduada em Direito. Adora escrever histórias que mesclam realidade com fantasia. Autora dos livros Mariposa, Mulher com brânquias e também de contos e tirinhas. Foi agraciada com os Prêmio Campos do Jordão de Literatura 2015 e o Prêmio Literário Darcy Ribeiro 2014.









Cristiane Sobral (autora convidada)

Cristiane Sobral é escritora, professora de teatro e atriz. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. É Mestre em Teatro e ganhadora do Prêmio FAC 2017 Culturas Afro-Brasileiras. Tem cinco livros publicados, com destaque para “Terra Negra”, 2017, ed. Malê). Iniciou sua carreira como escritora em 2000 na antologia Cadernos Negros (SP). A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo.  Seus textos mesclam crítica e suavidade com uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres.




Kássia Monteiro (autora convidada)

Kássia Monteiro nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, mas reside em Brasília desde os nove anos. Jornalista e escritora, fala quatro idiomas e sonha em conhecer o mundo. Deu o primeiro passo em 2013, quando trabalhou junto à prefeitura de Bogotá no projeto "Linguaventuras". Por dois meses, foi professora de inglês em um colégio público da capital colombiana, ministrando aulas para alunos de cinco a dezoito anos. Autora dos contos “Capeta” e “Amor nos tempos da artrose“, ambos publicados pela Editora Draco, ficou entre os finalistas do prêmio SESC-DF de crônicas Rubem Braga 2012 e já ministrou oficinas literárias na Universidade de Brasília e na Feira do Livro de Brasília. “Soberana – a ascensão da rainha de Marte”, seu primeiro romance, é uma releitura fantástica do clássico “Senhora“, de José de Alencar, e promete conquistar o público jovem.




Lorene Nery (autora convidada)

Lorena Nery Borges, nascida na cidade de União,mas teresinense por pertencimento. Inserida no mundo literário com participações nas antologias poéticas: Acolha o Pólen da Vida 1 e Amores em Metamorfose, ambas no ano de 2017. Colunista no site Beco do Poeta, Revista Livros Nacionais, colaboradora na Página Nostalgia Poética, Mediadora do Leia Mulheres Teresina e proprietária da página Nas EntreLinhas da Lo Amor.





Sobre a organização

O trio de blogueiros Luciano Vellasco, dono do blog Academia Literária DF, Paulo Souza, do Ponto para Ler, e a Jéssica Rodrigues do blog Leitora Sempre promovem eventos literários em Brasília há mais de 2 anos. Já organizaram e ajudaram a organizar em eventos de grande porte como a Feira do Livro, o 1° Encontro de Blogueiros de Brasília, 3 edições do evento Semana do Livro Nacional e vários encontro de fãs. Fomentadores da literatura, os blogueiros atuam ao lado de autores nacionais e editoras na propagação de encontros dedicados a falar de livros.


Dados Gerais
Evento: Literatura por Mulheres
Local: Sesc Presidente Dutra, Teatro Silvio Barbato
Data: 10 de Março de 2017
Horário: 15h às 18h
Mediação: Patrícia Baikal
Autoras: Cristiane Sobral, Kássia Monteiro e Lorena Nery
Link do Evento: aqui.
Organização: Academia Literária-DF, Leitora Sempre e Ponto Para Ler.

E ai, quem está em brasília e vai nesse evento incrível? Vamos prestigiar essas mulheres lindas <3

Um beijo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário