Resenha: Caraval - Stephanie Garber

|

               O livro de hoje é o mais novo lançamento de Junho da Editora Novo Conceito que conta com além de uma capa maravilhosa, uma história misteriosa e empolgante repleta de reviravoltas e uma narrativa nada entediante. Lenda é conhecido pela diversão e magia em seu mundo, mas terá Scarlett coragem para deixar tudo que conhece rumo ao desconhecido mesmo que a recompensa seja um desejo? Quando a realidade e o jogo se misturam será possível enxergar a verdade por trás de toda a teia de magia e enganação?


Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.


Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.

O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Avaliação: 6/5 - Favorito
Mas também avisou que todo desejo tem um preço, e, quanto mais ele se apresentasse, mais se transformaria nos papéis que desempenhava. Se fizesse o papel de vilão, Lenda se tornaria um na vida real.

                Scarlett Dragna, filha de um importante governador, sempre ouviu de sua avó histórias sobre o Caraval , sua mágia e sobre seu Mestre cuja reputação o acompanhava de longe. Deixada com sua irmã mais nova, Donatella, pela mãe quando ambas eram ainda muito jovens, ela sonhava com a visita do Mestre Lenda a ilha conquistada de Trisda e poder conhecer a magia de perto.

Mas conforme os anos passavam e suas cartas iam sendo ignoradas, sua esperança foi diminuindo... Agora, com dezesseis anos, e prestes a se casar com alguém que seu pai fazia questão de não revelar, em uma última tentativa ela escreve mais uma carta a ele; mas para sua surpresa, pela primeira vez em anos, ela se vê recebendo a atenção de Lenda, junto a um convite para ir até ele e participar do Caraval. Convite para o qual ela não tem a menor esperança de aceitar, uma vez que sabe muito bem como seu pai reage sempre que uma de suas filhas resolve desobedecê-lo.

Nossa próxima apresentação será somente por convite, mas eu adoraria conhecer você e seu noivo se pudessem encontrar um modo de saírem da ilha e se juntarem a nós.
Por favor, aceite o anexo como um presente.Da Pena do Mestre Lenda do Caraval.”

No entanto, quando as ideias de sua irmã não condizem com as suas, ela se vê em uma situação complicada sabendo os riscos que envolvem essa decisão impulsiva e impensada por parte de Tella de sair de Trisda e ir até o Caraval com a ajuda de um desconhecido (e maravilhoso) marinheiro, Julian.

- Não. Você mente para si mesmo. Você me puxa para si sempre que parece ter medo de me perder, mas, quando eu chego perto demais, você me afugenta.

 Scarlett desde pequena assumiu para si a responsabilidade de cuidar e proteger Donatella, mantendo segredos sobre crueldades capazes de destruir uma pessoa. O governador Dragna, seu pai, era o pior tipo de tirano, capaz de utilizar-se do amor uma pela a outra para impedir que elas saíssem de seu controle e matar aqueles que resolvessem ajuda-las a descumprir suas regras. Apesar de Scarlett saber bem isso, tendo presenciado a morte de seu amigo que havia cometido o erro de tentar ajuda-las a fugir da ilha, Donatella não fazia a menor noção. Sua responsabilidade era protege-la a qualquer custo, mas como fazer quando sua irmã não conhecia os riscos?

Com a proximidade do seu casamento, ela já conseguia enxergar sua liberdade e a de sua irmã das garras de seu pai, mas Donatella não se conforma com a ideia de sua irmã se casar com alguém que nem conhece e está determinada a participar do jogo desse ano. Ao tentar impedi-la, Scar acaba em uma armadilha e prestes a entrar na ilha do Caraval. Apenas uma escolha resta a ela, participar do jogo ou apenas observar, mas depois de tudo pelo que passou e com seu sonho ao seu alcance, será ela capaz de resistir?

- Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem nesse no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás desses portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam.

No meio de tantas reviravoltas e infortúnios pelo caminho, Scarlett se verá sem saída a não ser participar do jogo para salvar sua irmã que se tornou parte do jogo. O grande vencedor do jogo leva a garota e um desejo, em apenas 5 dias – ou seria noites? – ela terá que desvendar as pistas e resgatar sua irmã antes do fim do jogo, mas seria ela capaz de sobreviver ao Caraval lembrando-se que tudo não passa de um jogo ou ela se deixará ir longe de mais por aqueles a sua volta?

Eles dizem que não devemos nos deixar levar longe demais, mas é esse o objetivo do jogo. Lenda gosta de... jogar.

Caraval é uma história eletrizante e emocionante, onde tudo que parece ser não é. Baseado em bem mais do que um simples romance, Scarlett terá que contar com a ajuda de Julian se quiser resgatar sua irmã, mas com o tempo correndo mais rápido na cidade que não para e com seu casamento iminente, as coisas não parecem nada favoráveis para ela. Para se tornar a grande vencedora, ela aprenderá que não deve confiar em ninguém, nem se envolver demais, e principalmente que deve protejer seu coração... Pois Lenda gosta de jogar e o jogo desse ano está prestes a começar!



Essa obra é aquele tipo de livro que você não consegue largar desde o momento em que se inicia a leitura e que ao acabar se ver ansiando por mais ou por alguma forma de esquecer tudo que já leu apenas para ter o prazer de reler e descobrir tudo novamente. Empolgante, cada página é repleto de surpresas e descobertas combinando emoção, alegria, drama e romance na medida certa sem deixar nada exagerado. Uma história completa sem deixar pontas soltas sobre o primeiro, mas com um epílogo de enlouquecer qualquer curioso, Caraval, se infiltrara em seu coração de uma forma que jamais se imaginou. Eletrizante e apaixonante, depois dele nunca nenhum outro jogo será igual! Leiam, se encantem, participem... você é capaz de descobrir os mistérios que o envolvem para se tornar o grande vencedor? ;)

Um beijo





21 comentários:

  1. Oi, Brooke!
    Estou louca para ler esse livro! Estou com ele no celular, uma pena eu não ter tido tempo de cumprir o desafio lançado da NC, mas logo realizo a leitura.
    Louca para saber como é esse jogo e como Scarlett vai salvar sua irmã. Também quero conhecer esse Julian, já ouvi dizer que ele é bem arrogante.
    Muito curiosa!!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, apesar de perceber que a editora está fazendo uma grande divulgação em cima da obra e eu realmente gostaria de ler. Essa capa é mesmo maravilhosa e eu espero poder ler em breve. Curiosa demais sobre a ambientação e personagens, e especialmente do jogo também.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uau! Esse livro promete! Além de se enquadrar em um dos meus gêneros favoritos, Caraval parece ter todas as características instigantes: romance, magia e suspense. Estou bem ansiosa para fazer a leitura. Adorei a resenha!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi. :)
    Sua avaliação foi 6? Já estava ansiosa pra ler esse livro, fiquei pior agora rs.
    Essa capa é linda e bem chamativa, o que a premissa tb não deixa atrás.
    Sua resenha ficou ótima, e só consigo pensar que preciso ler esse livro o quanto antes.
    Blog As Meninas Que Leem Livros
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Embora tenha visto este livro bombar nas redes sociais, confesso que não sabia muita coisa a seu respeito. Achei bem original, um jogo enigmático.
    Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou bem curiosa para ler Caraval , com essa coisa de magia e de ilha envolvidas na história, principalmente após ler sua resenha. Gosto de livros eletrizantes, que prendem o leitor, ainda mais quando trazem irmãos como personagens principais, lerei assim que puder!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu li "Carnaval", só na resenha em si que percebi que viajeeeei legal, rs.
    Adorei a premissa, e AMO pontas bem fechadinhas, sem espaço pra gente ficar pensando "e se?". Amo quando os autores tem esse tipo de preocupação. Amei sua resenha! Mal posso esperar pra conferir a obra!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não vejo a hora de ler esse livro!
    Estou bem curiosa com essa trama, e preciso ler o livro para ontem! Cada resenha que leio fico ainda mais empolgada para saber mais da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oiee!

    Mais uma resenha incrível desse livro que estou louca para ler!! Agora fiquei ainda mais!

    Ele tem tudo que amo, um enredo emocionante, preciso ler logo! urgente!!

    Ótima resenha!!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Interessantíssimo!
    Já vi outras resenhas sobre esse livro, e todas foram positivas.Acho que a Novo Conceito acertou na escolha. Fiquei deveras curiosa, é uma espécie de distopia e fantasia? Me fez lembrar um pouco Jogos vorazes, acho que é pelo fato de tratar de jogos de sobrevivencia, ou salvação. :)
    Adicionei na minha lista de desejados.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! Já estava curioso, agora.. ahah

    Olha, acho ótimo que o livro te tenha marcado assim tanto! :) E que seja tao emocionante assim!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Tenho visto ótimos comentários desse livro. A divulgação está excelente!
    Como gosto bastante de mistérios e reviravoltas com certeza iria gostar da leitura.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Tenho visto várias resenhas sobre esse livro nos últimos dias e não me canso de admirar essa capa, coisa linda!! A história é que não me enche muito os olhos, mas consigo enxergar nela motivos para se tornar um grande sucesso, romance, mistério, reviravoltas...
    No momento não pretendo ler, mas são tantos os elogios que é capaz de vocês me convencerem daqui a pouco hahaha. Fico feliz que tenha gostado!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas gostei bastante. A premissa é muito boa e me deixou bem curiosa, gostei de saber que tem magia, gosto de livros assim. Espero ler em breve.
    Obrigada pela dica.
    bjos.

    ResponderExcluir
  15. Parece que só tenho lido resenhas desse livro ultimamente. Palmas para a NC, que fez o dever de casa certinho e finalmente está sabendo trabalhar um livro!
    Acho a proposta de Caraval muito interessante e original. Com certeza vou querer ler, pois o enredo conseguiu me deixar curiosa, e olha que o gênero não é dos meus favoritos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. gente, só tô vendo ellogios a obra. **-*
    deve ser uma história incrivel mesmo, e é uma duologia, não é? Espero que a continuação tenha essa mesma escrita que não faz o leitor desgrudar até chegar ao final... não sou muito chegada em romances, mas o enredo me pareceu realmente promissor... espero ter chance de ler algum dia...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  17. Nossa, o pessoal tá falando super bem mesmo desse livo. mas por algum motivo eu bato o olho e leio carnaval (rs). Mistério e fantasia são o gênero literário que mais gosto, e quando estão juntos aí eu amo. Só não curto ser uma série. Tenho evitado ao máximo ler séries. Primeiro porque não tenho mais espaço em casa pra nada, segundo porque tenho uma pilha enorme de leituras atrasadas, se acrescentar uma série nunca termino nada. Mas gostei bastante do plot e de suas impressões.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas, mas infelizmente a proposta dele não me chamou a atenção, faltou alguma coisa para despertar meu interesse, mas fico feliz que tenha gostado da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, como está?
    Já li uma resenha sobre esse livro e fiquei bem espantada com a proposta dele, pois nunca tinha visto algo assim até esse momento. (Se alguém já viu, me avise. Sou lerda nesse ponto, --'.)
    A tua resenha deixou ainda mais claro que esse livro está parecendo um daqueles que você não vê por aí em qualquer canto. Ainda mais para mim, que amo fantasia e ser surpreendida pelo que leio.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oiee, tudo bom? Ameei sua resenha e saber que amou o livro. Eu li e também adorei, achei mega envolvente e diferente, além de possuir bastante mistério, coisa eu amo. Já quero reler também, e ler o segundo livro, que promete! Espero que seja lançado logo e a NC não demore a traduzir <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa história, mas fiquei bem curiosa, porque a apesar dela me lembrar um pouco Jogos Vorazes, eu acredito que não tenha nada a ver. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre esse jogo, como ele funciona e como os personagens vão se envolver com ele. Acredito que eu iria amar esse livro e ficar presa na leitura como você. Dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir