Crítica - A Bailarina

|

                A Bailarina ( ou Ballerine) é a mais nova animação da Paris Filmes, e têm sua estreia marcada para o dia 26 de Janeiro - apesar de que em algumas localidades já contarem com sessões de pré-especiais.  Com roteiro do trio: Carol Noble, Eric Summer e Laurent Zeitoun e direção de Eric Summer e Éric Warin, esse filme promete trazer ao público uma hora e meia de uma história sobre sonhos, paixões, dança e uma linda amizade.  Tornando assim, não apenas as crianças o público alvo do filme, mas sim todos aqueles que um dia já o foram e sonharam em realizar – e até ser – algo em especial!




Sinopse:

A produção ambientada na Paris do século XIX narra a história de Felicie, uma sonhadora menina órfã que almeja realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Para isso, a jovem toma uma atitude arriscada para conseguir o que quer: foge para Paris e decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.





                Felicie é uma jovem por volta dos seus – acredito que no máximo – treze anos que tem como sonho ser uma grande bailarina. Órfã, ela não sabe muito sobre seus pais e tudo que já conheceu foi o orfanato onde foi deixada, junto a uma caixinha de música, quando ainda era muito pequena para se lembrar. Desde que se entende por gente, a dança parece a acompanhar e ela se vê se vivendo a vida em meio a rodopios e trapalhadas junto ao seu melhor amigo Victor.


               Victor foi deixado no orfanato na mesma época que Felicie e desde então os dois se uniram formando uma linda e sincera amizade. Ele sempre está lá quando ela mais precisa e compartilha do sonho que ela possui de fugir de lá e conquistar o mundo realizando o que a Madre insiste em dizer que é bobagem. Ao contrário de sua melhor amiga, seu sonho é ser um grande inventor; para tanto vive a consertar e criar novos protótipos de invenções que ele tem certeza que darão certo, mas que sempre contam com algum problema na execução. 

  
No entanto, no meio de algumas dessas tentativas, ele irá criar aquela que os possibilitará finalmente conhecer a tão sonhada Paris do século XIX. Uma terra de sonhos, romance, dança, invenção e como ele mesmo gosta de ressaltar: romance. Mas como nada ocorre de forma fácil ou normal para eles, os dois logo se veem separados na chegada a cidade tão esperada. Felicie, se encontrando sem alternativa, e não conhecendo nada por ali, segue sem rumo e a procura da Grand Opera, um local que exala música por todos os lados e que foi capaz de encanta-la em apenas uma imagem.

 É então que sem querer seu caminho se cruza com Odette, uma empregada ali perto que mesmo sem a conhecer a ajuda a sair de uma enrascada, logo depois de Felicie ver a mais incrível bailarina na sua frente. Insistente e até um pouco irritante, como apenas ela consegue ser, ela a convence que pode ser uma excelente ajudante de limpeza conseguindo assim um lugar para ficar e ainda ajudar a quem ela já considera uma nova amiga.

Mas depois de se encontrar com a filha da “sua” nova patroa, Charllote, e ela estragar a única coisa que possuí de valiosa, ela se vê com muita raiva e com a oportunidade de finalmente realizar seu sonho, só que para isso terá que mentir dizendo ser quem não... E nem preciso dizer que o ditado: Mentira tem perna curta, se aplica de forma intensa aqui, certo?


            Felicie está longe de ser uma bailarina e mal conhece os passos mais importantes do ballet; também não a ajuda que o professor de sua turma insista em pegar em seu pé por achar que ela só está ali por auxílio de sua mãe, a dona do restaurante que serve as costelas mais gostosas da cidade e que o dono do teatro ama. Mas determinada a não se deixar abalar pelo que não sabe, ela está disposta a provar seu lugar e viver sua paixão, mas será que ela conseguirá isso antes que acabe em mais confusão? 


                A Bailarina é uma animação que não deixa nada a desejar aqueles que vão assistir em busca de uma história leve e divertida. Ela é capaz de te fazer refletir sobre como viver, se arriscar, sobre recomeços, sonhos e paixões, se tornando assim mais do que apenas uma animação boba e sem uma mensagem.

As crianças irão aprender desde cedo a acreditar e persistir no que desejam ser mesmo que todos ao seu redor duvidem; irão entender que mentir nunca é a verdadeira resposta não importa o porquê, e aprenderão sobre que verdadeiros amigos podem ficar chateados com você, mas nunca te abandonarão! Além disso, também mostrará que existem pessoas ruins e maldosas no mundo que sentem prazer humilhando os outros, assim como muitas vezes uma pessoa pode não ser apenas o que você conheceu por alguns momentos. Da mesma forma existem aqueles que irão te ajudar sem precisar saber muito sobre você e não nutrirão interesse algum ao fazer isso.

                Encantador, com risadas garantidas e uma linda mensagem; A Bailarina é capaz de encantar todo o público sendo uma excelente escolha até para aqueles que não possuem filhos ou crianças pequenas para levar.  Um grande aprendizado sobre não só paixões em suas mais variadas formas, mas sobre uma cultura diferente e sobre o ballet; uma forma de dança capaz de representar a mais leve pureza que nem mesmo a água se move em sua presença.

                Se eu veria novamente? Com toda a certeza. Mesmo não sendo uma crítica do mundo cinematográfico, daria sem medo nota cinco a essa nova aposta da Paris Filmes que tem tudo para ser um grande sucesso de bilheterias. Afinal, é sempre bom quando encontramos um filme que retrate a verdadeira realidade; Felicie não é uma princesa, mas mesmo assim é capaz de mostrar que nada é impossível quando a gente não desiste daquilo que realmente o nosso coração almeja! Prepare-se para reencontrar a criança sonhadora que um dia você foi e acredite que nunca é tarde para ser o que se deseja ser, envolva-se nas canções e com esses encantadores personagens e se permita porque é hora de levantar voo!

                Confiram o trailer e não deixem de ir prestigiar essa obra nas telas do cinema. O filme se encontra disponível tanto na versão 2D quanto 3D, basta escolher a forma que prefere e aproveitar ;) 


  Um beijo

26 comentários:

  1. Oi, Brooke!
    Como eu não vi trailer e nem ouvi falar desse filme?
    Adoro esse tipo de animação. Sempre trás emoção e muitas lições para sempre aprendidas. O tipo de filme que as crianças devem sempre assistir. Quero muito ver o filme no cinema! Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Tenho dois filhos pequenos, e filmes assim são praticamente obrigatórios em casa (imposição deles). Ainda não conhecia essa novidade, com certeza já deixo anotado aqui, em breve vou conferir.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia essa animação, mas agora sei que preciso tentar assisti-la o mais rápido possível. Adorei os traços da imagem, muito bem trabalhados. E o enredo é espetacular, promete conquistar meu coração. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,
    Adoro animações, essa é uma que quero ver... vi alguns comentários e pra ser sincera todos muito bons.
    Gostei de saber da história e da lição de vida que traz essa animação.
    Excelente resenha, parabéns!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ahhh que vou querer assistir esse desenho, gosto muito de assistir desenhos assim, com temática romantica, ensinamentos e que realmente possuem uma história. Gostei das imagens das cenas e me interessei bastante!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse filme, como pode?! hahahha Adoro animações, e esse já me cativou, espero assistir em breve. Gosto de histórias leves e divertidas, e se for reflexiva, melhor ainda. Adorei saber do filme, curti muito sua resenha e sua sincera opinião.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Se tem algo que eu sou apaixonada, é animações e sempre procuro ver os lançamentos. Eu amei a premissa desse filme, sobre uma menina que corre atrás de um sonho que, diferente de outros filmes, é bem real e pode acontecer com qualquer um de nós. Pessoas invejosas sempre vão existir e fiquei feliz em saber que a amizade é retratada de uma maneira legal nesse filme. Já não vejo a hora de conferir!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Vi o trailer dessa animação quando fui assistir "Moana" e me apaixonei, mas não sabia que já tinha sido lançado. Quero assistiiiir!Parece ser lindo, eu adoro quando os filmes focam bastante na persistência de seguirmos nossos sonhos, não importando quão difíceis e inalcançáveis eles pareçam. Fico feliz que tenha gostado :)

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não conhecia esse filme, mas pelo sue post já é um que eu gostaria de assistir, ainda mais sendo animação, que é algo que amo! Eu tenho uma sobrinha pequena que é apaixonada por balé, então, acho que ela também ia gostar muito desse filme. Achei bacana a protagonista ter um amigo verdadeiro.

    ResponderExcluir
  10. Que coincidência, acabou de passar o anúncio do filme no intervalo de The voice Kids!
    Eu não assisto animações, só alguns pedacinhos de uma ou de outra quando meus sobrinhos estão aqui em casa e resolvem ver um filme. Mas a verdade é que eu não tenho mais paciência pra desenho. Rss
    Acho muito legal esses filmes que passam lições valiosas para os pequeninos, o que parece ser o caso de A Bailarina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Eu e minha filhota estamos doidas para assistir, desde quando fomos ao cinema assistir Moana e ele passou nos trailers. Gosto muito de animação, e eu já um bocado quando vi o trailer. Gosto de filmes assim que de certo modo trazem uma lição para os nossos pequeninos, e acima de tudo mostra o valor de uma amizade. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Aaah eu amo animações! Eu não conhecia esse filme. Saber que é encantador, garante boas risadas e ainda uma linda mensagem já entrou para a lista de filmes que eu quero assistir. Adoreis as imagens do filme e o trailer está um amor. Adorei a parte onde o menino diz que a galinha tem que voar porque tem azas. Adoro filmes com mensagens para não desistir dos sonhos. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Olá, que legal a animação partir para o lado mais reflexivo que divertido. Gostei de como a personagem lutará pelo que deseja e quantos obstáculos e dilemas apareceram pelo seu caminho. Anotei a dica, e vou buscar ver o filme.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um filme realmente encantador, acho que vou gostar muito dele. De quebra ainda transmite mensagens muito legais e o visual parece estar lindo. Aliás, sobre o visual, me lembrou bastante o traço da versão nova do Pequeno Príncipe, não sei se é do mesmo estúdio ou algo assim. Não tinha ouvido falar dessa animação ainda mas como acabou de estrear vou dar um jeito de ver logo.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Vi esse trailer qdo fui assistir Sing com meus filhos e minha filhota já ficou doida!!! rsrsrs
    O trailer está realmente incrível e já imagino como o filme deve ser fantástico. Eu levo meus filhos pra ver animação mas eu me divirto tanto qto eles. Adoro!
    Adorei o post
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Oii! Sou apaixonada por animações e to louca pra assistir esse filme *---* Parece ser muito fofo
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu adoro animações, então fiquei até surpresa por não ter ouvido falar dessa antes. Essa ambientação no século XIX me chamou muito a atenção, acho a época maravilhosa e tenho muita curiosidade sobre ela. Adorei essa sua dica de filme, vou procurar nos cinemas da minha região para assistir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu vi o trailer e já me apaixonei desde então, adorei saber mais detalhes sobre a história, principalmente que ela nos leva a refletir mesmo sendo leve e com um pouco de humor, a animação parece estar com um trabalho impecável, com um ótimo contexto. Quero ver o mais breve o possível!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    Não tinha visto sobre esse livro ainda.
    Achei muito interessante, gosto de ver filmes de desenho, sempre nos trazem Boas mensagens, e esse não é diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Brooke, tudo bem?
    Eu já vi um trailer desse filme e achei linda demais a premissa dessa animação! Ainda mais porque o filme se passa em Paris, uma cidade pela qual sou infinitamente apaixonada. Com certeza irei conferir esse filme um dia desses!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Vi algumas coisas sobre essa animação, mas não me atraiu aos cinemas.

    Mas amo animações, então provavelmente o assistirei na primeira oportunidade que tiver. E concordo com você nunca devemos desistir de nós mesmos.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que assisto poucos filmes, menos ainda animações, mas eu vi o banner desse filme e fiquei curiosa, porque parece ser uma gracinha. Adoro animações nesse estilo de desenho e pela sua crítica é uma bem divertida e leve, mas que traz boas mensagens. Enfim,m vou esperar sair em dvd para ver com minha sobrinha kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oieee
    eu sou louca por filmes sobre ballet pois meu sonho secreto e não realizado é ser bailarina, então quando vi o trailer desse, quis ver logo de cara, espero conseguir em breve pois parece ser uma graça. Muito legal sua resenha, ainda não tinah visto nenhuma

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. AAAAAAAAAAA que animação mais fofinha!
    Já fiquei meio emocionado só pela crítica e as imagens do filme, imagine quando for assisti-lo!

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu amo animações como Up, divertidamente, tá chovendo hambúrguer entre outras. Essas animações são leves e tem uma perada de lição de moral no final que me deixa com um sorriso bobo. A bailarine me parece sr bem asism e vou com certeza ao cinema curtir. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Que coisa mais linda *-*

    Ainda não tive oportunidade de conferir "A Bailarina".

    Amo estas animações e creio que sempre levamos uma lição após o término do filme, independente da idade de quem assiste.

    Me emocionarei com toda certeza! Amei conferir suas impressões (:

    ResponderExcluir